Autor Tópico: Modem Intelbrás GKM 1200 E - Roteador ADSL2+  (Lida 3919 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Modem Intelbrás GKM 1200 E - Roteador ADSL2+
« Online: 30 de Maio de 2010, 15:39 »
O meu irmão está sem a Internet já faz duas semanas, e ontem decidi ajudá-lo. A Telefônica me informou que a linha dele está em ordem. Então, o problema estava dentro da casa do meu irmão. Troquei o modem, e o meu irmão conseguiu entrar na Internet. Apesar das luzes piscarem, eu fui logo deduzindo que o modem do meu irmão estava com problemas. Comprei um novo lá no Carrefour, por R$ 160,00 (fazer as coisas às pressas só traz prejuízos, é possível adquirir um modem GKM 1200 E por apenas R$ 99,00). Mas na hora de conectar, o Windows não conseguiu conectar. Fiquei essa madrugada testando o novo modem, agora com a ajuda do Ubuntu. Executei $ sudo pppoeconf, mas o Ubuntu não conseguiu encontrar o concentrador do PPOE.

O manual diz que você só precisa configurar o TCP/IP de cada máquina de forma que o modem possa atribuir o endereço automaticamente. Mas como é que a gente faz um negócio desses no ambiente Ubuntu? Nesse fórum, encontrei um enorme tutorial que ensina a mexer em vários arquivos, boa parte nos scripts de configuração. Isso é uma coisa que não tenho coragem de mexer. Procurando por uma solução mais fácil, achei um bom tutorial em http://www.4shared.com/document/d_tjWHeB/Tutorial_para_o_modem_Intelbra.html?err=no-sess - o tutorial em si não faz o menor sentido, mas copiei todos os parâmetros que estão lá, menos o código da operadora. A operadora que o meu irmão usa é a Telefônica, onde o VPI=8 e VCI=35.

Essa é uma solução muito cara, e o pior é que só funciona para um micro que está conectado diretamente no modem, usando o protocolo PPPOe. Hoje, muitos têm dois micros em casa, e usam o clássico modelo modem + roteador para compartilhar a Internet entre os micros. Essa experiência mostrou para mim que sou um péssimo técnico em informática, que gasto muito dinheiro para aproveitar bem pouco todos os recursos que os acessórios podem oferecer. Um bom técnico verificaria primeiro se a configuração do modem do meu irmão estava incorreta, para depois decidir se é necessário ou não comprar um novo modem.

Mas onde achar um bom técnico no sábado à noite, ainda mais numa cidade como é Diadema? Isso é o que o padre Magalhães chama de falta de vocação. Eu não sirvo nem para atender o chamado de Deus, quando muito do meu irmão. O que eu fiz foi baseado numa gambiarra só minha, e certamente a Santa Tereza de Avila não tem a menor responsabilidade por eu ser viciado no pecado da tentativa e erro.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modem Intelbrás GKM 1200 E - Roteador ADSL2+
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2010, 15:53 »
Citar
O manual diz que você só precisa configurar o TCP/IP de cada máquina de forma que o modem possa atribuir o endereço automaticamente. Mas como é que a gente faz um negócio desses no ambiente Ubuntu?
Isso é pra quando o modem está roteado. Ou pra quando você quer configurar o modem...

Solução rápida pro seu caso, "atribuir o endereço automaticamente" -> execute o comando "sudo dhclient eth0 &".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D