Autor Tópico: quando o universo Linux não funciona...  (Lida 3143 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
quando o universo Linux não funciona...
« Online: 26 de Maio de 2010, 11:48 »
O Linux é incrível, é leve, extremamente estável, muito seguro, atualmente possui uma excelente quantidade de programas com interface gráfica muito boa, usar a "linha de comando" a primeira vista pode parecer dificílimo, mais é só questão de tempo para percebermos que a linha de comando existe pra facilitar sim, ela ajuda e muito.
Agora não posso deixar de reconhecer que algumas ferramentas que creio que sejam tão interessantes no universo Linux ainda se mostrem tão medíocres, uma delas seria o Wine (em princípio é um excelente programa), mais, pelo amor de Deus, como é possível desinstalar um programa que foi instalado no Wine? E que tal desinstalar o próprio Wine...? Uma luta!!! Fico pensando, como é possível que num universo de tantos usuários, ninguém atentou para isso ainda? A guia "desinstalar programas do wine" serve mesmo para que? Porque para mim nunca serviu pra nada, nunca funcionou. E o Dosbox... por que não é possível exibirmos ele em tela cheia? Se assim fizermos, apenas a janela ficará cheia, os nomes ficarão no centro de uma tela com grandes bordas pretas... que lindo. Por que não há uma interface simples que exponha as características da máquina como tipo de processador e frequência, memória, chipset, modelo de placa mãe, HD e espaço livre/ocupado do HD? Tudo bem, algumas dessas observações até possuem interface gráfica porém, muito pobre de tudo, de informação, de qualidade gráfica... etc. Por que um programa incrível como o XMGR ou Grace não é atualizado e ganha logo a "cara" do Gnome? Por que é uma luta colocar equalizadores no XMMS ou Audacious? E vocês já tentaram colocar aqueles muito interessantes VUMeter? Outra luta minha sem fim. Bem, em hipótese nenhuma escrevo isso no sentido de deixar de usar Linux/Ubuntu, de jeito nenhum, mais espero que ele cresça e amadureça cada vez mais e olha que tem o que amadurecer viu !!!

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: quando o universo Linux não funciona...
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2010, 12:20 »
O Linux é incrível, é leve, extremamente estável, muito seguro, atualmente possui uma excelente quantidade de programas com interface gráfica muito boa, usar a "linha de comando" a primeira vista pode parecer dificílimo, mais é só questão de tempo para percebermos que a linha de comando existe pra facilitar sim, ela ajuda e muito.
Agora não posso deixar de reconhecer que algumas ferramentas que creio que sejam tão interessantes no universo Linux ainda se mostrem tão medíocres, uma delas seria o Wine (em princípio é um excelente programa), mais, pelo amor de Deus, como é possível desinstalar um programa que foi instalado no Wine? E que tal desinstalar o próprio Wine...? Uma luta!!! Fico pensando, como é possível que num universo de tantos usuários, ninguém atentou para isso ainda? A guia "desinstalar programas do wine" serve mesmo para que? Porque para mim nunca serviu pra nada, nunca funcionou. E o Dosbox... por que não é possível exibirmos ele em tela cheia? Se assim fizermos, apenas a janela ficará cheia, os nomes ficarão no centro de uma tela com grandes bordas pretas... que lindo. Por que não há uma interface simples que exponha as características da máquina como tipo de processador e frequência, memória, chipset, modelo de placa mãe, HD e espaço livre/ocupado do HD? Tudo bem, algumas dessas observações até possuem interface gráfica porém, muito pobre de tudo, de informação, de qualidade gráfica... etc. Por que um programa incrível como o XMGR ou Grace não é atualizado e ganha logo a "cara" do Gnome? Por que é uma luta colocar equalizadores no XMMS ou Audacious? E vocês já tentaram colocar aqueles muito interessantes VUMeter? Outra luta minha sem fim. Bem, em hipótese nenhuma escrevo isso no sentido de deixar de usar Linux/Ubuntu, de jeito nenhum, mais espero que ele cresça e amadureça cada vez mais e olha que tem o que amadurecer viu !!!

Olá, joão,

bom, pelo que lemro de ter lido, os programas são desisntalados no wine, mas o menu fica aparecendo do mesmo jeito - creio que funciona do mesmo jeito pro wine. Você o desinstala (o wine), mas o menu continua lá. Bug esquisito, já faz um tempo que tem isso, mas não resolveram até agora. Dá  pra fazê-lo sumir manualmente no menu principal (sistema > preferências > menu principal) Você desseleciona o item e ele desaparece do menu.

