Autor Tópico: Wireless no Ubuntu 10.04  (Lida 29498 vezes)

Offline Narcisocs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Wireless no Ubuntu 10.04
« Online: 29 de Abril de 2010, 15:43 »
Bom pessoal, acabei de atualizar o linux de 9.1 para 10.04 através do gerenciador de atualizações e estou tendo o problema: A placa de rede sem fio não se conecta mais a nenhuma rede wifi. Alguém sabe como resolver isso ? Agradeço desde já.

Meu PC: Acer aspire 5050, placa de rede wifi atheros ( não sei nenhuma numeração relativa a placa)

Nota: Só para constar estava usando a rede sem fio da faculdade sem problemas com Ubuntu 9.1 então fui atualizar para 10.04 e esse problema começou. De resto o sistema ficou bem legal.
Alguém sabe mudar o icones de fechar, maximizar e minimizar da esquerda para a direita ?

Offline edcarlosm

  • DavidCrifeAJ
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2010, 19:27 »
sobre ta rede não sei mas sobre os botoes e so vc mudar o tema ok?

Offline Dyego Sousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2010, 12:47 »
Sobre os botões: http://hamacker.wordpress.com/2010/04/09/ordem-dos-botoes-na-janela-do-ubuntu-10-04/

Sobre a rede, não sei. A minha wifi intel também parou de conectar. Talvez seja pela migração de 32 pra 64 bits. Tô baixando a iso 32 bits pra testar.

EDIT: Já testei com o 10.04 32 bits e realmente não tá funcionando no novo ubuntu.  :-[
« Última modificação: 30 de Abril de 2010, 14:12 por Dyego Sousa »

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2010, 14:37 »
Mais um com problemas no wireless.
Realtek Semiconductor Corp. RTL8187B Wireless 802.11g 54Mbps Network Adapter

Tudo bem que isso é coisa do Kernel e - talvez - colocando um kernel mais antigo como o do Ubuntu 9.10 (2.6.31-21) volte a funcionar. Mas este é o tipo de coisa que me chateia aos montes no Linux. Se tem um hardware que funciona numa versão, porque não mantê-lo nas seguintes. Ainda mais que não é um hardware antigo e ultrapassado para justificar a retirada do módulo.
Enfim, essa á primeira vez que não vou atualizar o Ubuntu desde a 7.04.



Offline Narcisocs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2010, 16:57 »
Sobre os botões: http://hamacker.wordpress.com/2010/04/09/ordem-dos-botoes-na-janela-do-ubuntu-10-04/

Sobre a rede, não sei. A minha wifi intel também parou de conectar. Talvez seja pela migração de 32 pra 64 bits. Tô baixando a iso 32 bits pra testar.

EDIT: Já testei com o 10.04 32 bits e realmente não tá funcionando no novo ubuntu.  :-[

Valeu pela dica dos botões dyego. Sobre a rede achei isso em outro tópico do forúm (não lembro qual):

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-Linux-com-placa-wireless-Atheros

Instalei tudo mas ainda não testei a rede sem fio, so vou testar quando voltar para a faculdade (a não ser que eu invada alguma rede aqui) , mas vocês podem testar ai.  ;)

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2010, 03:14 »
Pessoal, soh pra constar - no meu Acer Aspire 5732Z o wireless estah funcionando de primeira. Estou escrevendo pelo LiveUSB do Lucid. O adaptador eh o abaixo:

*-network
                description: Wireless interface
                product: AR928X Wireless Network Adapter (PCI-Express)
                vendor: Atheros Communications Inc.
                physical id: 0
                bus info: pci@0000:04:00.0
                logical name: wlan0
                version: 01
                serial: 90:4c:e5:a3:62:3e
                width: 64 bits
                clock: 33MHz
                capabilities: bus_master cap_list ethernet physical wireless
                configuration: broadcast=yes driver=ath9k ip=192.168.2.4 latency=0 multicast=yes wireless=IEEE 802.11bgn

Offline DonMarcos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2010, 02:06 »
também estou com esse problema no wireless.
reconhece tudo, mas não conecta; fica o tempo todo pedindo senha.
só que a minha placa é Ralink (rt2860).

alguém tem alguma luz?

Offline Dyego Sousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2010, 15:05 »
também estou com esse problema no wireless.
reconhece tudo, mas não conecta; fica o tempo todo pedindo senha.
só que a minha placa é Ralink (rt2860).

alguém tem alguma luz?
É só seguir esse tuto: http://www.ctbarker.info/2010/05/ubuntu-1004-wireless-chipsets-and-wpa.html

Segundo o report do bug no launchpad, a próxima versão do kernel deve vir com esse problema corrigido, mas por enquanto, só baixando a versão atual do driver e compilando.

Só acrescentando ao tutorial acima, os comandos 'make' e 'sudo make install' devem ser executados dentro da pasta descompactada do driver. Isso não fica claro no texto. Segundo, o passo número 4 do tutorial é desnecessário!


