Autor Tópico: Um netbook com dois monitores  (Lida 3253 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Um netbook com dois monitores
« Online: 09 de Maio de 2010, 21:13 »
Eu tenho um netbook da Acer com apenas 10 polegadas, e recentemente comprei uma tevê LED da Samsung de 32 polegadas. Tanto o Windows 7 bem como o Ubuntu 10.04 LTS suportam os dois monitores ao mesmo tempo, com resoluções diferentes. Para o monitor do Acer One tenho uma resolução de 1024x600 e para a tevê da Samsung a melhor resolução é 1920x1080 pixels. Não sei como esse pequeno micro consegue essa proeza, mas a placa de vídeo dele não deve ser pouca porcaria.

Para melhor aproveitar esses recursos, eu pedi para o Ubuntu 10.04 desativar o monitor do netbook, clicando o botão Desligado no painel do Preferências do monitor, que a gente alcança pelo menu Sistema > Preferências > Monitores.

Mas, e se eu quiser ver uma planilha no netbook e uma página da Web na tevê da Samsung, isso é possível? Como?

Bom, isso não é difícil, mas isso exige uma boa dose de imaginação. Primeiro, você pede para manter ligado os dois monitores, depois você estuda a posição dos dois monitores no painel de Preferências do Monitor do Ubuntu 10.04 - o Ubuntu desenha fielmente os dois monitores, você tem um retângulo enorme que representa a tevê da Samsung e um menor que representa o monitor do netbook. O Ubuntu dá a opção de posicionar os dois monitores de qualquer jeito. Como eu sou destro, encostei o menor monitor à direita do maior monitor, e centralizei o menor bem no meio do maior monitor (você precisa memorizar isso, senão você não conseguirá enxergar o mouse passando de um monitor por outro - no meu caso, se eu arrastar o mouse pela parte mais baixa do monitor maior, certamente não verei o mouse chegando no monitor menor, porque ele está virtualmente acima do que pedi para o Ubuntu configurar).

Depois de um bom treinamento, você verá que é sopa levar o mouse de um monitor para o outro.

Outro problema que você precisa se familiarizar é com o menu do Ubuntu. O Ubuntu sempre prefere colocar o menu no monitor do netbook, ele não duplica o menu lá no monitor grande. Logo, se você precisar abrir uma planilha e você está navegando na Internet pelo monitor grande necessariamente você terá que levar o mouse para o monitor menor e de lá pedir para o Ubuntu abrir a planilha. Só que o Ubuntu abre a planilha no monitor grande, bem na frente do Firefox. Aí você é obrigado a arrastar o mouse lá para o monitor maior, e tentar puxar a planilha para o monitor menor. Se você não conseguir arrastar a planilha, é porque a planilha está maximizada. Você precisará restaurar a janela da planilha, apertando o famoso botão do meio (aqui no meu desktop, o botão restaurar parece uma flecha para baixo). Depois de arrastar a planilha para o monitor menor, lá você poderá maximizá-lo. E pronto, você tem aí um netbook com dois monitores e duas imagens diferentes, um para a Internet e outro para a planilha.

Isso é muito confuso no começo, mas depois de um bom tempo, você acabará concordando que o Ubuntu não é tão ruim como o pessoal comenta por aí.
« Última modificação: 09 de Maio de 2010, 21:16 por Frank K Hosaka »

Offline Rvos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
Re: Um netbook com dois monitores
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2010, 22:00 »
Excelente dica Frank, adoraria testar, mas meu netbook tem entrada proprietária (hp mini 1033) e ainda não achei aqui no Brasil o bendito cabo....

Abraços.

Rafael Oliveira
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!