Autor Tópico: Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu  (Lida 21109 vezes)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Online: 28 de Maio de 2006, 12:11 »
A. Todos os tópicos criados devem se restringir ao sistema operacional Ubuntu Linux. Temas sem relação com o software são considerados danosos ao Fórum. Lembrando que existem uma infinidade de comunidades na Internet que são dedicadas ao entretenimento.

B. Em hipótese alguma as palavras xulas, de baixo calão ou ofensas pessoais a usuários ou a alguma classe ou etnia serão aceitas pelo Fórum.

C. Tópicos repetidos numa mesma seção só dispersam a qualidade das trocas de informações. Aqui, você pode fazer da dúvida do colega a sua também, não sendo necessário criar um novo tópico só para obter atenção especial. Evite trazer os holofotes pra si.

D. Mensagens enviadas a moderadores solicitando ajuda para solução de dúvidas postadas nas seções do Fórum disvirtuam a proposta do mesmo. Compartilhar suas dúvidas e idéias com todos os membros ajuda a desenvolver o sistema operacional Ubuntu Linux, bem como o aprendizado de seus usuários.

E. O spam não é bom para quem vê nem para quem propaga, principalmente quando fora de contexto. O Fórum Ubuntu Linux existe para que os usuários possam dividir suas experiências sobre o sistema operacinal, porém, de forma apropriada e nos espaços adequados para isso.

F. Qualquer tipo de texto deixa de ser polido quando todo em letras maiúsculas. Geralmente, essa boa intenção de chamar a atenção das pessoas gera um efeito de poluição visual e irritação dos leitores.

G. Aprenda a prestigiar o trabalho dos membros, não somente aqueles que possuem poderes especiais no Fórum, como moderadores e ou administradores. Todos são voluntários, ninguém é renumerado para desempenhar suporte ao usuário do Ubuntu, é preciso reconhecer com elogios o trabalho de todos.

Offline TIGOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2006, 14:50 »
Se a letra A e G fossem levadas mais a sério, todos nós teriamos mais a ganhar, ao invés do que presenciei recentemente sobre uma área que foi fechada!


T+

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2006, 15:28 »
tomara que se aproveite do que você falou arsolto, pois ficou muito bom.

Concordo com 100% dos mandamentos acima.

DeamoN Cheat®

  • Visitante
Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2006, 19:52 »
Concordo com todas menos há A. pois Ubuntu significa:
Citar

"Ubuntu Ungamntu Nganye Abantu"
Pessoas são pessoas através de outras pessoas


A etiqueta G. é a mais importante, muitos aqui entram lê e não dão nem um simples "OBRIGADO".

100+

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2006, 08:54 »
Citação de: "Muringa"
Onde eu entro nessa historia?


PS: Se me deletar mais uma vez......Eu faço outra conta.


começou a besteira de novo....

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2006, 09:42 »
gostei, valeu, tou de acordo.

denisbr

  • Visitante
Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2006, 09:59 »
Citar

H. Coloque sempre no assunto algo relacionado com seu problema, algo como Problemas em encontrar driver para placa de vídeo XYZ é bem melhor
do que Socorro, alguém me ajuda!!!! ou Problema, Urgente!!! , lembre-se que muitas pessoas só acessam alguns tópicos se o campo Assunto lhe
dá interesse.
No conteúdo da mensagem procure ser claro e objetivo, informe o maior número de informações que puder como: Configurações do seu computador, versão do Ubuntu(Kubuntu,Edubuntu,etc), versão do programa que está precisando de ajuda ou configurações de hardware (placa de vídeo,som,etc). Informe corretamente possíveis mensagens de erros que aparecem, bem como o que você já tentou fazer e quais documentações já leu.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2006, 11:20 »
Vale lembrar que as regras oficiais do forum estão em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6522 e devem ser seguidas.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
H - Bela dica!
« Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2006, 13:02 »
Também acho muito importante definir corretamente o assunto, as vezes você procura um tempão uma dica que estava num tópico com um nome completamente doido!   :shock:

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Boa contribuição
« Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2006, 17:50 »
Louvável a contribuição pessoal do arsolto para os usuários do fórum. Ela é um detalhadamento, com uma grande pitada de bom senso, das normas oficiais, indicadas pelo n3t0. Lembremo-nos que as regras oficiais é que ditam o funcionamento da casa; esse detalhamento é para ajudar no dia-a-dia. A dica do denis também é excelente! Acho que todos nós, com algum tempo de casa, podemos e devemos ajudar os que chegam. Algo como, no primeiro post de um novato, indicar-lhe as regras oficiais e lembrá-los de algumas outras dicas importantes.  :wink:
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2006, 04:28 »
Pode ter certeza que esse post será útil quando as novas regras forem criadas.

