Autor Tópico: AAC no Ubuntu Dapper  (Lida 3490 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Online: 03 de Junho de 2006, 11:20 »
Eu segui este guia do Ubuntu para instalar o suporte a AAC no Dapper
https://wiki.ubuntu.com/RestrictedFormats

Porém quando mando o amarok, XMMS, ou até mesmo o comando play para qualquer arquivo m4a, não consegue rodar e dá erro de que não há um plugin para o arquivo. O arquivo foi de um cd que ripei no mesmo micro com Dapper pelo SoundJuicer. Eu configurei o Soundjuicer também pelo guia do Dapper:
https://wiki.ubuntu.com/CDRipping

Algéum sabe o que poder ser? Como configuro o Dapper pra rodar AAC?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2006, 11:29 »
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 17:57 por KubLin »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2006, 15:33 »
Obrigado pela atenção amigo. Eu vi esse tutorial. Dos pacotes de codecs, eu já tinha todos instalado. Atualizei a lista aqui do apt e tô atualizando alguns pacotes pra ver se vai. Aí o AAC está funcionando para você? Roda no amarok?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2006, 16:22 »
Qual a engine que você está usando no amarok (xine, gstreamer, etc)? Que eu saiba o xine não suporta AAC, tente utilizar o gstreamer. É só mudar nas opções do amarok. Se não estiver listado o gstreamer é só instalar o engine:
# apt-get install amarok-gstreamer

No xmms é só instalar o pacote xmms-mp4:
# apt-get install xmms-mp4

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2006, 17:07 »
Citação de: "JeffersonX"
Obrigado pela atenção amigo. Eu vi esse tutorial. Dos pacotes de codecs, eu já tinha todos instalado. Atualizei a lista aqui do apt e tô atualizando alguns pacotes pra ver se vai. Aí o AAC está funcionando para você? Roda no amarok?


Depois de seguir o tutorial de Multimídia no Dapper, eu consigo ouvir arquivos m4a no Totem, Mplayer, no xine e no Amarok!

No xmms só fazendo o que o tfmoraes falou. Aliásm, não tem esse pacote amarok-gstreamer.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2006, 17:21 »
Estranho de mais. Eu fiz a dica aí do tfmoraes e funcionou no XMMS. Agora Totem, Mplayer, amarok e xine nada. Eu uso o Xine no amarok 1.4 final. O mais estranho, galactus, que as bibliotecas que o guia passa, eu tenho todas instaladas e atualizadas para a versão mais nova. Mas não vai. Estou pensando removê-las e instalar denovo seguindo o guia pra ver se vai.

Outra pergunta: o AAC não tem suporte a ID Tag igual o MP3? Porque converti uma música aqui pelo SoundJuicer para M4A e as informações estavam todas vazias.

Vou tentar aqui de novo porque depois de usar amarok, eu não curto mais o xmms...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2006, 01:00 »
Citação de: "JeffersonX"
Estranho de mais. Eu fiz a dica aí do tfmoraes e funcionou no XMMS. Agora Totem, Mplayer, amarok e xine nada. Eu uso o Xine no amarok 1.4 final. O mais estranho, galactus, que as bibliotecas que o guia passa, eu tenho todas instaladas e atualizadas para a versão mais nova. Mas não vai. Estou pensando removê-las e instalar denovo seguindo o guia pra ver se vai.

Outra pergunta: o AAC não tem suporte a ID Tag igual o MP3? Porque converti uma música aqui pelo SoundJuicer para M4A e as informações estavam todas vazias.

Vou tentar aqui de novo porque depois de usar amarok, eu não curto mais o xmms...


Tem gente de monte no Fórum Gringo reclamando do Amarok 1.4 no Dapper. Melhor esperar um pacote oficial.

Eu praticamente não uso o Amarok por dois motivos principais: 1) O som é muito ruim! O som do XMMS dá um banho nele, e depois que você ativa o equalizador do XMMS (o do Amarok só piora o som) e o Super-Stereo, vixi! A coisa fica mais que preta para o Amarok. 2) Só fico ouvindo música com o player minimizado, então aquelas opções visuais, de pesquisa e letras do Amarok (que são muito boas por sinal) eu acabo não usando.

Suporte aos ID tags eu não tenho idéia! Eu uso Ogg-vorbis e pra mim funciona tudo muito bem.

Eu realmente não etendo tantos problemas com arquivos multimídia, faço exatamente o que está no tutorial e aqui toca de tudo!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2006, 09:07 »
É galactus, aqui também curto o Ogg-vorbis. Não sei se é impressão minha, mas me parece que a qualidade de som dele é melhor que o MP3. Sem contar que também é livre né hehehe.

Realmente, nisso tenho que concordar com você. O amarok tem muitos recursos superinteressantes, mas na parte de efeitos de som ele fica devendo. O equalizador que colocaram nele não faz um bom trabalho. Por isso que nem uso ele. O bom que aqui tô com uma Creative Live 5.1 e conjunto de caixas 5.1 espalhadas pelo meu quarto. Aí até a vitrola do meu pai toca som bonito né hehehehe

O que não uso muito o XMMS é que acho meio pobrezinho de opções. Tipo, sei que o importante é o som, mas é que o bendito Windows Media Player me deixou mal acostumado com essas bagulhadas de capa, letras e tal. Também não gerencia a coleção que tenho no disco. Então tenho que mandar abrir os arquivos manualmente. Também curto montar algumas listas de reprodução e gravar em CD pra ouvir no carro ou então sincronizar com meu iPod. E no XMMS ainda não dá pra fazer isso diretamente. E também acho que o projeto tá meio parado, não passou ainda pra GTK2 e pos suporte a atalhos para teclados multimídia, por exemplo...

Eu vou ver o que arrumo aqui, mas por enquanto vou continuar com MP3 e Ogg vorbis aqui. Mas valeu mesmo pela ajuda.

Inté
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2006, 12:11 »
Sim, o Ogg-Vorbis tem som melhor que o MP3.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2006, 16:45 »
Descobri que não existe mais o gstreamer-mad. O pacote gstreamer0.10-plugins-ugly dá suporte a MP3, tente instalá-lo

Offline botinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
  • Debian7 Brasil
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2006, 19:20 »
Caro amigo estou com o mesmo problema com o amarok no 6.06 nada de ouvir mp3, fico aguardando quando iremos resolver esse problema.



Valeu....
"o suor poupa o sangue"

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
AAC no Ubuntu Dapper
« Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2006, 11:56 »
Citação de: "botinha"
Caro amigo estou com o mesmo problema com o amarok no 6.06 nada de ouvir mp3, fico aguardando quando iremos resolver esse problema.



Valeu....


O Amarok no Ubuntu/Kubuntu está usando a biblioteca do Xine para poder ouvir MP3, você vai precisar instalar o pacote xine-extracodecs.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2