Autor Tópico: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel  (Lida 28874 vezes)

alarcon

  • Visitante
Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Online: 04 de Junho de 2006, 16:48 »
Para instalar o driver da PCTel para o modem HSP56 Micromodem ou o C-Media CM8738 no Ubuntu 5.10, antes é necessário ter instalado em seu sistema alguns pacotes essenciais que são eles:

Citar
make
gcc
  -binutils
  -gcc-4.0
   
build-essential
 -dpkg-dev
 -g++
 -g++-4.0
 -libc6-dev
 -libstdc++6-4.0-dev
 -linux-kernel-headers

linux-headers-2.6.12-9-386
 -linux-headers-2.6.12-9


Estes pacotes, em negrito, vc pode instalar pelo Synaptic do Ubuntu 5.10 sem precisar da internet, pois já vem no Ubuntu mais não estão ainda instalados. Os que estão logo abaixo dos em negrito e com um traço “-” antes do nome são os arquivos dependentes que serão instalados automáticamente com os principais quando vc selecionar eles (os em negrito) lá no Synaptic que se encontra em: Sistema > Administração >Gerenciador de Pacotes Synaptic. Com o programa aberto clique no botão procurar (Search) e digite o nome do pacote desejado e depois de encontrá-los clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione marcar para instalação e depois clique no botão Aplicar e aguarde o processo de instalação.

Ou alternativamente ao Synaptic para quem não souber usá-lo é fazer o seguinte, abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite, como root (comando sudo su):

sudo su
Password: sua senha


Citar
# apt-get -y install make gcc build-essential linux-headers-2.6.12-9-386


Não se preocupe que deste modo acima suas dependências serão também instaladas.

Ou mais ainda, abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

Citar
$ sudo su
Password: sua senha
# cd /var/cache/apt/achives/
# dpkg -i make_3.80-9_i386.deb
# dpkg -i binutils_2.16.1-2ubuntu6_i386.deb
# dpkg -i gcc-4.0_4.0.1-4ubuntu9_i386.deb
# dpkg -i gcc_4%3a4.0.1-3_i386.deb
# dpkg -i dpkg-dev_1.13.10ubuntu4_all.deb
# dpkg -i g++-4.0_4.0.1-4ubuntu9_i386.deb
# dpkg -i g++_4%3a4.0.1-3_i386.deb
# dpkg -i libc6-dev_2.3.5-1ubuntu12_i386.deb
# dpkg -i libstdc++6-4.0-dev_4.0.1-4ubuntu9_i386.deb
# dpkg -i linux-kernel-headers_2.6.11.2-0ubuntu13_i386.deb
# dpkg -i build-essential_11.1_i386.deb
# dpkg -i linux-headers-2.6.12-9_2.6.12-9.23_i386.deb
# dpkg -i linux-headers-2.6.12-9-386_2.6.12-9.23_i386.deb


Mas acho este último modo mais complicado pq tanto o usuário pode errar na digitação dos nomes que são muitos, como também não tenho certeza se é esta a ordem correta, pois se a ordem estiver errada vai dar erro pq alguns pacotes precisam do outro já instalado como pré-requisito de instalação. Pelo Synaptic a ordem não importa pq ele instalará os arquivos dependentes na ordem correta de maneira automática para vc.

Agora cabe aqui uma explicação. Um problema aqui é que para compilar os módulos sem erros, é preciso instalar a mesma versão do gcc e g++ que foram usadas para compilar o Kernel em uso. Diferentes versões do gcc freqüentemente possuem incompatibilidades entre sí.

A forma mais simples de descobrir isso é através do arquivo "/proc/version":

Citar
$ cat /proc/version


Se você estiver usando o Ubuntu 5.10, por exemplo, vai receber como resposta:


Citar
Linux version 2.6.12-9-386(buildd@rothera) (gcc version 3.4.5 20050809)

Por aqui podemos ver que está sendo usado o Kernel 2.6.12-9 (compilado sem otimizações para os processadores atuais, daí o "386"), que por sua vez foi compilado usando o gcc 3.4.