[]s e obrigado!

Piras

  • Visitante
Re: H - Bela dica!
« Resposta #11 Online: 01 de Junho de 2006, 01:13 »
Citação de: "eggman"
Também acho muito importante definir corretamente o assunto, as vezes você procura um tempão uma dica que estava num tópico com um nome completamente doido!   :shock:


Sim, é verdade. O problema é que, muitas vezes, o usuário tem tão pouca experiência no uso do Linux que ele não faz a menor idéia do que seja a causa do problema, o que faz com que o título do tópico seja bastante impreciso.

Agora mesmo, na seção Sistema, há um tópico intitulado Problema com Synaptic, ou coisa parecida, quando, na verdade, o usuário não consegue mais acesso à interface gráfica depois de instalar os drivers da nvidia através do Synaptic. Um erro? Sim, não há dúvida; mas perfeitamente compreensível.

Assim, o melhor a fazer a respeito, é não somente definir novas Regras de Etiqueta, mas também, criar instruções claras sobre o modo de postar dúvidas, comentários e problemas.

A primeira instrução que eu daria seria a seguinte:

Citar
Não chute! Se você não sabe com certeza qual é a causa do seu problema, narre apenas seus efeitos, de preferência, com todos os detalhes necessários à compreensão do mesmo, inclusive eventuais mensagens de erro. De preferência, faça com que o título contenha o principal efeito do problema a ser reportado.

Assim, ao invés de dar ao seu tópico o título Problemas com o apt-get se você não consegue instalar determinado programa prefira Não consigo instalar codecs de mídia. São os demais membros do fórum, depois de lida a sua mensagem que dirão se o problema é mesmo com o apt-get ou se há outra questão qualquer a ser solucionada.

Offline rodrigorootrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2011, 09:26 »
Aprenda a prestigiar o trabalho dos membros, não somente aqueles que possuem poderes especiais no Fórum, como moderadores e ou administradores. Todos são voluntários, ninguém é renumerado para desempenhar suporte ao usuário do Ubuntu, é preciso reconhecer com elogios o trabalho de todos.

Gostei! 8)

Offline dhcp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Os sete mandamentos da Etiqueta Não Oficial do Fórum Ubuntu
« Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2011, 19:39 »
Bom debate, sou um linuxeiro convertido há pouco, mas  há alguns anos verifico fóruns como esse e outros, me corrija se eu estiver errado moderador, mas  é possivel verificar a possibilidade de  incluir uma regra do tipo "Se não sabe algo , não fale nada ". Explico, em muitos fóruns por aí e aqui mesmo no ubuntu (vez ou outra) aparece uma pessoa com um dúvida e aparece respostas tipo "Não sei também", "joga no google", "pergunta em outro fórum", isso é muito chato e não vejo valor colaborativo nesse tipo de resposta. Será que há possibilidade  de  evitar essa prática de aprendizes de tr00ls

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: H - Bela dica!
« Resposta #14 Online: 04 de Maio de 2011, 06:22 »
Também acho muito importante definir corretamente o assunto, as vezes você procura um tempão uma dica que estava num tópico com um nome completamente doido!   :shock:
Complicado isso para iniciantes em informática e mais ainda no mundo Linux, e mais ainda do mais ainda dos que saem do Windows. É o mesmo que tentar comprarar alguém que fala inglês com quem fala portugues e tentar achar uma pergunta em inglÊs que se está acostumado à definição em portugues.

EU mesmo tive um tópico movido(agora restaurado) por que me disseram que eu infringi as regras do fórum por dar um up no tópico. Oras, tem milhares de pessoas entrando na inclusão digital e a maioria não lê regras de fóruns. Eu mesmo raramente leio pois entendo que na maioria é madatória a educação, manter a ordem e cumprir as regras básicas sociais.

Por outro lado, o que um moderador entende como "up" num tópico, poderia ser apenas uma questão de ansiedade de quem postou o tópico, que é o meu caso.

Bastaria uma postagem do moderador no próprio tópico para que eu me contesse a posteriori. Mas tudo bem aguas passadas...

Mas gostaria de lembrar que existe uma diferença gritante entre usar o linux e administrar o linux. Vou postar alguns "causos" lá no tópico iniciantes.

Abraços à todos, meu nome é Luiz e tenho 48 anos, usuário básico de Linux Kubuntu