Autor Tópico: [resolvido] zoom em player de video  (Lida 5286 vezes)

Offline rodolpho.tex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
[resolvido] zoom em player de video
« Online: 08 de Junho de 2010, 21:35 »
Caros
O media player classic (MPC) é o melhor player de vídeo que eu já vi!
Nunca vi um no linux como ele. Contudo, o que se espera de um player de vídeo? Que ele reproduza os vídeos que eu preciso com as legendas corretas! Ora, isso todo bom player faz, e no linux tem vários. Mas tem uma ferramenta que o MPC tem que eu não consigo encontrar em um player para linux: dar zoom na tela. Saca aquele zoom, mesmo em fullscreen... O que acontece é que, como vejo no notebook e a maioria dos videos que assisto tem legenda embutida, a legenda fica pequena. Resolver esse problema no MPC é simples: o teclado numérico tem várias ferramentas para isso, no meu caso o "9" aumenta o zoom em todos os sentidos, fico com a legenda um pouco maior na tela. (Deu para entender?)
Quando eu usava o KDE e usava o kaffeine, lembro-me que ele tinha essa ferramenta. Mas não lembro o atalho. Tentei instalar o kaffeine no ubuntu, ele, como deveria, instalou vários pacotes do kde mas eu estava disposto a pagar o preço.. mas não deu muito certo...
é praticamente a unica coisa que ainda faço no windows....
Alguém tem idéia de algum player que tenha essa ferramenta?
Hoje descobri o SMPlayer.. Mas o resultado não é bem aquele.
Agradeço
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 09:25 por rodolpho.tex »

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: zoom em player de video
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2010, 08:18 »
Xine

z
Z
C-M-z

Totem

CTRL+R
CTRL+T
CTRL+0

Offline rodolpho.tex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: zoom em player de video
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2010, 08:41 »
Muito Obrigado pela resposta XT mas essa mesma ferramenta eu encontrei no SMPlayer.
Se a Janela não estiver em fullscreen funciona legal, até certo ponto.
Mas se estiver em fullsrcreen, o zoom não passa do tamanho máximo da tela, ou seja, não aumenta nada.
Deforma a imagem e a desloca para a esquerda.
O kaffeine faz ou fazia esse zoom corretamente.

Pode ser alguma configuração errada?

Obrigado


Offline rodolpho.tex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
zoom em player de video
« Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2010, 09:23 »
O xine!

Só perder um tempo para configura-lo agora, mas funciona muito bem!!!!

Obrigado XTerminator!

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: [resolvido] zoom em player de video
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2010, 12:19 »
 ;D
Heee he he...Era pra você entender a mensagem, acho que agora captou
o kaffeine é um forntend para o xine, e no totem o zoom funciona da mesma forma que no xine
a única diferença são os atalhos, não sei dizer se ao utilizar a libxine como backend ao invés do gstreamer os atalhos
continuam sendo os mesmos.
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 14:23 por Xterminator »

Offline rodolpho.tex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: [resolvido] zoom em player de video
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2010, 22:13 »
Pois é, realmente o Xine é o que há!

Para completar o tópico, preciso deixar registrado a solução para um problema que tive com o xine para rodar arquivos .rmvb.
Pode não ser a solução mais inteligente mas... se alguém tiver uma solução melhor por favor...
a primeira coisa é que não consegui me adaptar com o gXine. Usei o Xine mesmo.
O problema é que o Xine não encontra os codecs desse tipo de arquivo. Precisamos indicar para ele onde estão. O problema é que na pasta /usr/lib/codecs não estão os arquivos .so que o xine precisa. Eu não consegui encontrá-los em nenhum outro lugar (nem procurei muito também!). O que fiz foi instalar o realplayer! Depois disso haverá em uma pasta (/opt/real/codecs  (ou algo assim)) vários arquivos '.so'. Os copiei dentro da pasta /usr/lib/codecs !!!
E voila! Funcionaram os rmvb's... Lógico que é preciso indicar para o Xine que os codecs estão lá!
Botão direito no Xine settings-> setup na aba "gui" mudar "nivel de experiencia do usuário" para avançado (a não ser que se considera o Master of the known of the universe)  na media "decoder" em "caminhos para codecs do realplayer" coloque "/usr/lib/codecs". Reincie o Xine e pronto!
Depois desinstalei o RealPlayer, até porque não teria mais razão de estar com ele instalado.
A tecla de atalho que eu queria, para dar zoom é o z e para diminuir depois o Z!
Perfeito, acho que posso remover o windows agora!

Muito Obrigado ao XTerminator pelos ensinamentos!