Autor Tópico: Modoficar tudo para números... (Como?)[Resolvido]  (Lida 1460 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Modoficar tudo para números... (Como?)[Resolvido]
« Online: 05 de Junho de 2010, 17:18 »
Suponhamos que eu tenha uma pasta com aproximadamente 1000 fotografias cujos nomes que identificam essas fotografias sejam os mais estranhos possíveis (típico de máquinas fotográficas). Bem, como posso modificar todos esses nomes para números? Evidentemente que me refiro a algum comando afinal de contas modificar usando F2 e renomear o arquivo, sendo 1000 arquivos é dureza.... rsrsrsrs...
« Última modificação: 08 de Junho de 2010, 10:02 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Modoficar tudo para números... (Como?)
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2010, 19:27 »
Talvez isso possa dar uma luz no fim do túnel:

Citar
(...)
for f in *.txt; do mv ./”$f” “123_${f%.txt}.txt”; done

Como observado, ele acrescenta a sequencia: “123_” como prefixo em todos os arquivos com extensão .txt da pasta atual. Obviamente o comando pode ser alterado a seu próprio critério.

fonte

Offline 10aduzia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Modoficar tudo para números... (Como?)
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2010, 10:12 »
Joao,  pode tentar o pyrenamer, veja se funciona...apesar de vc ter dito aí que queria um comando, mas....precisei renomear alguns arquivos e esse me ajudou.

falou

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Modoficar tudo para números... (Como?)
« Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2010, 10:08 »
Cara esse Pyrenamer é muito interessante, uma interface muito boa. Agora tem o seguinte: Em que local especifico que não quero os nomes nos arquivos e sim que quero que eles sejam substituídos por números?

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Modoficar tudo para números... (Como?)
« Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2010, 10:17 »
Acabei de verificar que a mudança que eu quero pode ser efetuada na guia Patterns onde tenho que substituir a original files... pelo que eu escrever em renemad files... porém, como saber o que escrever, tanto na linha de cima quanto na linha de baixo?

Offline 10aduzia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Modoficar tudo para números... (Como?)
« Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2010, 21:43 »
Opa.
Eu usei pouco o programa por enquanto, mas até agora tem funcionado. Se botar o mouse em cima do campo 'original file name' e 'renamed file name', vai ver que aparecem as opções. Dá pra dar um preview antes de salvar, e ir acertando a gosto. Segue uma imagem como exemplo. Você usa o nome que quiser...usei foto seguido numerando a sequência com 3 digitos... espero que ajude.



http://i25.photobucket.com/albums/c79/petonella/pyrenamer01.png
« Última modificação: 07 de Junho de 2010, 21:54 por 10aduzia »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Modoficar tudo para números... (Como?)
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2010, 10:02 »
caramba... bem mais simples do que eu imaginava... rsrsrsrsrs... Bem, sendo assim, problema resolvido. Mais uma vez, muito obrigado e tudo de bom a todos vocês que sempre me socorrem nas minhas mais diversas dúvidas... Valeu e tudo de bom.