Autor Tópico: Instalação do Ubuntu direto da Imagem ISO, sem gravar CD ou Pen-Drive  (Lida 154624 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #30 Online: 01 de Fevereiro de 2011, 11:52 »
Achei a solução em http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalar-Ubuntu-10.10-de-ISO-em-HD-%28sem-CD-ou-USB%29
Era só alterar o arquivo mtab em /etc/mtab deletando a linha onde aparece /isodevice
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

lcnrj

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #31 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 18:33 »
desculpe ativar o tópico, mas não consigo fazer a nova entrada no grub. serve para a versão 1,97 do grub? Sabem se tem editor grafico p/ essa versão?
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2011, 18:56 por lcnrj »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #32 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 08:36 »
Olá amigos
Estou tentando instalar o ubuntu 10.04.1 (64 bits) e não consigo desmontar a partição de disco em que a imagem está, é a /dev/sda2 (está montada como /isodevice, é a unidade C: do windows 7), estou instalando na /dev/sda9.
Fiz como vcs falaram, deixar a iso em uma partição q venha antes da instalada.

no meu HD a sequencia está:   sda1-reservadosistema    sda2-win7     sda4    sda3-extendida(sda9   sda6-Slackware13.1   sda5-ubuntu10.10   sda8-swap    sda7-home)

aparece a msg de erro dizendo q não pode desmontar /isodevice

Vlw!

Procure no tópico que tem a parte que fala para editar o mtab e deletar o isodevice.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #33 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 08:42 »
desculpe ativar o tópico, mas não consigo fazer a nova entrada no grub. serve para a versão 1,97 do grub? Sabem se tem editor grafico p/ essa versão?


Vc não consegue fazer a entrada onde? No Ubuntu ou no no CD de boot do GRUB 2?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

lcnrj

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #34 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 16:38 »
No Grub do ubuntu. Edito o /etc/grub.d/40_custom mas o grub não adiciona a nova entrada ( tentei em partiçoes fat32 e reiserfs). 

lcnrj

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #35 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 16:41 »
/etc/grub.d/40_custom:
menuentry "Boot imagem iso em /dev/sda6" {
loopback loop (hd0,6)/media/hd_250GB/kubuntu-10.10-desktop-i386.iso
linux (loop)/casper/vmlinuz boot=casper iso-scan/filename=/media/hd_250GB/kubuntu-10.10-desktop-i386.iso noprompt
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #36 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 18:25 »
/etc/grub.d/40_custom:
menuentry "Boot imagem iso em /dev/sda6" {
loopback loop (hd0,6)/media/hd_250GB/kubuntu-10.10-desktop-i386.iso
linux (loop)/casper/vmlinuz boot=casper iso-scan/filename=/media/hd_250GB/kubuntu-10.10-desktop-i386.iso noprompt
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}


Se vc colocar a imagem iso na raiz da partição 6 (/dev/sda6) do primeiro HD (hd0,6) seria dessa maneira :

menuentry "Boot imagem iso em /dev/sda6" {
loopback loop (hd0,6)/kubuntu-10.10-desktop-i386.iso
linux (loop)/casper/vmlinuz boot=casper iso-scan/filename=/kubuntu-10.10-desktop-i386.iso noprompt
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}

Se vc colocar na raiz da partição 1 (/dev/sda1) do primeiro HD (hd0,1) seria dessa :

menuentry "Boot imagem iso em /dev/sda1" {
loopback loop (hd0,1)/kubuntu-10.10-desktop-i386.iso
linux (loop)/casper/vmlinuz boot=casper iso-scan/filename=/kubuntu-10.10-desktop-i386.iso noprompt
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}

Quer dizer : não precisa de /media/hd_250GB/.
Não esqueça também do comando sudo update-grub no Terminal, depois de salvar a nova entrada no arquivo /etc/grub.d/40-custom.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2011, 18:32 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline lucasbuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #37 Online: 03 de MAR?O de 2011, 20:27 »
funciona com mandriva ???
desculpe pelo tempo que fiquei fora

EDIT:To baixando o mandriva e vou ver se funciona :)
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2011, 10:42 por lucasbuntu »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #38 Online: 14 de Maio de 2011, 08:20 »
Olá todos,

Teste do método no Ubuntu 11.04 - Clássico e Unity

Usei o método descrito neste útil tópico para testar a versão 11.04, para i386, 32 bits, e funcionou perfeitamente como liveCD, rodando no modo clássico e com o Unity, permitindo alternar, sem problemas.

