Autor Tópico: [Resolvido]para entendidos em netbook...  (Lida 4507 vezes)

Offline fenix888

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
[Resolvido]para entendidos em netbook...
« Online: 05 de Maio de 2010, 18:53 »
Olã amigos, recem instalei o ubuntu netbook 10.04, porem ele varia de carga mãxima entre 5h30 a 4h, só

Meu amigo falou que o lubuntu ou xubuntu são mais leves,

gostaria de saber, se um desses instalados no meu netbook, renderia mais a bateria (segundo especificações da asus ela duraria ate 8,50hs) e se as configurações desses sistemas se encaixariam bem ao net assim como o "ubuntu netbook"

Notebook Asus Eeepc Atom 1005ha 160gb 1.6ghz 2gb

« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 22:12 por fenix888 »

Offline jbrolese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: wireless no ubuntu netbook?
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2010, 00:43 »
Olá,

SOu iniciante no linux, mas tente fazer o seguinte:

Acesse o menu:
Sistema >> Administração >> Drivers de Hadware e verifique se ele localiza o driver da sua placa de rede. Pelo que você passou é isso que esta ocorrendo ele não esta reconhecendo, logo depois acesse o terminal e digite ifcongif, com isso você verificará as placas de redes disponiveis...

Espero ter ajudado...
Jonas Scremin Brolese
Criciuma/SC

Offline fenix888

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: wireless no ubuntu netbook?
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2010, 11:53 »
Olá,

SOu iniciante no linux, mas tente fazer o seguinte:

Acesse o menu:
Sistema >> Administração >> Drivers de Hadware e verifique se ele localiza o driver da sua placa de rede. Pelo que você passou é isso que esta ocorrendo ele não esta reconhecendo, logo depois acesse o terminal e digite ifcongif, com isso você verificará as placas de redes disponiveis...

Espero ter ajudado...

valeu amigo esse problema da wireless ja resolvi!
quero saber agora qual distro faz render mais minha bateria

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2010, 12:22 »
Primeiro é bom salientar que são 8,50hs teóricas. Dificilmente você vai conseguir chegar a isso. Na prática 6 horas pelo o que eu vi é o máximo que você pode conseguir. O que vai determinar a duração da bateria é o uso, cada ação que você faz consome energia. Usar um sistema que consome um numero menor de recursos é um boa opção, outras, incluem mudanças no modo de uso, troca de aplicativos e a desativação/exclusão de recursos disponíveis como bluetooth e wi-fi.

Offline fenix888

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2010, 15:25 »
muito bem irtigo, Mas o fato é que quero saber se realmente faz alguma diferença no rendimento da bateria a substituição do ubuntu netbook por distro mas leve como xubuntu e lubuntu, e se com essas meu netbook vai se adaptar bem (todas funcionalidade normais como esta agora com o ubuntunetbook).

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2010, 20:07 »
Ola o Lubuntu dentre os que vc citou e o mais leve, o netbook remix ja e customizado para netbooks entao mesmo sacrificando o visual vc nao vai ter melhoras significantes usando o lubuntu em relação a duração que na minha opiniao esta aceitavel.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2010, 21:19 »
Como o amigo ai disse não resolve. Mas ajuda. Eu percebi um ganho de uns 15%, o que achei pouco então voltei pro ubuntu. Uma coisa que fez diferença foi apenas desativar na bios a inicialização do bluetooth. Acho que esses 15% do lubuntu já ganhei só desativando o bluetooth. Bluetooth e 3g são devoradores de bateria.

Obs: meu note é um 1008ha e bateria costuma durar umas 4 horas, navegando e abrindo pdfs, planilhas e coisas assim. Uso compiz e só desativei o bluetooth.
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 21:21 por Leonardo C »

Offline fenix888

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2010, 21:37 »
acabei de retirar o gerenciador de bluetooth, sera que isso ja basta, ou tem que mexe no boot?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2010, 22:07 »
Não acredito que alterar o boot resolva algo, pois o consumo maior de baateria se faz com o sistema já carregado.

Aproveite e vá no gerenciamento de energia e acerte o brilho do lcd e o tempo de para do hd, etc.

Existem topicos em ingles na net que ensinam a modificar o brilho do lcd a seu gosto, ou seja, deixando a 50% ou menos, isto sim faz a bateria render, ou vai no manual mesmo via teclado.

Outra boa dica, que não encontrei ainda para o 10.04 é como colocar o "on demand" no CPU para colocar o clock ao minimo quando com baterias, pois com o readahead a coisa ficou um pouco confusa para mim.

Meu eeepc 900hd com windows xp original a bateria dura umas 5 horas (tirei o xp ), com o Ubuntu 9.10 e os truques acima também, mas com o 10.04 dura apenas umas duas horas e meia.

Então também estou na pesquisa, mas como disse, para o 10.04 ainda não encontrei muita coisa, o negócio é esperar, pois o 10.04 é muito recente e ainda vai dar muita atualização.

[],s

Offline fenix888

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2010, 22:48 »
poh se o ubu netbook 9.10 economiza mais energia, vo coloca ele, nao to nem ai pra lance estetico to so pensando no consumo, mas me digam uma coisa tota e leonardo c? voces estao usando o ubuntu normal ou sua versao netbook?
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 23:20 por fenix888 »

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2010, 01:40 »
Cara eu apenas retirava o gerenciador também e achava que o bluetooth tava desligado. Puro engano, é só ir em sistema --> preferência e entrar no gerenciador que vc verá que ele está ligado. Após desligar na bios quando entro no gerenciador ele pergunta se desejo ligar o dispositivo. Portanto ou desliga na bios ou busca no google os comandos do terminal pra desligar o dispositivo.

Estou usando o 10.4 normal. Além do lubuntu tentei o nebook remix também e não gostei.
A unica alteração que fiz foi tirar um dos painéis, deixei só o superior pra aproveitar ao máximo a tela.
Outra coisa é que quantos menos processos ativos mais a bateria vai durar. Aconselho entrar no "aplicativos de sessão" e tirar tudo que vc não usa.
Tem um monte de tranqueira lá:

Área de trabalho remota (se não usa não vejo utilidade)
GNOME Login Sound (inútil)
Notificador de alarme do Evolution (pra mim totalmente inútil já que não uso o evolution)
Verificar por novos drivers (como já está tudo funcionando perfeitamente é inútil)
Ubuntu One (se vc não usar...)
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 01:48 por Leonardo C »

Offline fenix888

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2010, 19:15 »
Coloquei o ubuntu 9.10 (linux mint), e ja fiz as configurações segundo o tota, mas não sei como colocar esse on demand?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2010, 19:44 »
Nem eu,

como citei ainda não encontrei um topico sobre cpu scaling ( o nome certo do ajuste on demand ) no google, no forum ubuntu americano, frances e italiano para o 10.04.

O ajuste para cpu scaling e habilitando o applet no painel=> monitor de graduação da cpu possibilita a voce rodar em menor frequencia ( maquina mais lenta ) mas com grande economia de energia, pois o fan não liga tanto, etc...

qualquer coisa, google para => cpu+scaling+Ubuntu ou cpu+frequency+scaling+Ubuntu

Tem para todas as versões, menos para o 10.04

Mas já já aparece...

[],s

Offline Holmes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2010, 20:01 »
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 20:31 por Viva »
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline fenix888

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: para entendidos em netbook...
« Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2010, 20:20 »
ta ja me achei, fiz tudo como o tota disse, vamo ve a diferença na batera, depois volto e conto o resultado
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 20:25 por fenix888 »