Autor Tópico: [Resolvido] Configurando um tablet Wacom Bamboo Pen para canhotos  (Lida 6085 vezes)

Offline leandrobp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Olá, eu sou usuário do ubuntu a tempos, e aderi a este sistema operacional por resolver meus problemas de forma simples e fácil. Estou atualmente utilizando o RC do Lucid Lynx, que está demais!
Mas sou um típico usuário de interface gráfica, não sei nada sobre linha de comando e arquivos de configuração, e o único diretório do linux que eu entendo mais ou menos o que tem nele é /home e os das partições de pen-drive.

Recentemente comprei um tablet da Wacon Bamboo Pen CTL-460. Não funcionou de imediato. Pesquisei no google e encontrei um tutorial para instalar os drivers do linuxwacom por linha de comando. http://frankgroeneveld.nl/2010/04/11/get-wacom-bamboo-fun-pen-working-in-ubuntu-lucid/ . Copiei os passos que ele passa no terminal, sem fazer a menor idéia do que está acontecendo, mas funcionou! Fiquei até orgulhoso de mim mesmo por descobrir como colocar o módulo (que não sei o que é) para iniciar automaticamente com o ubuntu. (se me pedirem para repetir o feito, no entanto, gasto no mínimo mais uma tarde...)

O problema é que sou canhoto, e não encontrei nenhum tutorial explicando como girar a tablet sem configurar um monte de coisas no xorg, que não faço idéia do que é nem onde fica. Uma pesquisa no nautilus abriu um monte de arquivos, nenhum com as tais configurações. Alguém sabe um passo a passo bem simples pra fazer isso? algo como "copie essa linha no terminal".

No outro computador com windows vista, só para efeito de comparação, foi só plugar a tablet no usb e a primeira coisa que apareceu foi a pergunta "você prefere usar com a mão esquerda ou direita?" Lindo! Tudo configurado! Graficamente! Se alguém conhecer algum projeto linux para fazer isso estou disposto a investir! ;)
« Última modificação: 03 de Maio de 2010, 14:15 por leandrobp »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Configurando um tablet Wacom Bamboo Pen para canhotos
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2010, 00:23 »
Oi!!! Boa Noite!!!

Não sei se isso ajuda...

http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=8165182&postcount=384

Aqui tem um trecho que fala sobre a config para canhotos
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline leandrobp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Configurando um tablet Wacom Bamboo Pen para canhotos
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2010, 02:03 »
Valeu!

O problema é que no Ubuntu 10.4 não existem mais /usr/share/hal/fdi/policy/20thirdparty/10-wacom.fdi (neste diretório só existe um arquivo chamado 25-ntfs-3g-policy.fdi) e nem o xorg.config mora mais no /etc/X11/ .... e mesmo pesquisando com o nautilus no sistema de arquivos com privilégios de gksu não acho nada.

Alguém sabe onde foram parar essas configurações?

Abração

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline leandrobp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Configurando um tablet Wacom Bamboo Pen para canhotos
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2010, 02:02 »
Consegui!!!
Finalmente após noites de sono perdido! hahaha
Exagero, mas isso me quebrou a cabeça por um tempão.

1- terminal, digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit  /usr/lib/X11/xorg.conf.d/10-wacom.conf
2- Coloque essa linha antes do primeiro "EndSection"
Código: [Selecionar]
Option "Rotate" "HALF"
3- se a proporção de seu monitor não bate com a do tablet, vc será muito mais feliz adicionando também a seguinte linha:
Código: [Selecionar]
Option "KeepShape" "on"
É isso ai! Após quase duas semanas de busca consegui fazer essa porcaria funcionar decentemente! Agora meu trabalho final vai!
Obrigado ao Hqxriven por tentar ajudar! E a todos que acompanharam meu grande drama!
Usuário linux, canhoto, corinthiano,e com pretenções de virar argentino... (depois conto meu drama de como consegui fazer funcionar minha câmera no skype)... tem gente que pede pra sofrer!
Abração!