Autor Tópico: menu.lst vazio  (Lida 4446 vezes)

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
menu.lst vazio
« Online: 20 de Maio de 2010, 14:19 »
ola! esta é minha primeira vez aqui e espero voltar mais vezes principalmente se puder ajudar alguem. o que esta acontecendo é o seguinte: estou tentando mudar o time do grub e pesquisando vi que para isso deveria editar dentro do arquivo menu.lst a linha timeout 10, eu já abri ele pelo terminal e tambem em modo grafico mas ele esta vazio, não tem nenhuma linha escrita que possa ser editada o que devo fazer? o arquivo esta simplesmente vazio...
« Última modificação: 21 de Maio de 2010, 15:57 por jfulber »
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: menu.lst vazio
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2010, 15:11 »
Ola jfulber, bem vindo vc pode antes de alterar alguma coisa fazer um back-up desse arquivo. O programa mais aconselhavel na minha opinião e o startupmanager com ele da para mudar a contagem dos segundos, selecionar qual o sistema a dar o boot preferencialmente. So nao marque 0 segundos e selecioneo o Windows.

sudo apt-get install startupmanager -y
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: menu.lst vazio
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2010, 18:00 »
a partir da versao 9.10 o ubuntu usa o grub2 e nele nao tem o menu.lst...  o arquivo que vc tem que editar com muito cuidado é o ""/etc/default/grub""  e boa sorte, mas antes faça backup do mesmo, caso precise restaura-lo...
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: menu.lst vazio
« Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2010, 15:51 »
primeiramente quero agradecer a rapidez com que obtive respostas, mas eu instalei o start-manager e alterei os 10 segundos para 100 segundos, então fui lá no ""/etc/default/grub"" e percebi que a linha onde constava o numero 10 foi alterada para 100, mas mesmo assim quando reiniciei a maquina ela só contou os 10 segundos, refiz todos os passos anteriores e alterei então para 60 segundos e lá no /etc/default/grub também houve a alteração dos 100 para 60 mesmo assim ainda não funcionou.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: menu.lst vazio
« Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2010, 16:02 »
primeiramente quero agradecer a rapidez com que obtive respostas, mas eu instalei o start-manager e alterei os 10 segundos para 100 segundos, então fui lá no ""/etc/default/grub"" e percebi que a linha onde constava o numero 10 foi alterada para 100, mas mesmo assim quando reiniciei a maquina ela só contou os 10 segundos, refiz todos os passos anteriores e alterei então para 60 segundos e lá no /etc/default/grub também houve a alteração dos 100 para 60 mesmo assim ainda não funcionou.

Digite no terminal:

sudo update-grub2
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: menu.lst vazio
« Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2010, 16:07 »
Ola, aqui funciona da seguinte forma, o padrao e 10 segundos se vc apertar qualquer tecla ele cancela a contagem e aguarda a definição do usuario.
Por que vc quer um tempo mais longo? se vc entrar (alterar o arquivo para 100 ) e digitar o sudo update grub nao sei se vai alterar a contagem para 100, nao estou vendo ou nao estou entendendo porque vc quer uma contagem grande de segundos na inicialização...........

Aqui eu uso 0 segundos mesmo porque nao acho conveniente dar ao usuario a oportunidade de entrar no grub teclar "e" e fazer alteraçoes indesejadas(como por exemplo tentar alterar a senha do sudo pelo grub) que pode ser considerada uma falha de segurança na minha opinião.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: menu.lst vazio
« Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2010, 16:19 »
Ola, aqui funciona da seguinte forma, o padrao e 10 segundos se vc apertar qualquer tecla ele cancela a contagem e aguarda a definição do usuario.
Por que vc quer um tempo mais longo? se vc entrar (alterar o arquivo para 100 ) e digitar o sudo update grub nao sei se vai alterar a contagem para 100, nao estou vendo ou nao estou entendendo porque vc quer uma contagem grande de segundos na inicialização...........

Aqui eu uso 0 segundos mesmo porque nao acho conveniente dar ao usuario a oportunidade de entrar no grub teclar "e" e fazer alteraçoes indesejadas(como por exemplo tentar alterar a senha do sudo pelo grub) que pode ser considerada uma falha de segurança na minha opinião.

Em termos de segurança eu concordo com vc,mas no meu caso tenho 3 sistemas instalados na maquina então preciso de um tempo para escolher qual vou usar, pois eu uso o ubuntu para 'quase' tudo mas tem alguns programas da faculdade que só rodam no windows, tipo photoshop / dev c ++ / adobe premiere e alguns outros que preciso usar então preciso usar o windows xp ou 7 , e a questão do longo tempo é porque eu uso o note tbm no trabalho e muitas vezes qdo ligo aparece algum cliente ou toca um telefone e eu acabo perdendo o tempo da escolha do sistema e tenho que reiniciar a maquina de novo, na verdade mesmo eu preferia que não houvesse contagem de tempo, mas acho que isso não deve ser possível.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: menu.lst vazio
« Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2010, 16:26 »
Ola, aqui entrei com 999 e ele me deu 99 segundos na inicialização, se formos analizar o PC demora(aqui no meu caso que estou em um note) 4 segundos para chegar ao grub se vc apertar qualquer tecla ele para imediatamente. Entao(por favor nao me leve a mal) que atividade nao pode esperar 5 segundos? Tempo é dinheiro? Pois é nos dias de hj :)

Veja tbm;

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/?p=2404
« Última modificação: 21 de Maio de 2010, 16:48 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: menu.lst vazio
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2010, 16:41 »
Ola, aqui entrei com 999 e ele me deu 99 segundos na inicialização.
Fiz isso tbm e ainda não funcionou, ja atualizei o grub e nada ainda...inclusive não é minha intenção tornar o windows o s.o padrão mas fiz a altereção no start-up manager pra ver o que acontecia e nada...continuou como estava, o estranho é que nos arquivos de configuração todas as alterações que faço aparecem mas não funcionam mesmo assim.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: menu.lst vazio
« Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2010, 17:44 »
ja tentou modificar o /etc/default grub   e depois dar um update-grub
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: menu.lst vazio
« Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2010, 12:49 »
ja tentou modificar o /etc/default grub   e depois dar um update-grub
Ola!! Na verdade eu não modifiquei diretamente o arquivo eu usei o start up-manager para fazer as alterações e fui verificar neste arquivo citado e as modificações aparecem lá, depois disso ja dei vários update-grub...mas ainda não deu...inclusive como outro colega tinha escrito anteriormente eu tambem dei um update-grub 2 e então o programa informou que não tinha o arquivo menu.lst e perguntou se eu queria cria-lo, respondi que sim e ele foi criado mas nada mudou...o sistema não sai dos 10 segundos...
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits