Autor Tópico: Querendo migrar pro ubuntu :X  (Lida 1994 vezes)

Offline wingman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Querendo migrar pro ubuntu :X
« Online: 17 de Maio de 2010, 19:44 »
Boa noite (dia, tarde, sei lá) pessoal. Meu nome é Otávio e  a situação é a seguinte: Sempre gostei muito de informatica mas era aquele usuario comum( computador servia só para jogos e internet) mas como nesse ano iniciei o curso de ciências da computação eu decidi ir mais a fundo no computador, e foi ai que pensei em testar o linux (pra mim proficional no ramo da informatica tem que ser "multi-plataforma") mas ai vem a duvida, qual usar? ubuntu, mandriva.... eu dei uma pesquisada no papai google  e em foruns e gostei bastante do ubuntu só que to em duvida se vai funcionar direito no meu notebook(drives...) afinal a minha placa de video é a Sis 3 Mirage, e essa placa é massacrada em tudo que é canto. Olhando no forum vi que muitos tem problema com a aceleração 3D, isso não tem solução? porque pra mim é essencial a placa funcionar que nem no windows (a placa já é uma porcaria, se piorar não dá pra usar). Vale apena usar a versão mais atual do ubuntu ou espero mais um tempo?
 
vlw pessoal.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Querendo migrar pro ubuntu :X
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2010, 20:03 »
Olá, seja bem vindo ao fórum.

Especifique exatamente o modelo do chipset de sua placa; use a Pesquisa aqui do fórum que há uma chance de 90% de alguem daqui ter o mesmo modelo de placa de vídeo e você encontrar rapidamente uma solução para o que talvez possa ser um possível problema.

Offline wingman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Querendo migrar pro ubuntu :X
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2010, 20:41 »
Pois é, fui ver aki  e é da serie SIS672.
A versão atual do ubuntu tem suporte pra essa placa? ou melhor usar uma mais antiga?

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Querendo migrar pro ubuntu :X
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2010, 20:55 »
Pois é, fui ver aki  e é da serie SIS672.
A versão atual do ubuntu tem suporte pra essa placa? ou melhor usar uma mais antiga?
A minha é uma SIS6326, ela não tem suporte a aceleração 3D, mas funciona perfeitamente!
(também é mais antiga que a sua, logo a sua deve funcionar)
Testa o opengl(pra 3D) com o livecd do Ubuntu

Quanto ao desmpenho, não espere muita coisa, mas se quiser faça um benchmark usando este tutorial http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20100205.php
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline wingman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Querendo migrar pro ubuntu :X
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2010, 21:24 »
Vlw pessoal, agora só tenho mais uma dúvida.... se eu instalar pelo wubi(acho que esse é o nome) dá algum problema? e os arquivos que eu baixar no ubuntu vo poder acessar do windows?(já que os dois tão juntos na mesma partição)

vlw gente

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Querendo migrar pro ubuntu :X
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2010, 21:29 »
Pois é, fui ver aki  e é da serie SIS672.
A versão atual do ubuntu tem suporte pra essa placa? ou melhor usar uma mais antiga?

Fiz uma pesquisa rápida no google, e segundo o que eu li, funciona. O suporte a 3D pode ser limitado, mas a resolução vai ficar... boa dentro dos limites.

No 10.04 vem um driver que deve dar conta de 2D tranquilamente, as dicas a baixo visam melhorar o suporte e até gerar suporte a 3D básico.

http://julianosodeiro.wordpress.com/2010/04/25/23/
http://curitec.blogspot.com/2010/05/sis-671-e-ubuntu-1004-lucid-32bit.html
http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/05/sis-671-672-mirage-3-funcionando-no.html
http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/04/sis-671-672-mirage-3-funcionando-no.html
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalar-driver-de-placa-de-video-SIS-em-notebook-problematico-%28resolucao-de-video-e-3d%29

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Querendo migrar pro ubuntu :X
« Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2010, 21:49 »
Vlw pessoal, agora só tenho mais uma dúvida.... se eu instalar pelo wubi(acho que esse é o nome) dá algum problema? e os arquivos que eu baixar no ubuntu vo poder acessar do windows?(já que os dois tão juntos na mesma partição)

vlw gente

Melhor instalar em dual-boot.
Separe parte do disco para o Ubuntu, parte para o Windows. O próprio instalador faz isso.
Ubuntu acesse nativamente Windows, o contrário não é verdade (só com gambiarras).
Baixe o live-cd e faça uma instalação padrão.

Vamos começar do jeito certo ;) Wubi é solução meia-boca.

Parabéns pela mente aberta. Não é todo mundo que entende que conhecer mais plataformas é uma obrigação de quem entra neste curso.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline MrGoodCat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Querendo migrar pro ubuntu :X
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2010, 19:35 »
se estiver com duvida.. testa pelo liveCD que responde bastante coisa.
o wubi nao vale a pena.

Offline wingman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Querendo migrar pro ubuntu :X
« Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2010, 20:07 »
aew  pessoal instalei o ubuntu :D mas tô tendo um problema pra arrumar a placa de video... não consigo mover o drive que eu baixei pra pasta dele( tô seguindo um tutorial), fica falando que não tenho permição. Pesquisei no google e disse que eu tinha que ser root, ai então configurei a senha root e digito o comando su no terminal( disseram que vira root né) mas continua a mesma coisa... Alguém pode dizer o que tô fazendo de errado?(já foi meia hora só nessa derma de drive:$).

vlw

Edit: Deixa pra lá, consegui :D tava na cara...
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 20:18 por wingman »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Querendo migrar pro ubuntu :X
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2010, 20:16 »
aew  pessoal instalei o ubuntu :D mas tô tendo um problema pra arrumar a placa de video... não consigo mover o drive que eu baixei pra pasta dele( tô seguindo um tutorial), fica falando que não tenho permição. Pesquisei no google e disse que eu tinha que ser root, ai então configurei a senha root e digito o comando su no terminal( disseram que vira root né) mas continua a mesma coisa... Alguém pode dizer o que tô fazendo de errado?(já foi meia hora só nessa derma de drive:$).

vlw

Edit: Deixa pra lá, consegui :D tava na cara...
tente             sudo su       
Gentoo — Controle total sobre o sistema.