Autor Tópico: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?  (Lida 20011 vezes)

Offline -InuYasha-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Bom pessoal, sou novato no Mundo Linux, de todas as Distros que experimentei, gostei mais do Ubuntu.

O meu problema é o seguinte: No Windows, quando eu tenho Fotos e Imagens dentro de uma pasta, se a pasta estiver como "Exibir Miniatura", eu consigo prever o conteúdo da Pasta, sem precisar abrí-la.

No meu Ubuntu, no Nautilus mais especificamente, não consigo. Como eu tenho uma Pasta com várias Pastas de Fotos dentro, fica meio chato ficar tendo que abrir uma por uma pra saber quais fotos estão lá dentro.

Desde já grato pela ajuda.

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Re: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2010, 08:58 »
Humm,
Acho que pelo Nautilus não tem muito jeito não.
Eu sei que pelo Dolphin isso já vem por padrão (muito bonito por sinal no KDE 4)
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2010, 09:10 »
Primeiro, bem vindo ao Ubuntu.  ;D

Isso que você disse é uma coisa que eu venho pensando há tempo. Se talvez existir uma solução para isso no Gnome (ambiente gráfico padrão do Ubuntu), especificamente no Nautilus que é seu navegador de arquivos, tal solução não é oficial. Porém, no ambiente KDE, que usa o navegador de arquivos Dolphin, isso é um pouco diferente. O Dolphin exibe sim miniaturas das fotos que estão dentro das pastas, sendo sempre reservado espaço para 4 fotos. Veja como exemplo o primeiro screenshot aqui: http://www.kde.org/announcements/4.3/index.php

Nesse screenshot os ícones estão gigantes, mas isso é questão de configuração de zoom pelo gosto do usuário.  ;)

Ou seja, você pode instalar e usar o KDE no Ubuntu, ou usar o Kubuntu mesmo. Outra opção válida e simples é instalar apenas o navegador de arquivos Dolphin no Ubuntu, que também funciona bem em ambiente Gnome.

Se tiver dúvidas, é só falar.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Georg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 167
    • Ver perfil
Re: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2010, 09:25 »

Offline -InuYasha-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2010, 12:29 »
Opa, obrigado pela resposta pessoal, foi mais rápida do que eu imaginava. Bem que me disseram que a comunidade Ubuntu é bem receptiva.

Como estou no trabalho agora, não dá para testar, mas chegando em casa eu informo a galera.
« Última modificação: 18 de Junho de 2010, 22:45 por -InuYasha- »

Offline -InuYasha-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?
« Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2010, 22:45 »
Bom pessoal, está funcionando certinho, eu gostei muito do Dolphin, porém estou com uma dúvida, como faço para que minhas pastas abram por padrão no Dolphin?

Digo isso porque, quando quero utilizá-lo, preciso abrí-lo como se fosse um programa (indo no Menu Aplicativos > Sistema > Dolphin), porém, se eu for em "Locais" e mandar abrir a "Pasta Pessoal" ou "Musicas", "Videos", etc, o Ubuntu abre no Nautilus.

Grato mais uma vez!

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2010, 22:50 »
Bom pessoal, está funcionando certinho, eu gostei muito do Dolphin, porém estou com uma dúvida, como faço para que minhas pastas abram por padrão no Dolphin?

Digo isso porque, quando quero utilizá-lo, preciso abrí-lo como se fosse um programa (indo no Menu Aplicativos > Sistema > Dolphin), porém, se eu for em "Locais" e mandar abrir a "Pasta Pessoal" ou "Musicas", "Videos", etc, o Ubuntu abre no Nautilus.

Grato mais uma vez!
Sistema -> Preferencias -> aplicativos preferenciais (acho que é isso), lá você escolhe os aplicativos padrões para o Ubuntu, como navegado, entre outros.

Offline -InuYasha-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2010, 23:01 »
Eu até fui nessa opção dos Aplicativos Preferenciais, porém lá só tem opções para "Navegador de Web", "Leitor de E-mail", "Reprodutor de Multimídia", "Emulador de Terminal" e "Acessibilidade".

Não tem uma opção tipo "Gerenciador de Arquivos" rsrs.

Obs.: O Cover-Thumbnailer não funcionou da forma esperada, parece que só funciona com Álbuns de Músicas e algumas pastas de Imagens. Com minhas pastas de Fotos ele não mostrou as miniaturas.

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?
« Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2010, 09:48 »
Para tornar o dolhpin padrão para o gnome execute o comando:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /usr/share/applications/nautilus-folder-handler.desktop
Então substitua no arquivo
Citar
Exec=nautilus --no-desktop %U
por
Citar
Exec=dolphin %U

Salve o arquivo e pronto.


Cover-Thumbnailer, pelo que notei, só consegue lidar com as pastas de acordo com suas localizações. Só exibe corretamente pastas com músicas se elas estiverem dentro da pasta de música padrão do sistema, o mesmo com imagens na pasta padrão de imagens. Outro problema dele é que às vezes fica tentando gerar miniaturas para pastas (especialmente pastas recém criadas) e demora demais nisso.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Nask

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2012, 21:16 »
Bom pessoal, sou novato no Mundo Linux, de todas as Distros que experimentei, gostei mais do Ubuntu.

O meu problema é o seguinte: No Windows, quando eu tenho Fotos e Imagens dentro de uma pasta, se a pasta estiver como "Exibir Miniatura", eu consigo prever o conteúdo da Pasta, sem precisar abrí-la.

No meu Ubuntu, no Nautilus mais especificamente, não consigo. Como eu tenho uma Pasta com várias Pastas de Fotos dentro, fica meio chato ficar tendo que abrir uma por uma pra saber quais fotos estão lá dentro.

Desde já grato pela ajuda.
Amigo,

sem script sem nada...

Abra qualquer pasta;
>Editar; >Preferencias

Clique na aba "Visualização"
> "Outros arquivos visualizáveis";

Ai é só configurar e correr pro abraço!


Offline 7i4g0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como mostrar Miniaturas nas Pastas de Fotos e Imagens do Ubuntu 10.04 ?
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2014, 09:33 »
Desculpa ressuscitar o tópico mas tive um probleminha.
Instalei o Dolphin e fiquei fascinado!
Porém, ele só mostra as miniaturas se estiverem Local, no Samba não mostra.
Tem como exibir miniaturas no Samba também?