Autor Tópico: Como criar um usuário que apenas possa abrir um navegador de inter?  (Lida 2522 vezes)

Offline xiloba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Oi, Gostaria de sabe se alguém sabe como criar um usuário que, ao se logar, apenas tenha na sua tela um browser da internet.
Eu tinha um script que funcionava no Slackware:
Crie um arquivo xinitrc.browser em /etc/X11/xinit com o seguinte conteúdo:

    #!/bin/sh
    # $XConsortium: xinitrc.cpp,v 1.4 91/08/22 11:41:34 rws Exp $

    userresources=$HOME/.Xresources
    usermodmap=$HOME/.Xmodmap
    sysresources=/usr/X11R6/lib/X11/xinit/.Xresources
    sysmodmap=/usr/X11R6/lib/X11/xinit/.Xmodmap

    # merge in defaults and keymaps

    if [ -f $sysresources ]; then
    xrdb -merge $sysresources
    fi

    if [ -f $sysmodmap ]; then
    xmodmap $sysmodmap
    fi

    if [ -f $userresources ]; then
    xrdb -merge $userresources
    fi

    if [ -f $usermodmap ]; then
    xmodmap $usermodmap
    fi

    # Start the browser
    /usr/bin/firefox

Não esqueça de dar permissão de execução para esse arquivo com
chmod +x /etc/X11/xinit/xinitrc.browser
(em: http://slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=117&t=14675)
----------------------------------------------

Mas ele não funciona no Ubuntu! O ubuntu não tem como rodar o comando xwmconfig.
E outros mais que eu não conheço.
Acho que há outra maneira, até mais simples, de fazer isto.

”sudo useradd -s /bin/sh fulano” para criar o usuário “fulano” definindo seu shell como sendo o sh. O shell padrão do Ubuntu, assim como a maioria das outras distribuições é o bash. Com esta opção “-s” é possível criar um usuário sem que o mesmo possa ter acesso a nenhum shell do sistema, bastando executar o seguinte comando ”useradd -s /bin/false fulano”
(em : http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos )

Só não sei como.
Alguém pode me ajudar?
Seria muito interessante que eu conseguisse fazer isto. Pois, às vezes, é necessário criar um usuário que só vai navegar e mais nada.
« Última modificação: 27 de Abril de 2010, 19:21 por xiloba »

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
xiloba
não sei como fazer o que voce pede mas tem uma opção que voce pode tentar
coloque uma senha no seu sistema operacional e, depois, instale em dualboot com ele o linux webconverger
é leve e na pratica é o que voce quer
ou seja uma distro que só tem o firefox, ideal para quem apenas vai navegar na net
veja o link da home page da distro:     http://webconverger.com/
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline xiloba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Obrigado, Abdo.
É uma alternativa. Estou baixando a iso para testar. Mas o bom seria conseguir fazer isto, seja por script(como foi o caso do Slackware), ou por interface gráfica.
O Linux é um universo. Nós nunca devemos pensar assim: será que é possível fazer ...? Sempre é possível. Basta aprender como.
Eu já estou atrás desta resposta há dois anos.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
concordo, por isso eu disse que não sabia como fazer o que voce quer e dei uma alternativa
voce verá que o webconverger vai ser uma boa resposta ao que voce procura pois seu desktop é o proprio firefox
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline xiloba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Eu consegui fazer funcionar o script acima alterando o xinitrc que já vem por default, no Ubuntu. O problema é que para alterá-lo( o xinitrc), tinha que ter privilégios de root, então deletei o que havia no xinitrc e  colei o script acima no arquivo xinitrc, já que este é um arrquivo nativo do Ubuntu. Salvei e saí. Ao me logar como usuário comum e, depois, ao digitar ctrl+alt+f2 e tentar me logar como root, o root só entrava naquele modo: só abria o navegador firefox.
Penso que para tentar adaptar o script no Ubuntu, tenho que criar um usuário com poderes de root( sudo gedit /etc/passwd enter, usuário x:0:0, salvar, sair) depois, com os privilégios de super-usuário, habilito a transformação do xinitrc, e , somente depois disso, retiro os privilégios do usuário que criei. Então quando este se logar, apenas terá acesso ao firefox, não é?

Acho que consegui, mas depois posto o resultado.
De qualquer forma, ainda permanece a pergunta de como fazer isto, pois sempre que temos um problema no Linux, existem pelo menos duas soluções: a braçal(aquela que eu dei) e a elegante(aquela que depois de conhecida, nos deixa pensando: isto é genial. Rápida, direta e funcional)

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Como criar um usuário que apenas possa abrir um navegador de inter?
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2010, 21:05 »
boa noite xiloba
mesmo que voce tenha conseguido não creio que seja legal voce ter um usuario com privilegio de root, pois mesmo este usuario tendo acesso apenas ao navegador o teu pc ficará aberto a qq ataque externo
pense nisso
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline xiloba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como criar um usuário que apenas possa abrir um navegador de inter?
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2010, 07:05 »
Não, não é isso. Eu dei os privilégios de root só para ele poder salvar em seu home um xinitrc alterado, caso contrário, não poderia alterar o xinit. Depois eu fui e digitei: sudo gedit /etc/passwd enter e troquei o x:0:0 por x:1001:1001, entendeu? Ele agora é um usuário comum, já com o xinitrc alterado.
Mas valeu pela dica, obrigado.