Autor Tópico: Explicação para quê servem/interligam-se o eclipse+apache+mysql+php?[resolvido]  (Lida 2677 vezes)

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Sei que o apache é um servidor web (ou para web); o eclipse permite rodar aplicações java dentro do html; o php é uma linguagem que é usada do lado do servidor e o mysql é para banco de dadosOk.

Sei que, sintetizando, tudo isso serve para desenvolvimento web, não é? Ou não?
Corrijam-me onde estiver errado, por favor.

Desculpem-me esta 'salada', mas tenho lido definições técnicas a perder de vista e cada vez mais me embaralho nesta profusão de siglas, especificações e termos.
Gostaria de uma explicação desembaraçada e compreensível dos programas em questão e de como eles trabalham em grupo.
Estou dando meus primeiros passos em html (é... já vi que o caminho é um pouco longo hehe) e a cada vez mais tenho me interessado pelo tema em geral.

Daí que, dando um 'googleada' achei um post interessante no VOL  e que chamou-me a atenção,
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-+-Apache2-+-MySQL-+-PHP5/
principalmente o fim do artigo que diz:

Citar
Agora construa o seu site e fique tranqüilo.

Perdoem-me a cavalar ignorância, mas eu pensei que com html, css e afins eu já estaria de posse de tudo que é necessário para se ter um site.
Tudo bem, do meu lado - como cliente, mas e como servidor? O que acontece?
Então como todas estas ferramentas podem me ajudar mais ainda?
Preciso mesmo delas?

Obrigado pelas elucidações desde já.
« Última modificação: 19 de Maio de 2010, 01:44 por Darth Vader »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Explicação para quê servem e como integram-se o eclipse+apache+mysql+php?
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2010, 01:13 »
Só errou na parte do eclipse, ele é um IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento em português) escrito em java e para desenvolver aplicativos java mas que tem seu "poder" estendido com plugins, como o pdt para desenvolvimento PHP. Você pode usar um ide no lugar do seu editor de texto já que ele inclui um editor e mais algumas ferramentas (variando de ide para ide) como compilador, depurador e até geradores de código. O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados.

Perdoem-me a cavalar ignorância, mas eu pensei que com html, css e afins eu já estaria de posse de tudo que é necessário para se ter um site.
Tudo bem, do meu lado - como cliente, mas e como servidor? O que acontece?

Você tem e não tem. Explico, você é capaz de montar várias paginas, que juntas formam um site, só com html e css mas você deve ter notado que o conteúdo é estático, o que você escreveu é o que vai aparacer do lado cliente, o servidor web não vai processar nada.

Vou tentar detalhar de forma clara:

Você já deve ter lido que html é uma linguagem de marcação, correto? Você usa ela para marcar um texto, tornando ele rico; coisas como: aquilo é um titulo, tem que ter letra maior; aquele outro pedaço é um paragrafo; isso é uma tabela; etc; etc.  Essas marcações (assim como o texto em si) não são interpretados pelo servidor, ele só passa para o navegador do lado cliente, é ele que tem a função de transformar as marcações no que elas representam, percebeu?
O servidor disponibiliza páginas que normalmente são baixadas pelos clientes usando navegadores que por sua vez são capazes de reconhecer o que as marcações significam para mostrar de forma coerente.

Agora imagina que você montou um layout simples(cabeçalho,um menu,um lugar para o texto e um rodapé), a única diferença de uma página para outra é o texto (cabeçalho,menu e rodapé são imutáveis). Se você só usa html a saída é criar um novo arquivo, copiar o modelo e trocar o texto, nada demais né? A maior parte (pelo menos das marcações) você vai copiar e o texto, de qualquer forma, vai ter que ser escrito.

Mas isso trás problemas, em belo dia você tem quinhentas páginas e resolve mudar o layout ou precisa mudar um link que está em todas as páginas, vai lá mexer em página por página ou pensar numa forma de criar/usar um programa que faça substituições em lote... Se você só vai mudar o texto, não é melhor, salvar ele em algum lugar centralizado (como um arquivo texto/xml/banco de dados)? Ai você usa uma linguagem de programação(que vai ser executada do lado do servidor, onde estão os arquivos) para ler essa "central" e dependo da pagina ela escreve um determinado texto. Muito mais prático concorda? O conteúdo fica todo em um mesmo lugar separado do html e uma linguagem qualquer vem e junta as duas partes. O texto passa a ser gerado dinamicamente.

Esse é um exemplo básico, qualquer parte de uma página pode ser gerada dinamicamente. Hoje, poucas páginas são puramente html, qualquer servidor furreca fornece um banco de dados MySQL e PHP, fora que você não precisa necessariamente programar as páginas, existem ótimos sistemas de gerenciamento de conteúdo por ai.
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 01:21 por irtigor »

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Explicação para quê servem e como integram-se o eclipse+apache+mysql+php?
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2010, 02:15 »
Aaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh... as nuvens dissipam-se, afinal hehehehehe
Começo a entender os 'mistérios' dessa mistureba toda.

Mas com relação aos programas citados, então seria bom que eu - como futuro webdesigner (se Deus permitir) - soubesse manejá-los também, não é?

 E qual desses programas faz esse trabalho?:

Citar
Ai você usa uma linguagem de programação(que vai ser executada do lado do servidor, onde estão os arquivos) para ler essa "central" e dependo da pagina ela escreve um determinado texto.

Pergunto isso porque, de acordo com a dica do VOL, eu to baixando os programas citados, menos o Eclipse.

Para um webdesigner é necessário aprender a mexer nesse tal Eclipse tmb ou não é assim tão importante?




Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Explicação para quê servem e como integram-se o eclipse+apache+mysql+php?
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2010, 03:00 »
Mas com relação aos programas citados, então seria bom que eu - como futuro webdesigner (se Deus permitir) - soubesse manejá-los também, não é?

 E qual desses programas faz esse trabalho?:

Citar
Ai você usa uma linguagem de programação(que vai ser executada do lado do servidor, onde estão os arquivos) para ler essa "central" e dependo da pagina ela escreve um determinado texto.
É bom, mas normalmente é usado um padrão como o MVC para deixar tudo separado. PHP.

Para um webdesigner é necessário aprender a mexer nesse tal Eclipse tmb ou não é assim tão importante?
Não, nem para quem deseja programar ele é importante.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Explicação para quê servem e como integram-se o eclipse+apache+mysql+php?
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2010, 01:43 »
Irtigor, muito obrigado pela disponibilidade em responder.
E desanuviou muitas 'nuvens' de dúvidas que eu tinha.
Os assuntos agora serão mais 'digeríveis na' hora da leitura e posterior compreensão.
Grande abraço.