O computador em questão, bastante antigo, um Intel Celeron, CPU 2.26GHz, 508MB ram, motherboard VIA P4M266 e placa de vídeo GeForce FX 5500, não possui CD-Rom (está quebrado) e o BIOS não permite boot por USB, possuindo 2 HDs IDE (PATA), o primeiro (disco 0) de 40GB, como sda, com 2 partições NTFS, contendo Win XP em sda1, e área de arquivos em sda2, e o segundo (disco 1) de 6 GB, como sdb, contendo 1 partição em ext4, como sdb1, nela instalado o Ubuntu 10.10, e 1 swap, como sdb2.

Ambos os HDs possuem flag de boot, portanto gravação na MBR, o que dá independência de reinstalação de SO, apenas que no BIOS assinalado o disco 1 (sbd) como HD de boot. O BIOS, que já é restaurado por gravador de ROM, porque certa vez desapareceu por completo, apresenta defeito intermitente, frequentemente falhando no POST, na verdade nem chega a dar o beep. Esse o quadro.

Note-se, apenas, que não foi feita, ainda, a instalação propriamente dita, ou seja, rodou exatamente como um liveCD, portanto, nesse momento não há como avaliar se será realmente possível a posterior instalação a partir dessa arquitetura, sendo certo, contudo, a eficiência do método quando se pretende o liveCD para teste na versão 11.04.

A imagem iso do arquivo ubuntu-11.04-desktop-i386.iso foi copiada para a raiz de sda2, portanto, segunda partição do disco 0, em NTFS.

Para registro, eventualmente útil a quem se disponha a igualmente testar, o arquivo 40_custom de /etc/grub.d ficou com a seguinte inclusão de código, gerando a entrada correspondente no menu do grub:

menuentry "Boot imagem iso em /dev/sda2" --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   insmod part_msdos
   insmod ntfs
   set root='(hd0,2)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set 58385EC96CE589CE
loopback loop /ubuntu-11.04-desktop-i386.iso
linux (loop)/casper/vmlinuz boot=casper iso-scan/filename=/ubuntu-11.04-desktop-i386.iso noprompt
initrd (loop)/casper/initrd.lz
}

O ponto a se notar é que foi incluído o UUID específico da partição sda2, obtido através do comando blkid.

A tentativa de fazer apenas com (hd0,2), sem o UUID, não funcionou, o que talvez se explique pela ausência do parâmetro GRUB_DISABLE_LINUX_UUID=true em /etc/default/grub (não testei isso), o qual deve estar descomentado se não quiser que o GRUB passe o parâmetro "root=UUID=xxx" ao Linux.

Adicionalmente foi feita a identificação da formatação NTFS como se vê em insmod.

Grato ao "pintinho" pelo compartilhamento bem estruturado da informação.

É isso. :-)