Sabendo agora em qual versão do gcc foi compilado o seu kernel então procure na internet pelo pacote .deb para ele com um outro sistema operacional já que com o Ubuntu não é possível.

Se vc usa o Ubuntu 5.10 então os arquivos que vc deve procurar são esses:

Citar
gcc-3.4-base_3.4.4-6ubuntu8_i386.deb
cpp-3.4_3.4.4-6ubuntu8_i386.deb
gcc-3.4_3.4.4-6ubuntu8_i386.deb


seus links:

http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/g/gcc-3.4/gcc-3.4-base_3.4.4-6ubuntu8_i386.deb

http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/g/gcc-3.4/cpp-3.4_3.4.4-6ubuntu8_i386.deb

http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/g/gcc-3.4/gcc-3.4_3.4.4-6ubuntu8_i386.deb

OBs: abra um terminal ( Menu Aplicações> Acessório > Terminal) e instale nesta ordem apresentada acima, da seguinte forma:

Citar
$ sudo su
Password: sua senha
# dpkg -i gcc-3.4-base_3.4.4-6ubuntu8_i386.deb cpp-3.4_3.4.4-6ubuntu8_i386.deb gcc-3.4_3.4.4-6ubuntu8_i386.deb


Obs: os símbolos “$” e “#” em negrito e à esquerda dos comandos não são para serem digitados, apenas indicam um comando dado como usuário normal ($) e um comando dado como root (#) que é um superusuário e pode tudo, ao contrário do outro que é limitado.



Ainda com o terminal aberto e como root (símbolo #) digite os seguintes comandos:

Citar
# cd /usr/bin
#  ln -sf /usr/bin/cpp-3.4 cpp
#  ln -sf /usr/bin/gcc-3.4 gcc
#  ln -sf /usr/bin/gccbug-3.4 gccbug
#  ln -sf /usr/bin/gcov-3.4 gcov
#  ln -sf /usr/bin/i486-linux-gnu-cpp-3.4 i486-linux-gnu-cpp
#  ln -sf /usr/bin/i486-linux-gnu-gcc-3.4 i486-linux-gnu-gcc



Com tudo instalado, então vamos aos passos para a compilação do seu modem:

A primeira medida é fazer o download do driver da PCTel que se encontra no link abaixo:

http://linmodems.technion.ac.il/pctel-linux/pctel-0.9.7-9-rht-6.tar.gz

De posse do driver abra um terminal (Menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e descompacte o arquivo baixado no link acima:

Citar
$ tar -zxvf pctel-0.9.7-9-rht-6.tar.gz


Entre na pasta criada após a descompactação:

Citar
$ cd pctel-0.9.7-9-rht-6/src/


Já no interior da pasta dê os comandos para a compilação, como root:

$ sudo su
Password:
sua senha

Citar
# ./configure -manual


O instalador pergunta o chipset para o qual será gerado o módulo, responda pct789 se o seu é o HSP56 Micromodem ou responda cm8738 se o seu é um PCTel onboard C-Media CM8738. Os outros módulos ainda não funcionam no Kernel 2.6 nesta versão do driver.
please enter your hal type
choose one of: pct789, cm8738, i8xx, sis, via686a
hal type: pct789

agora faça,como root:

Citar
# make
# make install


Depois de todo o processo de compilação,ainda como root, faça:

Citar
# cd /lib/modules/2.6.12-9-386/misc/

# modprobe linmodem
# modprobe pctel country_code=33
# modprobe pctel_hw

# rm -f /dev/modem
# ln -sf /dev/ttyS_PCTEL0 /dev/modem
# chmod 666 /dev/modem
# chmod 666 /dev/ttyS_PCTEL0


Finalizado o processo de compilação e ativação do modem é preciso agora editar ou criar um arquivo especial responsável por iniciar o modem no boot.
Com o terminal ainda aberto e continuando como root (símbolo #), dê os comandos:

Citar
# echo '#!/bin/sh' >> /etc/init.d/ativar-modem
#echo 'modprobe linmodem' >> /etc/init.d/ativar-modem
# echo 'modprobe pctel country_code=33' >> /etc/init.d/ativar-modem
# echo 'modprobe pctel_hw' >> /etc/init.d/ativar-modem
# chmod +x /etc/init.d/ativar-modem
# ln -sf /etc/init.d/ativar-modem /etc/rc2.d/S98ativar-modem


Bem estes passos criam dois arquivos especiais , o ativar-modem e o link para ele chamado de S98ativar-modem, que são os responsáveis para a ativação do modem no boot, além de dar permissão de execução para o ativar-modem é claro.