Offline eduardogarcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2010, 21:26 »
eu uso um dell inspiron 1525 e meu wireless foi reconhecido mas não conectava a solução que eu encontrei foi a seguinte

Ir para o gerenciador de pacotes Synaptic
Digitar "broadcom"
E clicar com o botão direito em “bcmwl-kernel-source” e marcar para reinstalar


Ubuntu 12.04 LTS, Core 2 Duo, 3GB de ram, HD 250GB

Offline JPN23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #9 Online: 03 de Maio de 2010, 22:28 »
Sobre os botões: http://hamacker.wordpress.com/2010/04/09/ordem-dos-botoes-na-janela-do-ubuntu-10-04/

Sobre a rede, não sei. A minha wifi intel também parou de conectar. Talvez seja pela migração de 32 pra 64 bits. Tô baixando a iso 32 bits pra testar.

EDIT: Já testei com o 10.04 32 bits e realmente não tá funcionando no novo ubuntu.  :-[

Valeu pela dica dos botões dyego. Sobre a rede achei isso em outro tópico do forúm (não lembro qual):

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-Linux-com-placa-wireless-Atheros

Instalei tudo mas ainda não testei a rede sem fio, so vou testar quando voltar para a faculdade (a não ser que eu invada alguma rede aqui) , mas vocês podem testar ai.  ;)


Desculpem lá a nobice mas eu comecei nisto à 2 dias e estou com o mesmo problema na placa wirless atheros. O meu problema é logo no 1º passo...

1. Vá ao menu principal e acesse Sistema / Administração / Drivers de Hardware

Ora eu, no Ubuntu 10.04 LTS não tenho a opção Drivers de Hardware, o mais parecido que tenho é Controladores de Hardware, mas quando abro essa opção ele diz: "À procura de controladores disponíveis", quando acaba mostra-me uma "lista" com 2 controladores, os 2 para a minha gráfica a nvidia, um instalado e o outro não, ou seja, nada das outras componentes... Como faço?

Muito obrigado (não apaguem este post outra vez por favor, querem apagar apaguem o outro).

Offline datacrusher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • satyat nasty paro dharmah
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2010, 10:17 »
eu uso um dell inspiron 1525 e meu wireless foi reconhecido mas não conectava a solução que eu encontrei foi a seguinte

Ir para o gerenciador de pacotes Synaptic
Digitar "broadcom"
E clicar com o botão direito em “bcmwl-kernel-source” e marcar para reinstalar



aqui perdeu tudo, inclusive a rede cabeada normal. fiz o update do 9.10 pro 10.04 na fé, usando o cd do alternate. Dei boot no desktop antes pra testar, pegou todos os drivers.. nao entendo essa do update matar um monte de coisa... vou tentar reinstalar esse modulo vamos ver o que rola..

soda foi ter perdido a cabeada tbm.. :(

Offline Dyego Sousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2010, 11:28 »
eduardogarcia, cola aqui a saída do seu 'lspci', por favor. Queria saber o modelo da sua wifi.

Offline mlbraga82

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2010, 00:05 »
Pessoal boa noite!
  Estou migrando do Windows para o Ubuntu pela 1ª Vez. Ainda estou me familiarizando com o Linux, mas já digo que não retorno para windows já mais!
  Bom, meu computador é um LG X110. De cara o Ubuntu 10.04 reconheceu TUDO e foi muito tranquilo o processo de migração para ele. Porém o Wireless tem uma peculiaridade.
  Descobri que ele só funciona com um nível de sinal acima dos 80%, menos que isso ele pode até conectar, porém não é possível navegar em uma página por exemplo.
  No Windows XP, o wireless funcionava bem em toda a minha casa, o que já não vem acontecendo com o Ubuntu por conta dos "80%", alguém sabe o motivo disso?

Obrigado a todos!

Offline Narcisocs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2010, 01:48 »
Bom pessoal, para atualizar o tópico instalei o driver citado no link do meu post acima (vivaolinux) e quando fui testar na facul o linux reconheceu a rede sem fio sem que o driver estivesse ativado  ??? ??? .Não sei se foi devido a alguma atualização de pacotes ou o kernel (estou usando o 2.6.32-22 ), mas agora ta funcionando. Quem ainda tem problemas pode tentar atualizar o ( ou é a ?) kernel e ver no que da.

Offline Aika

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Wireless no Ubuntu 10.04
« Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2010, 16:46 »
Olá Pessoal!

Bem, estou vendo que não sou o único que esta tendo problemas com a placa de wireless Realteck. Estou com uma com o chipset RTL8188 e não consigo fazer funcionar por nada!!! Já pesquisei em varios foruns mais sem nenhuma resposta.
Estou usando 10.04 e desde 9.10 que não uso minha wireless! Quando usava o 9.04 ela funcionava, com o próprio cd de driver que veio com a placa. Mais infelizmente no 9.10 e 10.04 não aceita o driver por nada.

Bem, se alguem souber de alguma solução que não seja instalar o 9.04 e poder ajudar eu agradeço e muito!!!

Continuarei pesquisando na net algo sobre, caso encontre postarei aqui...

Abraços