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #39 Online: 03 de Julho de 2011, 00:57 »
Para ilustrar um pouco mais o tópico fiz um Vídeo.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline wgnr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #40 Online: 29 de Setembro de 2011, 05:06 »
Olá a todos!!
Estou passando apenas para deixar um depoimento do que ocorreu comigo.
Tenho um Notebook Japonês NEC VersaPro modelo VYF11/BH-T que tinha o Windows original instalado e funcionando perfeitamente, porém o Sistema era todo no idioma Japonês e complicava um pouco na hora de fazer alguma coisa nele.
Resolvi então instalar o Linux Ubuntu Desktop i386-11.04 para testar , para minha felicidade tudo funcionou perfeitamente até que resolvi deletar o windows !! Ai começou minha batalha que achei que jamais teria fim.
Como deletei os arquivos e pastas do Windows através do Ubuntu creio eu que o Grub fora deletado junto e, para minha tristeza e desespero ao reiniciar o notebook apareceu a seguinte mensagem : NTLDR is missing
Vejam a Saga !!! Meu notebook não tem drive de CD/DVD interno logicamente minha opção foi um Live-cd no Pendrive já que na bios do notebook existe a opção de dar boot pela porta USB, Tentei em todas as portas USB de varias formas , com varios programas que criam Pendrive Bootavel , reiniciando o notebook varias vezes e sem sucesso. Achei que era o problema por ser um Pendrive e comprei um leitor de CD externo via USB, para meu dezespero meu Windows do PC esta consumindo parte disponível dos CD's virgens que coloco no drive dele , então todo gravador .iso que eu tentei acusou espaço em disco gravavel insuficiente para criar a imagem .iso do Ubuntu.
Liguei para uma loja onde fornecem assistência técnica e manutenção em computadores, ficaria em R$80,00 para formatar o notebook e voltar com o Windows XP nele. Achei muito abusivo o preço e o tempo que o notebook precisaria ficar la (por volta de 15 dias), e o Técnico que me atendeu disse que só seria possível através de uma instalação a partir do windows para empresas, aquela que com um CD você pode instalar em vários computadores e por varias vezes. A partir dai me veio uma lembrança, numa versão antiga do Ubuntu (9.04) vi algo sobre isso na hora de instalar. Retirei o HD do notebook, instalei ele como Master no pc através de um adaptador IDE 2,5 para 3,5 e desliguei o HD master do pc, reiniciei o pc com o CD do Ubuntu 9.04 no drive e instalei como OEM para empresas, correu tudo normal, instalei e voltei o HD para o notebook, quando iniciei o notebbok a instalação prosseguiu, dai então fui atualizar para a versão 9.10 do Ubuntu para prosseguir com os Upgrades ate a versão 11.04. baixou os arquivos e tudo o mais, fez a atualização normalmente, porém para minha infelicidade o notebook não conectava mais na Internet!
Eis a questão que me veio, como atualizar agora ? Como prosseguir sem Internet ? O que fazer ?
Vi em algum lugar sobre criar um Live cd da Versão 11.04 no próprio HD (Aqui neste mesmo Tópico) . Tentei sem sucesso, pois a Versão instalada parece ser muito antiga e os comandos ou resultados são diferentes dos apresentados.
Novamente voltei a estaca zero , praticamente ainda sem poder usufruir do notebook. Minhas únicas opções, mandar o notebook para o técnico ou tentar uma coisa pouco provável que muitas pessoas diriam que jamais daria certo.
Tente a segunda opção, tentar o Ilógico. Novamente instalei o HD do notebook no PC ,dessa vez como slave. Abri um emulador de .Iso (Daemon Tolls) , criei a imagem .Iso no drive virtual e recomecei a instalação do Ubuntu, só que dessa vez a versão 11.04, instalei normalmente como único sistema operacional no HD slave que é o do notebook.
A instalação ocorreu tudo normal , eu com aquele frio na barriga porque o instalador do Ubuntu informou que meu windows seria apagado . Quando terminou a instalação do Ubuntu que pediu para reiniciar o sistema eu cliquei para reiniciar ,mas antes de dar o boot novamente eu desliguei o PC e retirei o HD do notebook . Recoloquei ele no seu devido lugar , no notebook é claro ! Então deixei o PC iniciando normalmente , o windows estava la do mesmo jeito que eu tinha deixado , e para minha surpresa, o notebook tambem tinha iniciado normalmente com a versão 11.04 do Ubuntu instalado e tudo funcionando perfeitamente !!
Essa foi minha saga, minha batalha, e minha vitoria com o Ubuntu 11.04!!!
Abraços a todos!!


