Mas isso vai ser recurso do Ubuntu ou do Gnome?
acredito que recurso do ubuntu, a equipe de designer è do ubuntu, se o gnome vai adotar no seu main-stream è problema deles.
E quanto aos aplicativos que realmente precisam disso?? Pior, e os aplicativos executados através do wine que utilizam essa área??
Sei não, mas acho que isso não vai dar certo e será uma tremenda k-gada!!
Porque eles apenas não implantam um botão para ocultar essa parte?? Gosto muito do jeito que o windows e o KDE tratam isso!!
o post original explica bem o porque. Eles querem eliminar o abuso do uso do systray e dar mais coerencia a sua tarefa original, agregar notificacoes dos aplicativos. como vc mesmo disse, alguns programas nao precisam estar la' no systray o fazem porque podem.
Na verdade o systray virou uma segunda barra de tarefas q ocupa menos espaco, os programas nao vao pra la' pra te dar informacoes uteis. eles vao pra lar pra ficar minimizados sem entulhar seu task-bar. isso e' um workaround ou como se diz no meu interior, uma gambiarra. O window e KDE so escondem o problema, jogam pra de baixo do tapete. bem ou mal, o ubuntu quer fazer uma faxina decente e disciplinar os app antes q a coisa fuja do controle como no windows onde o systray e' usado como area de publicidade.
Não to nem ai pra isso, se modificarem o GNOME do Ubuntu para fazer isso eu desinstalo ele e instalo o padrão, e se não der certo eu instalo KDE.
e' isso ai! vc pode mudar tudo, pode ate' mudar de distro. q bom ser livre