Fiquei esperando 15 minutos e nada de aparecer... estou preocupada, visto que alguns arquivos importantes da facul estão no Linux...
Você removeu as pastas indicadas ou apenas renomeou para um backup?
Esta segunda opção sempre é a melhor em caso de alguma problema, mas já tinha feito este procedimento indicado por mim, num PC de uma amigo sem problemas, zerando as configurações para o original.
Você pode fazer um backup dos seus arquivos importantes do PC para outro lugar, tipo pendriver, ou até mesmo transferir para o seu windows?
Tente fazer o seguinte, escolha no Grub a opção que fala em
Recovery Mode (é o modo de recuperação) e lá quando aparecer uma tela de fundo azul (um pseudo modo gráfico) escolha a opção que fala de root e quando o terminal abrir como root digite:
adduser usuárioonde
usuário seria um novo nome para um novo usuário que você vai acrescentar ao seu Ubuntu. Ao fornecer o comando acima apenas preencha os campos de nome completo e de senha para esse novo usuário o resto apenas tecle enter.
ainda no terminal digite:
rebootque irá reiniciar o seu Ubuntu. Quando vc voltar para a tela do GDM, aquele que pede nome e senha, digite o nome deste novo usuário que vc criou e a senha deste novo usuário. Veja se a interface gráfica abre sem problemas ok.
Se esse procedimento ocorrer de forma correta, podemos fazer com que ele tenha privilégios administrativos, passar todos os seus arquivos pessoais para ele e depois deletar o outro usuário(a) com problemas, mas não faça isso agora, primeiro veja se criando outro usuário normal, ele abre a interface gráfica sem problemas.
PS: parece que este seu ubuntu está muito bugado, o melhor mesmo seria você fazer uma instalação do zero nele, se possível, e depois fazer toda a atualização do mesmo que tem muitas já que é uma versão antiga e só depois de completamente atualizado, então passe a instalar tudo aquilo que deseja como aplicativo para ele.