Agora, se vc quiser usar a internet pelo Ubuntu via conexão discada terá de baixar da internet e por outro sistema operacional o gnome-ppp pq no Ubuntu o mesmo não vem na distro, portanto baixe-o no link:

http://ftp.debian.org/debian/pool/main/g/gnome-ppp/gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb

Para instalá-lo abra um terminal (Menu Aplicações > Acessório > Terminal) e digite:

Citar
$ sudo su
Password: sua senha
# dpkg -i gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb


Bom para configurar o gnome-ppp para uma configuração que dá certo para 90% dos casos, abra um terminal e digite:

Citar
gedit .wvdial.conf


que vc irá abrir o arquivo de configuração do gnome-ppp e não precisa ser como root e este arquivo se encontra oculto  dentro de /home/seu_nome_de_usuario/

OBS: antes do nome wvdial.conf tem um sinal de ponto "." e deve ser digitado. Ele indica que o arquivo de configuração é um arquivo oculto dentro da pasta /home/seu_usuário/ .

Deixe ele exatamente desta forma alterando somente o que está em verde para suas opções pessoais;

Citar

[Dialer Defaults]
Modem = /dev/ttyS_PCTEL0
ISDN = off
Modem Type = Analog Modem
Baud = 115200
Init = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init3 =
Init4 =
Init5 =
Init6 =
Init7 =
Init8 =
Init9 =
Phone = Numero do telefone
Phone1 =
Phone2 =
Phone3 =
Phone4 =
Dial Prefix =
Dial Attempts = 1
Dial Command = ATM1L1DT (se for tom) ou ATM1L1DP (se for pulso)
Ask Password = off
Password = Senha
Username = Nome de usuário
Auto Reconnect = off
Abort on Busy = on
Carrier Check = on
Check Def Route = on
Abort on No Dialtone = on
Stupid Mode = on
Idle Seconds = 0
Auto DNS = on
;Minimize = off
;Dock = on
;Do NOT edit this file by hand!



Por fim, REINICIE seu sistema para que as mudanças tenha efeito e configure o seu discador conforme as suas necessidades.

Atenção: Tem um tipo de modem que no windows é reconhecido como Intel 537ep e no linux como HSP56 Micromodem que na verdade não usa nem o driver da Intel e nem o driver da PCTel e sim o driver da Smartlink e para saber se é esse o seu caso, abra um terminal e digite lspci -d 134d:2189 se retornar algum tipo de informação sobre modem então o no seu caso vc deverá usar o driver da Smartlink.

alarcon

  • Visitante
Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2006, 18:01 »
Bom percebi que tem muitos usuários ainda enrolados com a instalação do modem e a forma como escrevi este tutorial foi visando ser o mais simples possível só que nem sempre conseguimos atingir esse objetivo pq os usuários e seu nível de conhecimento são os mais variados possíveis e o que me parece simples é complicado para alguem, então resolvi reunir tudo em um arquivo compactado e um script de instalação e espero que melhore na ajuda, mas quero dizer que ainda é EXPERIMENTAL, por isso use por sua conta e risco.

Inicialmente eu criei um pacote Debian cujo nome é softmodems-pctel.deb contendo o driver mais recente da PCTel e um script de instalação do mesmo com os vários passos já citados no primeiro texto deste tópico, mais a configuração do gnome-ppp. Entretanto ainda era preciso os usuários instalarem os compiladores e etc. que eu falo no começo do meu texto pricipal deste tópico e antevendo que muitos usuários iriam somente usar o pacote Debian e não fazer os passos "pré-pacote", então resolvi fazer logo tudo em um arquivo compactado em .tar.gz contendo tudo e mais um script de instalação (install-modem.sh) dos vários pacotes que existem nele.

