Autor Tópico: Servidor Web em ubuntu  (Lida 2201 vezes)

Offline ungreedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Servidor Web em ubuntu
« Online: 07 de Maio de 2010, 10:56 »
Eu estou a fazer, para um projecto de fiunal de curso, a montagem, instalação e configuração de um servidor gratuito (neste caso ubuntu) para mais tarde hospedar um website.

Eu sei instalar o sistema operativo, e sobre os diferentes pontos que aparecem no ecrã durante a instalação eu pesquiso na net e encontro de certo. O que eu estou com mais medo é a configuração do servidor para colocar la o website. É assim, eu em linha de comandos é mais dificil (para não dizer- muito complicado) e gostava de ter uma interface gráfica depois da instalação do sistema operativo. Para depois fazer a configuração toda com ambiente grafico, que seria mais facil para mim.

Podem-me ajudar em duas coisas?

Se souberem de alguns links com a configuração do ubuntu para hospedar um website.
E
Se soubebrem como pôr interface grafica no ubuntu server. Obrigado.

(mais uma pergunta: Não preciso de instalar o ubuntu desktop e depois actualiza-lo com o server pois nao? Expliquem-me como colocar ambiente gráfico no ubuntu server por favor)

Agradeço respostas breves.

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Servidor Web em ubuntu
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2010, 12:59 »
Você tanto pode instalar a interface gráfica no Ubuntu Server, quanto instalar os serviços (apache, mysql,....) no Ubuntu Desktop.

Para você poder instalar o desktop no Ubuntu Server:
Código: [Selecionar]
apt-get install ubuntu-desktop
Mais não é recomendando por dois motivos, primeiro que você tem um desperdício de recursos com a interface gráfica, e segundo que você vai ter que se preocupar com bugs dos aplicativos da interface gráfica que podem comprometer o seu servidor.

Um link de um how to que começa na instalação, e termina com a instalação do ISPConfig 3(que é um painel de administração, uma opção livre do cpanel) : http://www.howtoforge.com/perfect-server-ubuntu-10.04-lucid-lynx-ispconfig-3
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10