Autor Tópico: Programa para gerir bateria,cpu etc.  (Lida 1602 vezes)

Offline Guero88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Programa para gerir bateria,cpu etc.
« Online: 28 de Maio de 2010, 15:43 »

Boa Tarde

Gostaria de saber se existe um programa para ubuntu que dê para escolhermos tipos diferente de gestão na energia. Sei que o ubuntu já vem com o programa " gestão de energia, mas este é muito basico, não dá para muita coisa. O que gostaria era de ter um programa que desse para por exemplo personalizar 3 tipos de gestão de energia diferentes. Por exemplo quando quero deixar o computador ligada a fazer downloads, posso baixar a velocidade do cpu, baixar o brilho etc, porque não estou a trabalhar, e assim ele não precisa de estar a "puxar" por esse componentes sem necessidade.
Se houver algum programa deste tipo gostava imenso de o ter.

Obrigado

Cumprimentos


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Programa para gerir bateria,cpu etc.
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2010, 15:55 »
Essa possibilidade existe mas não conheço nenhum programa gráfico...

EDIT1 - Acabei de conhecer

Usando o cpufreq-applet
Outra forma é permitir a escolha da frequência de acordo com a necessidade através do applet do Gnome. Clique com o botão direito num espaço vazio da barra do Gnome e escolha adicionar ao painel, na lista escolha Monitor de Graduação de Frequência da CPU.
« Última modificação: 28 de Maio de 2010, 16:03 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Programa para gerir bateria,cpu etc.
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2010, 16:53 »
Usando o cpufreq-applet

Você conseguiu habilitar ele no 10.04 como usuário?

até o 9.10 eu fazia com o pé nas costas, mas no 10.04 com o readahead a coisa ficou muito complicada. Eu preciso dele para colocar no modo conservative e economizar bateria no netbook, quando só uso um aplicativo por vez.

[],s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Programa para gerir bateria,cpu etc.
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2010, 16:59 »
Tem o Battery Status, é meio novo e na verdade usa e abusa do que já está disponível em outras vias, mas pode ser interessante.

http://www.webupd8.org/2010/05/battery-status-011-fixes-lots-of-issues.html
http://www.webupd8.org/2010/05/battery-status-01-released-improved.html

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Programa para gerir bateria,cpu etc.
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2010, 17:24 »
Tota mesmo que o programa não funcione sempre a alternativa em modo texto funcionará...

Vc já tentou em modo texto??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois