Autor Tópico: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook  (Lida 1995 vezes)

Offline ehj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Online: 19 de Maio de 2010, 10:22 »
Amigos, me deram um notebook já antigo , um Sony Vaio modelo VGN-A217S link: http://support.vaio.sony.eu/computing/vaio/specifications/index.aspx?m=VGN-A217S&l=en_GB.

Queria saber em primeiro lugar se é possível instalar o Ubuntu 10.04 nessa máquina e se for possível, a performance será melhor do que ter o windows XP nele (  :-[ fato que não gostaria mesmo). É que como estou sem micro e me foi dado essa máquina para mim seria ideal se rodasse linux nele por isso faço aqui minha pergunta de iniciante nessa parte de instalação e compatibilidade.

Abs

Junior
Junior

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2010, 11:02 »
ehj

No momento estou digitando num Vaio, só que de última geração, um intel i3 com o 9.10, pela minha experiência com esse Vaio, acho que funcionará, pode ser que algum usuário já tenha instalado em um Vaio igual ao seu, aí sim ele poderá afirmar para ti.
Mas essa dúvida até que é fácil resolver. Você tem algum Live CD do Ubuntu 10.04 ou outro anterior? Se tiver de um boot pelo Live CD e verifique se ele reconhece bem seus hardware e como ele se comporta com a configuração  do seu note. Presumo que você já tenha o XP instalado, se ele roda bem o XP, rodará bem o 10.04 e você mesmo poderá verificar.

Instale em dual boot, tem diversas informações no forum de como fazer isso.

Boa sorte e um forte abraço.

Offline ehj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2010, 11:20 »
Mas caso funcione será que a performance será melhor no linux do que no xp ?


Jr
Junior

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2010, 11:30 »
Deve funcionar sim, as especificações estão bem dentro do necessário pra funcionar, mas instalação de Linux em notebook é sempre problemática; eu acho que vc deveria começar com o 9.04, depois o 9.10 e depois o 10.04, já coloquei o 9.04 em notebooks e quase não houveram problemas. Só o teste 'in loco' lhe dará certeza se vai funcionar ou não, pois informática não é uma ciência exata, heheheheh...  ;D


Amigos, me deram um notebook já antigo , um Sony Vaio modelo VGN-A217S link: http://support.vaio.sony.eu/computing/vaio/specifications/index.aspx?m=VGN-A217S&l=en_GB.

Queria saber em primeiro lugar se é possível instalar o Ubuntu 10.04 nessa máquina e se for possível, a performance será melhor do que ter o windows XP nele (  :-[ fato que não gostaria mesmo). É que como estou sem micro e me foi dado essa máquina para mim seria ideal se rodasse linux nele por isso faço aqui minha pergunta de iniciante nessa parte de instalação e compatibilidade.

Abs

Junior
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Antonio Novaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2010, 11:50 »
Funciona sim...
claro que tu não vai colocar para rodar filme, programar em jAVA, e ficar fazendo download de ISO's tudo junto.
dá para usar sim
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

Offline ehj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2010, 11:52 »
Legal Antonio mas vc acha que vai rodar mais suave que se estiver com o XP ? Está com 2GB de Ram que é o máximo que ele suporta...
Junior

Offline Antonio Novaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2010, 12:09 »
sua máquina tem 2GB ????  :o Pensei que fosse 512MB
Roda tranquilo....

Geralmente o Ubuntu se comporta mais leve que o windows.
Mas como o caso o XP é mais simplista que o 10.04 é um pouco diferente compará-los, porém você não terá problema quando a leveza.

Use no Live CD do Ubuntu 10.04, a velocidade que funcionar será maior do que se tiver instalado.
Exemplo: se um OpenOffice abrir em 20 segundos, quando instalado abrirá em 10. (as contas são suposições, só para exemplificar).

Entendeu??? testa ai o Live CD do Ubuntu 10.04
« Última modificação: 19 de Maio de 2010, 12:20 por Antonio Novaes »
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2010, 13:16 »
Ola e so acessar;

Página de verificação de drivers de dispositivos para Debian(Ubuntu e GNU/Linux)---> http://kmuto.jp/debian/hcl/

E executar o lspci copiar e colar no campo para verificar a compatibilidade do seu hardware com o do banco de dados.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ehj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2010, 14:25 »
É que suporta até 2GB...  valeu..

sua máquina tem 2GB ????  :o Pensei que fosse 512MB
Roda tranquilo....

Geralmente o Ubuntu se comporta mais leve que o windows.
Mas como o caso o XP é mais simplista que o 10.04 é um pouco diferente compará-los, porém você não terá problema quando a leveza.

Use no Live CD do Ubuntu 10.04, a velocidade que funcionar será maior do que se tiver instalado.
Exemplo: se um OpenOffice abrir em 20 segundos, quando instalado abrirá em 10. (as contas são suposições, só para exemplificar).

Entendeu??? testa ai o Live CD do Ubuntu 10.04
Junior

Offline Antonio Novaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2010, 18:37 »
Tranquilo.... ele rodará melhor que o XP (eu acredito)... O 10.04 veio com uma proposta de ser mais rápido, ágil
quando você fala XP é crú? sem office, anti-virus, firewall, antispyware????
vai que é melhor... mas uma coisa... se for comparar compare a técnica, desempenho não aparencia, gosto, costume
o linux e windows diverge muito sobre interface (GUI), mas o linux pode ficar com cara de windows se quiser (pessoalmente sou contra, mas para usuários que estão mudando agora é um boa para não ter tanto impacto).

Use o ubuntu, vai gostar... fico tranquilo quanto a vírus... só blz...

e saber que tem trocentas pessoas disposta a ajudar a resolver problemas é show.. sem depender de cracker, programas de terceiros e etc e tal.

qualquer coisa o fórum unbuntu ajuda.

abraço
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: duvida se o ubuntu rodará legal no meu notebook
« Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2010, 21:35 »
Nesse Vaio ai roda "liso", mas talvez nem tão leve quanto o Windows XP "pelado", não dá para comparar um sistema operacional de 2001 com um nove anos mais novo, contudo ainda acredito que o Windows XP SP3 com anti-vírus, firewall e todas as atualizações instaladas com o tempo torna-se mais lento o Ubuntu, que tende a não perder desempenho com o uso.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740