Já tentei também instalar o VUmeter no audacious - pra mim o player com melhor som no linux - mas nada, é coisa pra quem entende mais do que eu.

Há um programa que dispõe as características do sistema, além do monitor do sistema (sistema > administração > monitor do sistema). Se chama sysinfo, tem na central de programas, é bem detalhado, pelo que me lembro.

[]
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: quando o universo Linux não funciona...
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2010, 12:38 »
Olha, realmente o Sysinfo é bem satisfatório mesmo. Agora com relação aos "bugs" no wine, não entendo porque não resolvem isso ou será algo mais complicado e de difícil solução? Enfim, não sei. Com relação ao VUmeter e os equalizadores, esta é outra questão que não entendo, não sei por que os equalizadores não vem como algo padrão nos players de áudio. Acredito que um caminho que o Linux poderia seguir seria algo como: Para aqueles que querem instalar tudo passo a passo, compilando tudo etc etc, tudo bem, pois  que trabalhem com linha de comando via terminal mesmo. Porém, se o negócio é apenas instalar um programa e imediatamente utilizá-lo pois que já venha com características mais comuns para sua execução, coisa que não acontece. Por exemplo: O Audacious vem tipicamente naquele formato péssimo, horrível... por que? Pra que? Por que ele não vem logo com um bom "banco de skins"? Por que ele não vem logo com os equalizadores? Não entendo porque tanta gente em tantos fóruns afirmam que programas como o XMMS, Audacious, Banshee... são maravilhosos, tudo de bom...? São uma porcaria, feios, com recursos bobos, interfaces péssimas. O Amarok era brilhante até terem acabado com ele depois do 1.4! Incrível como conseguiram destruir um programa que, esse sim, tinha tudo de bom. Mais uma dia aprendo a programar e vou me voltar pro universo Linux, quando assim fizer, esperem pra ver meus programas, minhas ideias... rsrsrsrs.... Valeu.
« Última modificação: 26 de Maio de 2010, 12:42 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline Georg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 167
    • Ver perfil
Re: quando o universo Linux não funciona...
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2010, 13:54 »
Olá..........

Sobre o DosBox, demorou um pouco para que descobrisse como faz para deixar em tela cheia.
Depois de o programa que quer usar esteja aberto pressione "Alt+Enter", ficará em tela cheia, sem as barras e sem janelas.

Informações de Sistema, gosto do "Informações e Testes de Sistema" o nome do pacote é "hardinfo", o relatório gerado pode ser inclusive impresso,  muito completo. Tem um problema de dependência nele, para funcionar a guia "Sensors" é necessário instalar o pacote lm-sensors e rodar o comando "sensors-detect" no terminal, só estará disponível após o reboot do computador. Tem também os "Benchmarks", um deles aqui faz quebrar a apliucação, o "FTU FFT", descobri quando mandei gerar um relatório completo, este item não foi. Demais tudo rodou bem.

E isso mostra que suas palavras "algumas ferramentas que creio que sejam tão interessantes no universo Linux ainda se mostrem tão medíocres" não são tão exageradas afinal. Eu particularmente não acho "mediocre", só é "diferente", os erros são outros, problemas tudo tem.

Esse seu post está parecendo mais é  um desabafo, mais achei relevante fazer o comentário. Fico aqui.

T+

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: quando o universo Linux não funciona...
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2010, 14:40 »
Georg valeu. Olha até acho que tem um "q" de desabafo mesmo. Poxa quero acreditar que o Linux existe para facilitar as "coisas" e não para confundir ainda mais. Acho o sistema belíssimo e inclusive o utilizo a uns 4 anos. (E em hipótese alguma pretendo deixar de usá-lo). Agora, não consigo deixar de comparar certos procedimentos no que se refere a essa de Windows vs Linux/Ubuntu. Então, se é de eu imaginar que é no "universo Linux" onde estão as mentes mais "ousadas", "mais preparadas", mais capacitadas, da computação, então por que algumas ferramentas ainda são tão fracas? Por que alguns recursos já tão "antigos" no Windows ainda não existem no Linux? Na verdade só quero é que o Linux cresça mesmo, pra valer...