Autor Tópico: O Ubuntu 9.10 não reconhece meu HD IDE  (Lida 2738 vezes)

Offline jssa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
  • "Seja a mudança que vc quer ver no mundo"Dalailama
    • Ver perfil
O Ubuntu 9.10 não reconhece meu HD IDE
« Online: 18 de Abril de 2010, 00:57 »
Bom galera procurei aqui e não encontrei nda com referencia ao assunto que irei abordar.

Seguinte. Possuo 2 HD's um IDE de 80 GB  com Rwindows instalado e  outro de 120 vazio onde pretendo instalar o Ubuntu, com isso tenho um AMD athlon XP com uma placa mae Asus ATV8x.
Pois bem, tentei de varias formas instalar o ubuntu no SATA de 120, onde efetuei o particionamento ( vale lembrar que não visualizei a partição do HD IDE neste momento). A instalação ocorre normalmente com a Distro me questionando locais onde gostaria de instalar o sistema de inicialização, o qual  deixo como esta,  no hd0 que seria a MBR. AO termino da instalação reinicio a maquina e pasmem nada acontece o boot inicia direto pelo Rwindows. Aperto f8 para confirmar se o ubuntu existe e não existe a opção de Dual boot.
Então com a pulga atras da orelha tente um teste. desconecto fisicamente o hd de 120 SATA, após inicio a instalação via CD do ubuntu,  aomas antes testo o fdisk -l nao obtendor esposta, como sou curioso e teimoso tento o GPARTE para enxergar minhas patições e novamente nada apenas uma Mensagem dizento " Nenhum dispositivo encontrado"... Galera ja não sei mais o que faço agraeço a atenção abraços

syncler... 

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.10 não reconhece meu HD IDE
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2010, 01:34 »
Não entendi você tem 2 HDs IDE  ou 1 IDE e 1 SATA ??....já tendo ajustar a ordem de boot no CMOS (BIOS) ??

Offline jssa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
  • "Seja a mudança que vc quer ver no mundo"Dalailama
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.10 não reconhece meu HD IDE
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2010, 14:26 »
Ow desculpa esquecei de citar que o de 120GB é sata. JA alterei a orgem do boot no menu.lst, ja olhei arquivos de log de instalação enfim tudo. Ai pensei, vou instalar o ubuntu primeiro no IDE para que a MBR fique registrado com a o ubuntu e depois instalaria no de 120 GB e então reisntalaria o Rwindows no IdE. So que quando fui instalar o ubuntu no ide constatei que ele não reconhece meu ha ID de 80 GB e que é o mesmo que o RWindows esta instalado. Se tiveres alguma solução agradeceria hehe.. Abração

desde ja agrdeço a sua atenção

Att jacson Syncler


Desculpa a demora ao responder
 

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: O Ubuntu 9.10 não reconhece meu HD IDE
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2010, 17:09 »
Hmm... muito interessante seu problema...

Não sei qual seria a causa... Mas, bem, vamos ver né...
Você já instalou algum outro Ubuntu nesse HD de 120? Se sim, ele funcionou?

Esse HD de 120 GB é velho? Já foi usado para muitas coisas? Ou é novinho em folha?

Mas acho estranho... Não sei se você escreveu errado, mas se você desconectou fisicamente o HD de 120 GB e não reconectou, então obviamente ele não ia reconhecer nenhum HD de 120 GB... Você reconectou-o?

Muito intrigante mesmo...

Offline jssa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
  • "Seja a mudança que vc quer ver no mundo"Dalailama
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.10 não reconhece meu HD IDE
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2010, 12:04 »
Hmm... muito interessante seu problema...

Não sei qual seria a causa... Mas, bem, vamos ver né...
Você já instalou algum outro Ubuntu nesse HD de 120? Se sim, ele funcionou?

Esse HD de 120 GB é velho? Já foi usado para muitas coisas? Ou é novinho em folha?

Mas acho estranho... Não sei se você escreveu errado, mas se você desconectou fisicamente o HD de 120 GB e não reconectou, então obviamente ele não ia reconhecer nenhum HD de 120 GB... Você reconectou-o?

Muito intrigante mesmo...
Entao esse hd de 120 SATA era usado em RAID para o Rwindows e funcionava com o suse qdo meu primo utilizava. Mas não sei o q esta acontecendo, pois o UBUNTU reconhece, eu crio as partições necessárias para o ubuntu, inicio o processo de instalação ocorre tudo bem após inicar não da duall boot ja fiz todos os procedimentos necessarios e nada.
PS O ubuntu qdo reconhece o hd de 120 SATA, mas não me mostra o IDE de 80 e suas partições que tenho somente instalado o RWindows. 

Offline zardblend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.10 não reconhece meu HD IDE
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2010, 19:04 »
Cara... por acaso eu achei teu tópico... e tive o mesmo problema que vc.

Eu tenho um HD 500GB SATA e um HD IDE 40GB.
No HD SATA tenho os sistemas operacionais e no IDE normalmente faço alguns backups.

Eu estou começando no UBUNTU há pouco tempo e fiz umas 20 instalações sem sucesso em dual boot.
Hoje, que estava com mais paciência (pq até então tava desencantando do UBUNTU), resolvi fazer diferente.
Repassei todos os arquivos do HD IDE para uma partição NTFS e desconectei ele do pc.

Fiz a instalação do UBUNTU novamente, e deu certo!

Qual é a grande sacada?
A mobo, quando vc conecta um HD SATA e outro IDE, ele considera o IDE como IDE PRIMARY no setup.
o SATA geralmente é IDE THIRD e FOURTH.

Então quando é feita a instalação, normalmente o usuário que só tem HD SATA ou que só tem HD IDE, as partições são HDA (para IDE) ou SDA (para SATA).

Mas quando vc tem um HD IDE e SATA no mesmo computador eles se tornam automaticamente SDA e SDB... e o grub é instalado no SDA ao invés do SDB... e aí começa toda a confusão... o PC simplesmente não enxerga o boot do HD IDE (até pq não tem SO nele), o grub não inicia pq está instalado na IDE, e o Windows inicia normalmente...
sem dual boot.

Eu ainda estou procurando alguma correção para isso. Talvez esse caso dificilmente ocorra para que tivessem programado o UBUNTU a sanar esse problema.