Autor Tópico: Alguém usa/usou o Edubuntu?  (Lida 16124 vezes)

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Online: 25 de Maio de 2006, 21:19 »
Como sou ligado à Educação, estou pensando em instalar o Edubuntu Dapper no lugar do Ubuntu 5.10 que tenho aqui, só prá variar. Queria saber se alguém no fórum usa-o ou já o usou. Se sim, há diferenças entre os dois? Quais? Os repositórios são os mesmos do Ubuntu?
Impressões gerais, para além das questões acima, seriam bem-vindas.

Falou, moçada!
You can't always get what you want

Offline niitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2006, 22:48 »
Olha amigo, eu não sei falar com certeza porque não usei. Mas já li os documentos relacionados a ele no site oficial do Ubuntu, e pelo que eu entendi, ele vai ser nada mais do que um Ubuntu que ao invés de vir com programas para uso pessoal, vai vir com programas educativos, além do Openoffice e tudo que se pode usar em uma escola.
Os repositórios também acho que são os mesmos, pois ao entrar no Synaptic do Ubuntu 5.10 você consegue ver os programas relacionados ao Edubuntu, inclusive dá pra você instalar na sua instalação atual (procure por Edubuntu no Synaptic que você vai ver).

[]s

Offline PauloHNT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • http://paulohnt.orgfree.com/
Re: Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2006, 12:28 »
Citação de: "ceti"
Como sou ligado à Educação, estou pensando em instalar o Edubuntu Dapper no lugar do Ubuntu 5.10 que tenho aqui, só prá variar. Queria saber se alguém no fórum usa-o ou já o usou. Se sim, há diferenças entre os dois? Quais? Os repositórios são os mesmos do Ubuntu?
Impressões gerais, para além das questões acima, seriam bem-vindas.

Falou, moçada!


Quando o pessoal responsável pelo Núcleo de Tecnologia de Teresina estava prestes a instalar o Edubuntu nas maquinas, eu tive que sair do mes estágio por problemas de horario :( Cheguei a ver o Edubuntu rodando... Mas nao fui muito a fundo. Creio que agora seria a melhor hora do testar o Edubuntu. Edubuntu 6.06 vo instalar na minha maquina apenas qndo chegar a versao final do mesmo... Beta 2 por enquanto, somente o Ubuntu. 8)

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2006, 14:06 »
Eu estou testando pois minha mãe o usará na escola que possui. Sempre baixei o ubuntu e daí instalava os pacotes edubuntu-desktop e edubuntu-server. O edubuntu é o mesmo ubuntu mas com programas educativos e uma interface infantil (ícones e papel de parede). Tenho gostado bastante dele. Dessa vez baixei logo o edubuntu já que agora existe a versão livecd (antes não tinha). Como notei que faltava pouquinha coisa em relação ao ubuntu, instalei os pacote ubuntu-desktop e habilitei no menu o openoffice math e draw que vêm desabilitado (não sei porquê). Vou instalar também o edubuntu-server já que usaremos terminais leves.

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2006, 07:07 »
Obrigado pelas respostas.
Fiquei feliz & surpreso ao saber que ele está sendo usado no Brasil.
Já estou baixando a versão LIVE e devo instalar em seguida.
Valeu.
You can't always get what you want

Offline Daniel Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
  • hardy :)
    • Ver perfil
    • last.fm
Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2006, 10:36 »
legal ;)

n sabia desse edubuntu.

Se fosse um pouco mais divulgado acho q faria sucesso.

