Autor Tópico: Vírus no Wine  (Lida 2423 vezes)

Offline Inmortus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Vírus no Wine
« Online: 31 de Maio de 2010, 10:44 »
Pessoal, uma dúvida.
Sou inciante em linux, tenho o ubuntu 10.04 e gostaria de saber se instalando o Wine, minha maquina corre o risco de pegar algum vírus do windows.

 Obrigado a todos.

Abraços!

Offline overlock@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Vírus no Wine
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2010, 11:02 »
Citação de: Inmortus
Pessoal, uma dúvida.
Sou inciante em linux, tenho o ubuntu 10.04 e gostaria de saber se instalando o Wine, minha maquina corre o risco de pegar algum vírus do windows.

Sim, Dentro do painel de configuração, clique em "Drives > Autodect". Isso faz o winecfg criar a configuração que permite que os programas Windows acessem arquivos dentro do seu diretório home e em outras pastas do sistema.

O diretório home é geralmente visto dentro dos programas Windows com o drive "H:" e o diretório raiz aparece como o drive "Z:", mas você pode personalizar a lista, ativando apenas os diretórios que quiser que os aplicativos dentro do Wine possam acessar. A única pasta obrigatória é a pasta ".wine/drive_c" dentro do home, que é vista pelos aplicativos como o C:\.

É importante ter um pouco de cautela ao compartilhar os diretórios, pois assim como roda aplicativos, o Wine é também capaz de rodar muitos vírus, que podem contaminar arquivos dentro das pastas, ou até mesmo deletá-los, assim como faria em uma máquina Windows.

Para os mais precavidos, uma dica é usar um login separado para executar os aplicativos, isolando os aplicativos Windows potencialmente perigosos da sua conta principal. Para isso, você precisa apenas criar a conta usando o "adduser" e usar o "sux" para chavear para ela, como em:

Você pode ver mais detalhes de como configurar >>> O Wine Aqui , Dúvidas é só perguntar !!!
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

Offline Inmortus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Vírus no Wine
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2010, 11:17 »
Obrigadão, amigo. Vou tomar as precauções que vc citou.

Offline Inmortus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Vírus no Wine
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2010, 11:56 »
Acabei ficando com medo e desinstalei o Wine. Não quis correr o risco.

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Vírus no Wine
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2010, 14:08 »
É apenas questão de bom senso, você não precisa desinstalaro Wine por medo de virus.
Basta você reparar na procedência dos programas que vai executar.

Offline queensman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Vírus no Wine
« Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2010, 10:39 »
eu ja testei uma vez, instalei um programa com virus no wine, deu pau apenas no wine, de resto nada mudou, o sistema ficou normal, eu havia instalado o xbmc, do site superdownloads, eu usava o biglinux4.2