Aloha,
Bem, eu não estou rodando nenhum phpBB no momento (sistema que este fórum utiliza) e não lembro precisamente se ele tem esse recurso, mas sendo o sistema de fórum mais popular existente, tenho quase certeza que ele possui.
Em algum lugar da administração ou configuração do fórum deve haver uma opção de 'read only' (não necessariamente com esse nome). Ativando essa opção, nenhum dado será gravado no fórum como explicado, mas ele continuará acessível para consulta. Seria uma espécie de congelamento.
Se o read only não for habilitado e o fórum continuar aceitar gravação de dados, tudo que for gravado no fórum atual durante a transferência será perdido, por isso os administadores daqui optaram por deixar o fórum fora do ar nesse meio tempo, para evitar que alterações feitas DURANTE o processo de migração fossem perdidas.
Mas se conseguirem/puderem fazer o que sugeri, o fórum continuará acessível nesse período de transição, sem perda de dados na migração, sem inconcistência de dados etc. Acho importante pois a previsão é de que o processo leve DIAS e o fórum é uma fonte rica de informações para passar tanto tempo fora do ar.