Enquete

Como recuperar o boot do Windows após a instalação do Ubuntu (erro do hall.dll)

alterar o conteúdo do arquivo boot.ini (número da partição utilizada)
0 (0%)
recriar o arquivo boot.ini
1 (100%)
reinstalar o Windows e depois recuperar a inicialização com o SuperGrub
0 (0%)

Votos Totais: 1

Autor Tópico: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)  (Lida 9709 vezes)

Offline Celino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Caros, instalar o Ubuntu 10.04 em Dual-boot com o Mac OS X é moleza! O Grub 2 até reconhece a partição HF+ e lista nas opções de inicialização.

Entretanto, instalar em Trial-boot aparentemente seria simples:
1 - Instalar o BootCamp no MacOSX (ok)
2 - Instalar o Windows XP (ok)
3 - DUAL boot funcionando perfeitamente
4 - Instalar o Ubuntu 10.04 (reduzindo a partição NTFS do Windows e criando as partições EXT4 e swap)
5 - GRUB reconhece o Ubuntu, o Windows e o MacOSX: Ubuntu e MacOS funcionam bem
7 - Windows apresenta o erro: "O Windows não pôde iniciar porque o seguinte arquivo está corrompido ou não foi encontrado: Windows\System32\Hal.dll"
8 - Iniciando o Ubuntu, monto a partição /dev/sda3 (onde se encontra o C:) e edito o arquivo "boot.ini" alterando o número da partição de 3 para 2.
9 - Aparentemente isso funciona, porque agora a mensagem desaparece e o Windows inicia, mas o MacBook reboota automaticamente passados alguns segundos após inicialização.

Gostaria muito de entender o que está acontecendo. Sei que mostra uma mensagem antes de resetar, mas é muito rápido...
Muito obrigado,
Celino

Offline alineri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04 - twitter.com/rodrigoalineri
    • Ver perfil
    • Rodrigo Alineri
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2010, 15:43 »
Caro amigo, voce tem um MacBook e Mac OS X, o sistema operacional UNIX mais avançado e seguro do mundo e instala Windows e Linux pra que?

Desculpe não te ajudar com minha resposta, mas não pude deixar de expressar o que penso disso!
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Offline Celino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2010, 19:57 »
Após diversas tentativas de alteração do boot.ini sem sucesso, percebi que o Windows XP se atrapalha mesmo com a partição EFI do Mac. Nesta partição o BootCamp copia os mesmos arquivos de inicalização do Windows e, curiosamente, o conteúdo de ambos é exatamente igual. Fica difícil saber qual é o boot efetivamente carregado, e porque ele erra a partição a ser montada quando se cria mais de 3 partições no HD (um absurdo).

Entendi que este erro primário era exclusivo do RUWindows e decidi tentar instalar a versão 7. Batata! A instalação ocorreu sem problemas e a inicialização também.

Depois, instalei o Ubuntu 10 e o Grub reconheceu todos os sistemas operacionais da máquina (Mac OS X, Windows 7, Ubuntu 10)! Embora a inicialização do Mac ainda não ocorra através do Grub, isso não é um problema, pois os Macs sempre inicializam na partição Mac (a tal da EFI - FAT32 de boot e a HFS+ onde de fato ficam os arquivos). Para inicializar o Grub (ou qualquer outra partição no Mac) é necessário pressionar a tecla Option ao ligar o micro, daí ele mostra graficamente quais partições deseja inicializar. Daí é só escolher a partição Windows (ele não reconhece EXT4), e o Grub abre automaticamente!

Espero que tenha ajudado aos usuários de Mac a não baterem tanto a cabeça como eu fiz.

Abraços 8)

Offline Tuxtu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2010, 18:05 »
Pois é, ontem instalei o Ubuntu 10.04 no meu MacBook e resolvi usar o tal do rEFIt.

Funcionou relativamente bem, quando ligo a máquina, 2 minutos depois ele me mostra qual S.O desejo usar, Ubuntu, Windows, MAC... no meu caso é apenas Ubuntu e Mac... o problema é esse aí, o boot está demorando, arrependido removi o rEFIt e a demora continua, alguém sabe como editar ou pelo menos restaurar o boot do MAC OSX?
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 18:07 por Tuxtu »
Avatar removido por ultrapassar o limite regulamentado nas regras do fórum
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2010, 18:08 »
alguém sabe como editar ou pelo menos restaurar o boot do MAC OSX?


Fácil, fácil

www.apple.com

No fórum Ubuntu é que você não vai encontrar a resposta.

[],s
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 18:11 por Tota »

Offline thiagohrlopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2010, 19:35 »
Celino,

Meu macbook ja esta em dualboot com o windows7, como reduzo a particao do windows para instalar o ubuntu?

Reduzo com um PartitionMagic da vida e instalo o ubuntu a partir do cd mesmo?

Abs!

Offline Celino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2010, 19:09 »
Eu acho melhor particionar o HD ainda no MacOS mesmo.
Ou seja, eu já crio 3 partições FAT32.
Em uma delas eu instalo o Windows.
Na segunda, o ubuntu; e na terceira, o swap.
Desculpa a demora em responder.
Abraços.

Offline Ticiana santos pereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2011, 11:21 »
Caros, instalar o Ubuntu 10.04 em Dual-boot com o Mac OS X é moleza! O Grub 2 até reconhece a partição HF+ e lista nas opções de inicialização.

Entretanto, instalar em Trial-boot aparentemente seria simples:
1 - Instalar o BootCamp no MacOSX (ok)
2 - Instalar o Windows XP (ok)
3 - DUAL boot funcionando perfeitamente
4 - Instalar o Ubuntu 10.04 (reduzindo a partição NTFS do Windows e criando as partições EXT4 e swap)
5 - GRUB reconhece o Ubuntu, o Windows e o MacOSX: Ubuntu e MacOS funcionam bem
7 - Windows apresenta o erro: "O Windows não pôde iniciar porque o seguinte arquivo está corrompido ou não foi encontrado: Windows\System32\Hal.dll"
8 - Iniciando o Ubuntu, monto a partição /dev/sda3 (onde se encontra o C:) e edito o arquivo "boot.ini" alterando o número da partição de 3 para 2.
9 - Aparentemente isso funciona, porque agora a mensagem desaparece e o Windows inicia, mas o MacBook reboota automaticamente passados alguns segundos após inicialização.

Gostaria muito de entender o que está acontecendo. Sei que mostra uma mensagem antes de resetar, mas é muito rápido...
Muito obrigado,
Celino

« Última modificação: 29 de Junho de 2011, 11:23 por Ticiana santos pereira »

Offline Leonrd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2011, 09:59 »
Eu fazendo 3 partiçoes como eu vou instalar o windows pelo bootcamp?

To com muita dificuldade de instalar o Ubuntu no meu mac.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2011, 22:43 »
Não sei qual a versão do Mac OS X está em questão, mas, se for o Snow Leopard 10.6.0 existe um problema básico: Essa versão obrigatoriamente deve ser instalada em um HD com tabela de partição GUID e o Windows, até a versão Seven 64, não permite que se instale em um HD nesse formato.

Quando você aciona o bootcamp e cria uma partição para instalação do Windows 32 (XP ou 7), o Mac OS X cria uma Hybrid MBR, que faz com que a partição seja reconhecida como MBR dentro da tabela guid. No entanto, isso só funciona se for criada uma única partição, pelo disk utility do mac. Se você acessar por um live-CD linux e cair na besteira criar uma partição com o Gparted a tabela inteira será corrompida e o Mac não iniciará mais (será preciso formatar o mac)

Então, se for fazer um triboot de mac+win+linux você poderia usar o chameleon RC5 como gerenciador de boot, que reconhece bem o linux e o windows, e teria que fazer o particionamento pelo disk utility do mac. Se for Snow Leopard, só funciona com o Windows7 64.

Observação: Nesse caso, não pode criar partição swap, pois o bootcamp e o chameleon apresentam erro. Além disso, o grub deve ser instalado na partição e não na raiz do HD
« Última modificação: 01 de Julho de 2011, 22:52 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Ana Claudia Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2011, 01:50 »
Tenho um netbook com megalinux e não consigo abrir vidio e  nem efetuar instação do office, gostaria também de ter o xp. É ruim tentar abrir um pendriver e ficar quebrando a cabeça com senha.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)
« Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2011, 11:14 »
Ola Ana Claudia Araújo

Citar
Instalação do Ubuntu 10.04 no MacBook em trial-boot (Mac - Win - Linux)

Seu megalinux está instalado num Macbook?

Pelo titulo do topico e pela sessão onde voce postou, dificilmente vá obter respostas.

Evite "pegar carona" em topicos já abertos e com assuntos diversos do seu.

O melhor seria postar na sessão de distribuições derivadas do Ubuntu postando lá o seu problema.

A sessão de instalação e atualização é exclusiva para o Ubuntu.

[]'s