Autor Tópico: Formatação inicial - Preciso de dicas para o particionamento  (Lida 2342 vezes)

Offline danielrsj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Formatação inicial - Preciso de dicas para o particionamento
« Online: 13 de Abril de 2010, 19:21 »
Oi pessoal,
Sou um usuário Windows há anos.
Me considero um usuário "avançado", até pelo fato de trabalhar com suporte técnico em ambientes windows(e recentemente linux também)

Aprendi com o linux que devo usar o windows com um usuário que não tenha privilégio de admim na máquina. Dessa forma meu windows fica mais protegido e até mesmo demora a dar pau.

Bom, como prática de formatação em ambientes windows, costumo sempre deixar 2 partições, a C:\ e a D:\, nesta última costumo deixar a pasta "meus documentos" e todos os downloads, fotos, etc...

Assim quando necessito formatar o windows por qq motivo eu formato apenas o c:\ deixando a salvo todos os meus arquivos no d:\

Estou comprando um notebook e quero instalar como sistema principal o ubuntu, e pretento ter algumas máquinas virtuais, algumas para estudo, mas outras com windows mesmo.

Enfim gostaria de uma sugestão da galera do fórum:

Qual a melhor opção para formatar meu HD, de forma que eu possa colocar meus arquivos pessoais em uma partição separada, de preferência que eu consiga acessá-la tanto na máquina linux quanto das máquinas virtuais (se possível) lembrando que terei algumas máquinas virtuais rodando windows?

O que eu quero é que havendo necessidade de formatação, eu não apague os dados dessa partição separada. (como faço hoje no windows).

Eu já fiz algumas instalações aqui na empresa onde eu separei a partição da pasta /home, porém como a partição é ext4 imagino que a máquina virtual rodando windows não conseguiria acessar a partição.

Abraços!

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Formatação inicial - Preciso de dicas para o particionamento
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2010, 19:41 »
Qual o tamanho do seu HD? Vamos supor que seja um de 500 GB. Não creio que seja o melhor particionamento, mas eu faria assim, no caso:

1 GB para Swap
~199 GB para o Ubuntu (formatado em ext4, o padrão)
300 GB para backup e dados pessoais (formatado em NTFS, ou seja, tanto o Windows como o Linux conseguirão ler)

Resumindo:

Sda1: swap - 1 GB (Eu deixo sempre o Swap como uma partição extendida, então essa vai ser a Sda5)
Sda2: Ubuntu - 199 GB (era pra ser 200, mas tem o swap né...)
Sda3: Backup e dados - 300 GB (lembre-se: em NTFS)

Recomendo entrar num live CD do Ubuntu e fazer todas essas partições primeiro, no Gparted, deixa tudo prontinho pra na hora de instalar não dá m****.  ;)
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline danielrsj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Formatação inicial - Preciso de dicas para o particionamento
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2010, 10:47 »
vc recomenda que a parcição /home seja já essa partição de dados ntfs, ou que eu faça a instalação do ubuntu toda numa partição ext4, inclusive a pasta /home , e além disso crie uma partição ntfs para meus dados.
Lembrando que na segunda opção caso eu precisasse instalar novamente o ubuntu do zero formatando a partição dele eu teria que antes backupear tudo que estaria na minha pasta home, como o desktop, e-mails do evolution, Documentos etc para a partição ntfs primeiro..

att,

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Formatação inicial - Preciso de dicas para o particionamento
« Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2010, 11:28 »
vc recomenda que a parcição /home seja já essa partição de dados ntfs, ou que eu faça a instalação do ubuntu toda numa partição ext4, inclusive a pasta /home , e além disso crie uma partição ntfs para meus dados.
Lembrando que na segunda opção caso eu precisasse instalar novamente o ubuntu do zero formatando a partição dele eu teria que antes backupear tudo que estaria na minha pasta home, como o desktop, e-mails do evolution, Documentos etc para a partição ntfs primeiro..

att,

Muitos, a maioria devo dizer, dos usuários Linux recomenda colocar uma partição Home separada. Eu (repito: eu) não compartilho dessa opinião. Prefiro ter uma partição NTFS toda para dados e backup, ou seja, essa partição NTFS seria como um HD só para backup, entende? Mas como não sou a maioria, é recomendado você criar uma partição Home, se, é claro, você tiver muito espaço sobrando. De todo jeito se por um acaso você tiver que formatar o Ubuntu, irá ter que backupear tudo mesmo. Tipo, eu evito entupir meu HD de partições (o HD todo fatiado, como costumo dizer, eheheh...), quanto menos tiver melhor, para mim é mais eficiente ter apenas uma partição de backup, no caso a partição NTFS. Mas se você quiser ter duas (a Home e a partição NTFS) para backup e para ficar mais "seguro", ai já é decisão pessoal.  ;)

Resumindo: Segunda opção, na minha opinião.  :)
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

clodoaldops

  • Visitante
Re: Formatação inicial - Preciso de dicas para o particionamento
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2010, 16:43 »
meu pc de 80gb tá assim

hda1...ntfs...20gb...windows
hda2...swap...2gb
hda3...ext4...18gb.../...ubuntu 9.10
hda4...ntfs...40gb...backup ( fotos/videos/musicas/documentos)

deixei 2gb de swap e minimo de 10 a 15gb p/ partição raiz/sistema ( / ) conforme o tutorial do ubuntu do GDH
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/

tá funcionado muito bem desde o ubuntu 8.04

sempre faço uma instalação limpa do SO...nunca atualizo a versão

se fosse usar apenas ubuntu eu faria assim
hda1...ext4...15gb... / (raiz)
hda2...swap...2gb
hda3...ext4...23gb... /home
hda4...ntfs...40gb... backup

acho mais seguro deixar os arquivos numa partição separada!

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Formatação inicial - Preciso de dicas para o particionamento
« Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2010, 17:18 »
meu pc de 80gb tá assim

hda1...ntfs...20gb...windows
hda2...swap...2gb
hda3...ext4...18gb.../...ubuntu 9.10
hda4...ntfs...40gb...backup ( fotos/videos/musicas/documentos)

sempre faço uma instalação limpa do SO...nunca atualizo a versão [...]

O mesmo aqui, sempre formato de 6 em 6 meses para instalar do zero.

Quanto as partições, passou de três já é muito pra mim. Aqui é só o Swap, partição do Linux Mint/Ubuntu e os dados/backup, já é o bastante.
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains