Autor Tópico: Remover completamente um programa  (Lida 33506 vezes)

Offline _bruninha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Remover completamente um programa
« Online: 24 de Maio de 2010, 22:50 »
Quero remover o Eclipse do meu Ubuntu, quero fazer ele voltar as configurações padrão aí para isso removi o Eclipse. voltei a instalar ele pelo apt-get só que as configurações antigas voltaram, voltei a remover o eclipse só que dessa vez eu também fui na minha pasta pessoal e deletei o arquivos .eclipse, e voltei a remover o eclipse mais ele ainda voltou com as configurações antigas. Em todas as vezes que utilizei o comando sudo apt-get install eclipse-platform depois da primeira vez que instalei o eclipse ele não baixou nada da internet já instalou direito sem precisar baixar nada da internet.
Como removo completamente sem sobrar nada do eclipse para poder fazer uma instalação limpa dele posteriormente?
Ubuntu 10.04 \o/

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Remover completamente um programa
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2010, 23:06 »
" Removendo pacotes com o apt-get

Se você não quer mais utilizar um determinado programa, pode desinstalá-lo através do comando apt-get. Para isso, basta digitar:

sudo apt-get remove nomedoprograma

Por exemplo, suponha que você queira desinstalar o Mozilla Thunderbird. O comando ficará então da seguinte forma:

sudo apt-get remove mozilla-thunderbird

É importante destacar que o comando acima remove o programa, mas mantém os arquivos de configuração, caso estes existam. Para uma desinstalação total do programa, incluindo arquivos extras, deve-se usar o comando:

sudo apt-get --purge remove nomedoprograma
"
http://www.infowester.com/aptget1.php

Espero que ajude.
A propósito... a foto é própria ou avatar? ;)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Remover completamente um programa
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2010, 23:16 »
" Removendo pacotes com o apt-get

Se você não quer mais utilizar um determinado programa, pode desinstalá-lo através do comando apt-get. Para isso, basta digitar:

sudo apt-get remove nomedoprograma

Por exemplo, suponha que você queira desinstalar o Mozilla Thunderbird. O comando ficará então da seguinte forma:

sudo apt-get remove mozilla-thunderbird

É importante destacar que o comando acima remove o programa, mas mantém os arquivos de configuração, caso estes existam. Para uma desinstalação total do programa, incluindo arquivos extras, deve-se usar o comando:

sudo apt-get --purge remove nomedoprograma
"
http://www.infowester.com/aptget1.php


Outra forma de remover um aplicativo junto com os arquivos de configuração é usando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge nomedoprograma

Mas isso não vai fazer você baixar o programa novamente já que, muito provavelmente, ele está no cache. Para apagar o cache completamente, para baixar novamente o pacote, use:


Código: [Selecionar]
sudo apt-get clean

Offline _bruninha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Remover completamente um programa
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2010, 23:17 »
Então, utilizei o comando sudo apt-get --purge remove eclipse-platform, aí fui instalar o programa novamente e a nova instalação ainda veio com as minhas configurações antigas, não removeu completamente o programa. =(

Respondendo a pergunta....é própria! Só não vale rir....
Ubuntu 10.04 \o/

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Remover completamente um programa
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2010, 23:27 »
...Respondendo a pergunta....é própria! Só não vale rir....


Acho que só faltou o sudo apt-get clean que o amigo Irtigor mencionou.

Agora, em off :
Rir? Jamais.
A palavra certa é...u-a-u!  :o
Parabéns
 ;)
 :-*

A-hã... desculpe o "arroubo" juvenil.
« Última modificação: 24 de Maio de 2010, 23:30 por Darth Vader »

Offline utikawa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Remover completamente um programa
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2010, 07:44 »
O comando
Código: [Selecionar]
sudo apt-get clean

vai excluir do cache, forçando o apt-get a baixar o programa novamente então não será isso que resolverá o problema da configuração...
Tente rodar o seguinte:

Código: [Selecionar]
strace -f eclipse 2>&1 | grep open

Será exibida a lista de todos os arquivos abertos pelo eclipse e portanto será possível identificar onde estão os arquivos de configuração.
Qualquer coisa mande o resultado deste comando aqui no fórum!