Se tem inferface simpes,podiam fazer para uso "doméstico",doméstico m refiro tipo a versão home do ubuntu,enquanto essa mais usada,seria a profisional :P

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2006, 23:18 »
Baixei tanto o Edubuntu como o Ubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake) final e notei o seguinte:
Para instalar o pacote ubuntu-desktop no Edubuntu precisaria baixar 71,7 Mb (134 Mb instalados) mas,
para instalar o pacote edubuntu-desktop no Ubuntu precisaria baixar 144 Mb (333 Mb instalados)

O que o Edubuntu tem e o Ubuntu não vem por padrão:
um monte de programinhas para Educação (é claro)
no menu escritório: Scribus (Desktop Publisher, tipo pagemaker)
no menu gráficos: Blender 3D, Dia, GNU paint, Tux paint e xaos (???? não sei pra q serve esse xaos????)
alguns jogos que não vieram no Ubuntu (21 contra 16)
Som e Vídeo: kino (editor de vídeo)

Para instalar o edubuntu-server em ambos, Ubuntu e Edubuntu, precisa-se baixar 13,7 Mb (70,1 instalados)

Só lembrando que o Edubuntu é o mesmo Ubuntu só que com alguns aplicativos principalmente educacionais à mais.

Offline link

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • caminhos
Re: Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2006, 12:39 »
legal ;)

n sabia desse edubuntu.

Se fosse um pouco mais divulgado acho q faria sucesso.

Se tem inferface simpes,podiam fazer para uso "doméstico",doméstico m refiro tipo a versão home do ubuntu,enquanto essa mais usada,seria a profisional :P

Bem... o Edubuntu é mais ou menos recente, mas é muito usado. Veja este post http://omeublog.net/caminhos.php?title=edubuntu_iv_software_didatico&more=1&c=1&também=1&pb=1.

As minhas filhas (10 e 12 anos) usam-no e já não querem outra coisa  :D
Andei vários meses a tentar descobrir a distribuição indicada para elas (Kurumim, Fedora, Suse, tentei tudo!) e elas voltavam sempre ao Windows. Até aparecer o Edubuntu  ;D
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2006, 15:01 »
Eu instalei o Edubuntu na máquina de uma prima minha (6 anos) e ela está adorando, tanto pelo visual atraente para as crianças como pelos programas que são instalados por padrão. Janelas XP nunca mais!  ;D
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline SergioCava

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #9 Online: 10 de Agosto de 2006, 12:18 »
Olá, eu instalei o edubuntu-desktop no ubuntu, e o sistema ficou com todas as configurações do edubuntu, inclusive a tela de inicialização. Como que eu faço para restaurar as configurações do ubuntu?

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2006, 13:17 »
sudo apt-get remove edubuntu-desktop
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2006, 14:56 »
Olá, eu instalei o edubuntu-desktop no ubuntu, e o sistema ficou com todas as configurações do edubuntu, inclusive a tela de inicialização. Como que eu faço para restaurar as configurações do ubuntu?

Depende. Se você usou o aptitude pra instalar, é só dar um

$ sudo aptitude remove edubuntu-desktop

Caso contrário, é na unha mesmo.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Wania

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2006, 21:08 »
Instalei o Edubuntu 6.06LTS. Quem usava o Ubuntu não estranha. A instalação é fácil, tem tudo o que tem na versão Ubuntu 6.06 + aplicativos dirigidos à Educação. Jogos, programas educacionais e o repósitório é o mesmo. Instalei o KDE através dele pelo gerenciador de pacotes synaptc sem problema algum. Conexão Adsl turbo telecom :  Na terminal sudo pppoeconf e pronto é só colocar o login e senha e conectar. Tudo tranquilo!
Wania

Offline sidnei.weber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • Dicas de nerd
Re: Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2006, 01:03 »
estou usando ele em um micro aqui do serviço, trabalho na secretaria de educação aqui da minha cidade, estou testando pra ver como é, se vale a pena instalar nos laboratórios de informática das escolas, que hoje em dia usam debian sarge, tbm tenho q tentar convencer o chefe hehe
#Linux user: 419183#

Offline JotaCapa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Alguém usa/usou o Edubuntu?
« Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2006, 09:09 »
 ;) Eu uso o Edubuntu, aliás, comecei por usar o Ubuntu e fiz o upgrade para o Edubuntu, tanto em casa, como na escola onde trabalho como SPO.
No campo da psicologia foi porque o Cal.org é melhor que o Excell, mas também há uma folha de cálculo do Gnome.

José Azevedo