Eu consegui atualizar o Ubuntu do 9.10 para 10.04 só anteontem, levou quatro horas.
Até esse momento, só percebi duas mudanças notáveis. A primeira é a área de trabalho que ficou roxo.
A segunda é o navegador de arquivos, quando conecto o iPhone no micro.
O Ubuntu 9.10 enxergava as fotos do iPhone.
O Ubuntu 10.04 enxerga as fotos e também as músicas e os vídeos que são gravados no iPod do iPhone.
Ou seja, você pode copiar fotos, músicas e vídeos do iPhone para o Ubuntu. Você pode até tentar fazer o contrário, copiar do Ubuntu para o iPhone, mas isso não é útil. O iPhone não tem gerenciador de arquivos. Por exemplo, eu copiei uma imagem para a pasta de fotos do iPhone, mas nem o aplicativo Fotos do celular conseguiu enxergá-lo.
No Ubuntu 9.10 eu tinha o péssimo habito de atualizar arquivos da pasta do Windows, usando o pendrive e o Ubuntu como ponto de partida. Resultado: isso acabava fazendo o Windows entender que o sistema de arquivos foi corrompido. Creio que o mesmo acontecerá com o Ubuntu 10.04. Ou seja, o Ubuntu 10.04 consegue enxergar mais longe, você pode copiar mais informações, gravar as informações lá longe que é o problema.