"Sinceramente, acho uma coisa muito complicada explicar o que é SL...no sentido de que se possa entender de maneira simples e relativamente rápida suas vantagens."
Sim, é complicado explicar, agora imagine toda hora que um usuário quiser explicar pra seus amigos, as vantagems, ele ter essa complicação toda pra explicar? e seus amigos quando quiserem passar adiante terem essa mesma dificuldade de novo e de novo...
Por isso que eu queria fazer uma explicação definitiva, assim, quando quiser apresentar SL a seus amigos, você poderia simplesmente dar um Control+C, Control+V num link, ou falar um discurso pronto.
mas como isso é muito dificil, acho que vou ter que fazer versões diferentes baseadas em público alvo.
"Até dá pra ter mais ou menos uma noção mesmo sendo um leigo, mas entender de verdade, acho que só na prática.Ou seja, utilizando SL, se informando sobre assuntos do gênero etc. Isso leva tempo..."
Quando eu ouvi falar de SL me interessei, mas achei que ainda estivesse no nivel de hobbyware, mas só quando eu vi o quanto já estava desenvolvido, vi que esse modelo realmente funciona e me apeguei a 'ideologia'.
uma boa idéia seria mostrar que a pessoa já usa Softwares livres (como Firefox) ai não vai aparentar uma ideologia barata.
"O que move a humanidade não são as respostas, mas as perguntas."
Bom, despertar a curiosidade é uma boa, mas procurar no google uma resposta e ficar mais confuso do que começou, porque ninguem conseguiu explicar direito...
--
Se você não está desenvolvendo para um público específico, mas apenas para divulgação, o material pode ter módulos e linguagem simples:
Iniciante (A história do GNU/Linux, os ambientes gráficos, as distros, os aplicativos)
Intermediário (instalação do sistema, o terminal e comandos básicos)
Avançado (!!!!!!??)
Bom, uma pessoa comun dificilmente iria por conta própria procurar saber o que é Linux, muitas vezes só de ouvir esse nome (já que tem fama de ser dificil, ruim, etc) iria pular fora do texto, talvez seja melhor dizer o que é Software Livre, e só depois, dar exemplos como Firefox, e Linux.
Além do mais, se for um texto muito extenso a pessoa não vai querer ler,ter paciência/motivação, mas uma boa idéia talvez seja dizer algo que desperte atenção, e depois explicar melhor através de links, ou um manual mais completo mesmo...
Acho que a melhor idéia é fazer um filme/documentário mesmo, dá pra passar mais informação de uma vez, visto que a pessoa não tem que ler um texto imenso que desiste só de ver o tamanho, as informações são passadas aos poucos em linguagem mais natural...
uhm, legal, agora preciso de um roteiro
e ajuda
, fazer um documentário parece mais complicado ainda, pois eu já precisaria de um texto explicativo pra isso...