Autor Tópico: Windows não inicia depois de atualizar a versão do Ubuntu  (Lida 3873 vezes)

Offline ctsbc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Windows não inicia depois de atualizar a versão do Ubuntu
« Online: 30 de Abril de 2010, 15:01 »
Meu pc tem 2 hd, um com Windows XP Professional e outro com Ubuntu 10.04. Ontem, 29 de abril, depois de atualizar a versão do Ubuntu, o Windows parou de iniciar mesmo aparecendo na lista do Grub.

A solução mais comum seria iniciar a máquina com o cd do Windows, entrar em modo de recuperação e executar os comandos fixboot e fixmbr. Talvez funcionasse mas, sempre que possível, evito executar comandos aparentemente mais perigosos no Windows.

Pesquisando mais, achei uma solução mais simples, prática e rápida que tomou 5 minutos para resolver o problema sem sair do Ubuntu e sem cd do Windows: http://sourceforge.net/apps/mediawiki/bootinfoscript/index.php?title=Boot_Problems:Boot_Sector.

Offline allanrc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Windows não inicia depois de atualizar a versão do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2010, 15:28 »
Estou com o mesmo problema. Começou quando atualizei pro Lucid 10.04

Quando seleciono para iniciar a partir do Win 7 no Grub fica uma tela preta, só com o sinal do cursor branco no topo, e trava.

Tentei o testdisk, (ele ate deu mensagem que o boot estava diferente do backup, dae selecionei como tá pedindo) mas nao resolveu. alguma outra ideia?

Offline pablodls

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Windows não inicia depois de atualizar a versão do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2010, 18:31 »
Estou com o mesmo problema. Começou quando atualizei pro Lucid 10.04

Quando seleciono para iniciar a partir do Win 7 no Grub fica uma tela preta, só com o sinal do cursor branco no topo, e trava.

Tentei o testdisk, (ele ate deu mensagem que o boot estava diferente do backup, dae selecionei como tá pedindo) mas nao resolveu. alguma outra ideia?

    Estou com o mesmo problema do colega allanrc! Já segui todas as instruções do testdisk mas nada...também tentei utilizar o dvd de instalação do windows 7 no modo de recuperação e até mesmo tentei formatar e instalar novamente mas sem sucesso. O Win7 solicita a todo instante que passe o chkdisk pois identificou inconsistência na pasta Boot. Fiz este procedimento, o chkdsk identificou erros mas não conseguiu corrigir.

Offline allanrc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Resolvido: Windows não inicia depois de atualizar a versão do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2010, 19:32 »
Resolvido

Pra que estiver com o mesmo problema, fica a dica de como eu resolvi..

Como eu tinha instalado o grub também na partição do Windows,  estava impedindo o win de inicializar.

Blz, eu utilizo 2 hds (um pro ubuntu e outro pro win), entao primeiro entrei na bios e desativei o hd do ubuntu.

Depois dei boot pelo cd de instalação do win 7, selecionei "Reparar o computador" > Prompt de comando, e entrei com:

bootsect /nt60 ALL /force /mbr

este comando força uma sobrescrita do MBR em todas as partições (ALL).

Em seguida habilitei d novo o hd onde está instalado o Lucid.

e bingo, estou com os 2 SOs funcionando novamente.

obs: adaptei de
http://www.guiadopc.com.br/dicas/13098/como-recuperar-o-boot-mbr-do-windows-7.html

Offline matheusbjd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Windows não inicia depois de atualizar a versão do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2010, 08:50 »
Pessoal, deem uma olhada nesta tela:
http://img13.imageshack.us/img13/9936/capturadetela1p.png

Tenho windows xp e instalei o ubuntu no meu desktop, após isso o windows não carrega mais, ele até aparece na lista de boot mas após selecionar fica na tela preta. O ubuntu funciona normalmente.

Offline matheusbjd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Windows não inicia depois de atualizar a versão do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2010, 09:13 »
Tentei agora pelo cd do windows xp executar o fixboot e o fixmbr, mas parece que a situação piorou: agora não aparece nem a lista de boot para escolher o sistema operacional.

Aparece a mensagem: "A disk read error occurred"

O que fazer?
« Última modificação: 04 de Junho de 2010, 09:24 por matheusbjd »

Offline brunonhuyer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Windows não inicia depois de atualizar a versão do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2010, 20:39 »
Pra mim aconteceu apareceu a mesma coisa no disktest ali!

Alguém ajude aí!