« Última modificação: 29 de Setembro de 2011, 05:29 por wgnr »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #41 Online: 06 de Outubro de 2011, 16:19 »
Olá a todos!!
Estou passando apenas para deixar um depoimento do que ocorreu comigo.
Tenho um Notebook Japonês NEC VersaPro modelo VYF11/BH-T que tinha o Windows original instalado e funcionando perfeitamente, porém o Sistema era todo no idioma Japonês e complicava um pouco na hora de fazer alguma coisa nele.
Resolvi então instalar o Linux Ubuntu Desktop i386-11.04 para testar , para minha felicidade tudo funcionou perfeitamente até que resolvi deletar o windows !! Ai começou minha batalha que achei que jamais teria fim.
Como deletei os arquivos e pastas do Windows através do Ubuntu creio eu que o Grub fora deletado junto e, para minha tristeza e desespero ao reiniciar o notebook apareceu a seguinte mensagem : NTLDR is missing
Vejam a Saga !!! Meu notebook não tem drive de CD/DVD interno logicamente minha opção foi um Live-cd no Pendrive já que na bios do notebook existe a opção de dar boot pela porta USB, Tentei em todas as portas USB de varias formas , com varios programas que criam Pendrive Bootavel , reiniciando o notebook varias vezes e sem sucesso. Achei que era o problema por ser um Pendrive e comprei um leitor de CD externo via USB, para meu dezespero meu Windows do PC esta consumindo parte disponível dos CD's virgens que coloco no drive dele , então todo gravador .iso que eu tentei acusou espaço em disco gravavel insuficiente para criar a imagem .iso do Ubuntu.
Liguei para uma loja onde fornecem assistência técnica e manutenção em computadores, ficaria em R$80,00 para formatar o notebook e voltar com o Windows XP nele. Achei muito abusivo o preço e o tempo que o notebook precisaria ficar la (por volta de 15 dias), e o Técnico que me atendeu disse que só seria possível através de uma instalação a partir do windows para empresas, aquela que com um CD você pode instalar em vários computadores e por varias vezes. A partir dai me veio uma lembrança, numa versão antiga do Ubuntu (9.04) vi algo sobre isso na hora de instalar. Retirei o HD do notebook, instalei ele como Master no pc através de um adaptador IDE 2,5 para 3,5 e desliguei o HD master do pc, reiniciei o pc com o CD do Ubuntu 9.04 no drive e instalei como OEM para empresas, correu tudo normal, instalei e voltei o HD para o notebook, quando iniciei o notebbok a instalação prosseguiu, dai então fui atualizar para a versão 9.10 do Ubuntu para prosseguir com os Upgrades ate a versão 11.04. baixou os arquivos e tudo o mais, fez a atualização normalmente, porém para minha infelicidade o notebook não conectava mais na Internet!
Eis a questão que me veio, como atualizar agora ? Como prosseguir sem Internet ? O que fazer ?
Vi em algum lugar sobre criar um Live cd da Versão 11.04 no próprio HD (Aqui neste mesmo Tópico) . Tentei sem sucesso, pois a Versão instalada parece ser muito antiga e os comandos ou resultados são diferentes dos apresentados.
Novamente voltei a estaca zero , praticamente ainda sem poder usufruir do notebook. Minhas únicas opções, mandar o notebook para o técnico ou tentar uma coisa pouco provável que muitas pessoas diriam que jamais daria certo.
Tente a segunda opção, tentar o Ilógico. Novamente instalei o HD do notebook no PC ,dessa vez como slave. Abri um emulador de .Iso (Daemon Tolls) , criei a imagem .Iso no drive virtual e recomecei a instalação do Ubuntu, só que dessa vez a versão 11.04, instalei normalmente como único sistema operacional no HD slave que é o do notebook.
A instalação ocorreu tudo normal , eu com aquele frio na barriga porque o instalador do Ubuntu informou que meu windows seria apagado . Quando terminou a instalação do Ubuntu que pediu para reiniciar o sistema eu cliquei para reiniciar ,mas antes de dar o boot novamente eu desliguei o PC e retirei o HD do notebook . Recoloquei ele no seu devido lugar , no notebook é claro ! Então deixei o PC iniciando normalmente , o windows estava la do mesmo jeito que eu tinha deixado , e para minha surpresa, o notebook tambem tinha iniciado normalmente com a versão 11.04 do Ubuntu instalado e tudo funcionando perfeitamente !!
Essa foi minha saga, minha batalha, e minha vitoria com o Ubuntu 11.04!!!
Abraços a todos!!



Saga épica wgnr!!!  kkkkkkkkkk
Parabéns por não ter desistido e conseguido resolver o problema. :)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #42 Online: 07 de Outubro de 2011, 09:54 »
Estou com uma dúvida, tenho o Ubuntu 11.04 instalado, e uma partição /home em separado.
Na hora do particionamento não haverá problema apontar para instalar a /home em separado novamente?

Já tinha dado adeus ao CD, agora dou adeus ao PenDrive.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 11:40 por aniquilator »

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #43 Online: 07 de Outubro de 2011, 14:02 »
não se vc não marcar a partição  para ser formatada.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive
« Resposta #44 Online: 07 de Outubro de 2011, 15:09 »
belê