Autor Tópico: Ip fixo para acesso pela internet  (Lida 1927 vezes)

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Ip fixo para acesso pela internet
« Online: 02 de Junho de 2010, 05:54 »
Não gosto de postar nada sem estudar antes, eu até estou estudando, mas é que preciso pular umas etapas agora.

Sei que é possível criar um servidor com ip fixo, sei que poderei acessá-lo pela internet... mas não faço a mínima ideia de como se faz isso. Meu chefe também sabe dessas possibilidades, e como eu o convenci a adotar o Ubuntu, ele me incumbiu a fazê-lo.

Por favor, socorro!!!

Prometo manter os colegas atualizados sobre meu progresso, tratar esse tópico como um tutorial, mudar a legenda (o ponto de interrogação para um polegar) e colocar a palavra '[Resolvido]' assim que não houver mais dúvidas.
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 00:06 por erkrijo »

Offline Josue Carrecon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Ip fixo para acesso pela internet
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2010, 06:42 »
Ola, tem tudo que voce precisa no wiki, pesquise sobre: iptables e squid.
http://wiki.ubuntu-br.org/?action=fullsearch&context=180&value=iptables&titlesearch=T%C3%ADtulos

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ip fixo para acesso pela internet
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2010, 09:58 »
Sei que é possível criar um servidor com ip fixo, sei que poderei acessá-lo pela internet... mas não faço a mínima ideia de como se faz isso. Meu chefe também sabe dessas possibilidades, e como eu o convenci a adotar o Ubuntu, ele me incumbiu a fazê-lo.

Edite o arquivo /etc/network/interfaces (como root) e adicione as linhas abaixo:

Código: [Selecionar]
auto ethX
iface ethX inet static
    address xxx.xxx.xxx.xxx
    netmask 255.255.255.0
    network xxx.xxx.xxx.0
    broadcast xxx.xxx.xxx.255
    gateway xxx.xxx.xxx.1

Onde:
- "ethX" é a interface onde você vai definir o IP fixo. Pode ser "eth0", "eth1", etc. Não deve ser uma interface wireless nem PPP nem VPN.

- "xxx.xxx.xxx.xxx" é o endereço fixo que você quer definir.

- "netmask 255.255.255.0" - estou assumindo que sua rede é "/24". Se não for, ajuste a máscara de acordo. Se você não sabe o que é uma rede "/24", não sabe ajustar a máscara de acordo ou não sabe do que eu estou falando, seu problema é um pouco maior (muito maior).

- "network xxx.xxx.xxx.0" - estou assumindo que sua rede é "/24". Assim, peguei o IP fixo e calculei o endereço da rede zerando o último octeto.

- "broadcast xxx.xxx.xxx.255" - idem acima.

- "gateway xxx.xxx.xxx.1" - estou supondo que sua máquina não é o roteador da rede, e que esse roteador tem o primeiro endereço válido da rede, como é o costume.

Todos esses valores podem e devem ser confirmados com o administrador de sua rede.

Citar
Por favor, socorro!!!
Socorro é no 192 - SAMU.

Citar
Prometo manter os colegas atualizados sobre meu progresso, tratar esse tópico como um tutorial, mudar a legenda (o ponto de interrogação para um polegar) e colocar a palavra '[Resolvido]' assim que não houver mais dúvidas.
Olha que promessa é dívida...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Ip fixo para acesso pela internet
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2010, 06:25 »
Josue,

Citar
Ola, tem tudo que voce precisa no wiki, pesquise sobre: iptables e squid.
O wiki recomendado dá uma visão básica, mas importante sobre o IPTabes. IPTabes é o firewall do Ubuntu, que como podemos ver neste wiki pode ser configurado salvo e recarregado de acordo com as necessidades do usuário. As explicações são dadas a partir de um tutorial. Eu ainda não testei, mas edito esta resposta descrevendo o resultado de minha experiência assim que a fizer.

Zekke,
Pelo que entendo uma rede "/24" é uma rede de 'Classe C', que permite 255 computadores conectados ao mesmo tempo... Não estou trabalhando em rede, ainda, vou ter que configurá-la, e isso não é exatamente ruim, já que, teoricamente vou poder dimensioná-la conforme minhas necessidades, dentro do que me permite meu provedor de internet. Eu sei que eles usam um endereço próximo ao 187.2.9x.x, então não devo ter problemas para criar uma rede com IP semelhante a 192.xxx.xxx.0.
Por gentileza, me corrija se eu estiver errado.
Continuo editando esta resposta conforme for evoluindo em meus estudos.

Citar
Socorro é no 192 - SAMU.
Se eu soubesse que o SAMU vinha ajudar com problemas de rede e internet eu já tinha ligado antes. ;D

Citar
Olha que promessa é dívida...
Estou aqui cumprindo a promessa.

Continuo aberto a sugestões.

Obrigado a todos! E acompanhem minha saga, hoje teremos um novo e empolgante episódio!
« Última modificação: 03 de Junho de 2010, 10:16 por erkrijo »

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Ip fixo para acesso pela internet
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2010, 00:06 »
Depois de muito trabalho... UFA!!! Decidi usar uma conexão VPN. Alguém aí vai dizer que agente perde diminui a qualidade da conexão com a internet, mas a intenção é mesmo atualizar os aplicativos distribuídos em dois ou três locais diferentes depois que o pessoal acabou de usá-los. O OpenVPN vai ser uma ferramenta legal, bem mais segura que simplesmente abrir uma porta pra fechar com um firewall, (abrir pra depois fechar parece coisa do Windows, né...). Estive estudando o OpenVPN e um artigo bem legalzinho pra começar é esse aqui:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/openvpn/

Continuo estudando. Estou aberto à sugestões!

Valeu galera!!!