Autor Tópico: convmv - Convertendo arquivos com codificação ISO-8859-1 para UTF-8 entre outros  (Lida 14523 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Não me responsabilizo pelo uso ou mal uso deste turorial que criei, use por sua conta e risco.

Bom galera, eu estava indo gravar uns arquivos no K3B, daí ele deu erro e me avisa que alguns dos arquivos que eu ia gravar estavam com uma codificação "errada" e que era para usar o convmv para conserta-los, pois bem, baixei do repositório mesmo e estudei o programa, até que consegui usa-lo tranquilamente.
Esse tipo de erro é comum em alguns arquivos gerados no Windows™©®, devido a ele utilizar uma codificação de caracteres diferente. Também pode acontecer em SOs/Distros Linux que usam outro tipo de codificação fora do "comum".

Pois bem, para quem tem o mesmo problema, recomendo o convmv, é um programa em linha de comando, mas é fácil de usar quando se conhece precisamente os comandos à serem usados. Esse programa converte somente o nome dos arquivos, ele não mexe nem modifica o conteúdo dos mesmos.

O convmv é indicado para reencodar em lote (muitos arquivos de uma só vez), para poucos arquivos, renomear manualmente é mais prático.


Instalação


Pelo Synaptic

Vá em Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic, vá em Procurar e digite convmv, agora marque para instalar.


Pelo Terminal


Código: [Selecionar]
sudo apt-get install convmv

Utilização

Abra o Terminal, vá na pasta com os arquivos a serem reencodados, use o comando cd para isto, exemplo:

Código: [Selecionar]
cd /home/seu_nome_de_usuario/imagens
Agora, tudo depende de que codificação você tem que fazer, de qual codificação para qual codificação, eu vou colocar um exemplo, que é o mais comum, que é o de converter ISO-8859-1 para UTF-8, mas para maiores detalhes sobre os diversos formatos de codificação de caracteres que o convmv trabalha, digite:

Código: [Selecionar]
convmv --list

Para converter um único arquivo

Uma imagem com extensão PNG por exemplo:
Código: [Selecionar]
convmv -f ISO-8859-1 -t UTF-8 nome_da_imagem.png --notest

Para converter muitos arquivos


Várias imagens com extensões PNG por exemplo:
Código: [Selecionar]
convmv -f ISO-8859-1 -t UTF-8 *png --notest
Caso você tenha que converter muitos arquivos com extensões diferentes, utilize como neste exemplo acima, com todas as extensões que exista na pasta dos arquivos que tenham que ser convertidos.

Você poder dar os seguintes comandos no Terminal para poder aprender mais sobre o convmv:

Código: [Selecionar]
convmv --help
Código: [Selecionar]
man convmv

Abraço a todos e até mais



Fontes:


K3b
convmv --help
man convmv
http://www.gnu.org/software/libiconv/documentation/libiconv/iconv.1.html
http://en.wikipedia.org/wiki/ISO-8859-1#ISO-8859-1
http://pt.wikipedia.org/wiki/UTF-8
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2008, 22:18 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: convmv - Convertendo arquivos com codificação ISO-8859-1 para UTF-8 entre ou
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 18:55 »
renomear manualmente também funciona né Kernel....hoje eu fui abrir um documento criado no office e o Broffice não abriu, dai foi só renomear e pronto!!! abriu numa boa!!
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: convmv - Convertendo arquivos com codificação ISO-8859-1 para UTF-8 entre ou
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 19:02 »
renomear manualmente também funciona né Kernel....hoje eu fui abrir um documento criado no office e o Broffice não abriu, dai foi só renomear e pronto!!! abriu numa boa!!

Oni-BR-, eu tinha quase 800 arquivos, dentre eles, muitos arquivos com codificação de caractere "errado", quando você acha que eu ia terminar de achar um por um entre 800 arquivos e renomea-los manualmente? Pois é...
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2008, 19:06 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: convmv - Convertendo arquivos com codificação ISO-8859-1 para UTF-8 entre ou
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 19:12 »
renomear manualmente também funciona né Kernel....hoje eu fui abrir um documento criado no office e o Broffice não abriu, dai foi só renomear e pronto!!! abriu numa boa!!

Oni-BR-, eu tinha quase 800 arquivos, dentre eles, muitos arquivos com codificação de caractere "errado", quando você acha que eu ia terminar de achar um por um entre 800 arquivos e renomea-los manualmente? Pois é...

eu falei pq as vezes pode aparecer alguem e achar extremamente dificil usar o convmv....
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: convmv - Convertendo arquivos com codificação ISO-8859-1 para UTF-8 entre ou
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 22:16 »
renomear manualmente também funciona né Kernel....hoje eu fui abrir um documento criado no office e o Broffice não abriu, dai foi só renomear e pronto!!! abriu numa boa!!

Oni-BR-, eu tinha quase 800 arquivos, dentre eles, muitos arquivos com codificação de caractere "errado", quando você acha que eu ia terminar de achar um por um entre 800 arquivos e renomea-los manualmente? Pois é...

eu falei pq as vezes pode aparecer alguem e achar extremamente dificil usar o convmv....

Entendo o seu ponto de vista. Vou editar e deixar claro que o convmv é mais indicado para reencodar em lote. Obrigado por esclarecer o seu ponto de vista e desculpe se eu fui rude.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2008, 23:30 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: convmv - Convertendo arquivos com codificação ISO-8859-1 para UTF-8 entre ou
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 18:00 »
renomear manualmente também funciona né Kernel....hoje eu fui abrir um documento criado no office e o Broffice não abriu, dai foi só renomear e pronto!!! abriu numa boa!!

Oni-BR-, eu tinha quase 800 arquivos, dentre eles, muitos arquivos com codificação de caractere "errado", quando você acha que eu ia terminar de achar um por um entre 800 arquivos e renomea-los manualmente? Pois é...

eu falei pq as vezes pode aparecer alguem e achar extremamente dificil usar o convmv....

Entendo o seu ponto de vista. Vou editar e deixar claro que o convmv é mais indicado para reencodar em lote. Obrigado por esclarecer o seu ponto de vista e desculpe se eu fui rude.

nem esquenta amigo!!! nao te achei rude não....só achei que tinha ficado confuso!!! ;D
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: convmv - Convertendo arquivos com codificação ISO-8859-1 para UTF-8 entre ou
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 18:05 »
nem esquenta amigo!!! nao te achei rude não....só achei que tinha ficado confuso!!! ;D

Poxa, obrigado pela compreenção Oni-BR-, realmente fiquei confuso X^D
Mas agora já ta tudo esclarecido :)

Offline NewWave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
E como saber o tipo de charset que ele está usando?
Pra usar o convmv eu preciso saber qual o charset de origem. Alguém dá uma dica?