Autor Tópico: formatação e particionamento com windows  (Lida 1406 vezes)

Offline marciogsc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
formatação e particionamento com windows
« Online: 29 de Maio de 2010, 13:27 »
Olá galera, tenho um PC que atualmente está com windows XP-sp2.
Ja usei instalei o ubuntu 9.04 e gostei muito, porem só tinha ele na máquina. Minha esposa que já não é muito acostumada a usar ficava reclamando então formatei e instalei o windows.

Gostaria de saber se voces poderiam me passar uma configuração para trabalhar com windowns e ubuntu na mesma máquina e de preferencia sem ter que fazer backup dos meus arquivos (para não ter que queimar tanta mídia). Não entendo como funciona as partições no unbuntu "ext.".

Minha configuração atual é HD = 250GB. Quando formatei dividi as partições em 3,
"C:" = 146GB,
"D:" = 146GB,
"E:" = 45GB,

Por algum motivo que desconheço as partições D e E no "meu computador" estão aparecendo como "unidade de DVD" e sem espaço.

Obs: Já baixei a versão "lucidi". Sofri um pouco para configurar a internet na versao 9.04 mas consegui, gostaria de saber se na versão "lucidi" está mais fácil.

Fico grato por qualquer ajuda.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: formatação e particionamento com windows
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2010, 14:01 »
250GB? 146+146+45=337

De qualquer forma, é só formatar uma partição, no hora de formatar escolhe particionamento manual. Para instalar eu recomendo, mas não é necessário, criar três partições:

/ (raiz do sistema) - O tamanho vai depender do uso, o Ubuntu gasta 2.5GB, aproximadamente, após a instalação. Coloque entre 10GB e 15GB, deve ser suficiente.
/home - Onde vão ficar os seus arquivos pessoais. Coloque o tamanho que quiser 5GB, 10GB, 100GB... vai do uso.
swap (memória virtual) - Coloque o quanto precisar.

Aqui eu estou usando ext4, tanto no / quanto no /home mas existem outras opções.

joseoliveira

  • Visitante
Re: formatação e particionamento com windows
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2010, 23:06 »
Olá, ainda sem experiência neste sistema queria colocar a seguinte questão:

Um dos meus HDs é de 300GB e já tinha criado uma partição com 80GB para o windows7 o qual penso apenas utilizar caso não tenha alternativa no Ubuntu na execução de alguma tarefa, mas do pouco que ainda conheço do Ubuntu começo a pensar que o Windows já era!
Como pretendo “ainda” manter essa partição talvez por mais algum tempo e usar o restante espaço não alocado para o Ubuntu, ao criar uma partição para este sistema também com cerca de 80GB, que espaço mínimo terá que ter a (swap)? Poderei colocar a partição /home como “lógica”num outro HD que também está no computador? Ou esta partição lógica terá que ficar no mesmo HD do sistema?

Grato