Bom inicialmente baixem o arquivo cujo nome é pctel-arquivos.tar.gz do link abaixo:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/pctel-arquivos.tar.gz?download

De posse deste arquivo coloque o mesmo em uma pasta do Ubuntu e faça o seguinte:

Abra um terminal em Aplicações > Acessórios > Terminal e digite:

   
Citar
sudo su
    Password: sua senha




para virar root (superusuário)


e entre na pasta onde vc colocou o arquivo pctel-arquivos.tar.gz

   
Citar
cd /caminho do arquivo




descompacte-o assim:

   
Citar
tar -zxvf pctel-arquivos.tar.gz




entre na pasta descompactada:

   
Citar
cd pctel-arquivos




e dê premissão de execução para o script que tem lá assim:

   
Citar
chmod +x install-modem.sh




e por fim execute o script que se encarregará do resto:

   
Citar
./install-modem.sh




OBS: lembrando que antes da barra inclinada "/"  tem um sinal de ponto "."

aguarde o processo terminar e anote qualquer mensagem de erro e depois REINICIE o seu sistema para ver se tudo deu certo.

Dentro da pasta pctel-arquivos tem um arquivo chamado de Leia-me para possível dúvida quanto ao uso ok.

OBS: Todos os passos devem ser dado em um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal)) e como root (sudo su comando para virar root em um terminal)

Offline cr4sh3r_777

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
    • ERP, Blog, Tutorial, Linux
Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2006, 17:07 »
Ai galera, esse pacote no ql o alarcon comenta para o pctel 56k MicroModem eu estou usando!!!!!!!

E estou muito satisfeito, pois, o mesmo está muito estavél e até agora n tive o q reclamar do mesmo.

Qm quiser obter sucesso na configuração do mesmo basta segui essas extruções.

Pois, foi o que fiz no meu pc.

Vlw.

Offline rrtoledo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2006, 14:26 »
Prezados,

Consegui instalar facilmente e sem problemas o meu modem HSP56 micromodem CM8738 no ubuntu 5.10. Esse driver é excelente.

Porém não consigo no 6.06.

Alguém conseguiu?

Obrigado,

Ronaldo


Offline Chino Ventura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2006, 03:28 »
Será que alguém poderia me dizer se os procedimentos são os mesmo na versão 6.06 LST?...valeu!
"Dai graça ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre"

Offline rrtoledo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 - Funcionando no Dapper!!!
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2006, 16:53 »
Prezados,

Conforme o roteiro abaixo, elaorado por Alarcon, consegui instalar o modem pctel hsp56 micromodem CM8738 no Ubuntu 6.06 (Dapper). Basta seguir as orientações abaixo:



Primeiramente reinstale seu Ubuntu do zero novamente.

Saiba qual é a versão do kernel instalado na sua distribuição Ubuntu e qual foi o compilador gcc utilizado no mesmo.



A forma mais simples de descobrir isso é através do arquivo "/proc/version". Abra um terminal e digite:
 cat /proc/version


Por exemplo, se você estivesse usando o Ubuntu 5.10, vai receber como resposta:

Linux version 2.6.12-9-386(buildd@rothera) (gcc version 3.4.5 20050809)

Por aqui podemos ver que está sendo usado o Kernel 2.6.12-9 (compilado sem otimizações para os processadores atuais, daí o "386"), que por sua vez foi compilado usando o gcc 3.4.

De posse desta informação vc terá de pegar o linux-headers de mesma versão do kernel e o gcc de mesma versão do usado na compilação do kerenel.




Após saber qual é a versão do seu kernel abra um terminal e digite como root (comando sudo su):



apt-get -y install make gcc build-essential linux-headers- 2.6.xx-yy-zzz




Onde linux-headers-2.6.xx-yy-zzz vc deve mudar para a versão encontrada no seu sistema que como por exemplo poderia ser: linux-headers-2.6.15-19-386 ou mais ainda linux-headers-2.6.15-23-386 tudo vai depender do resultado do comando cat /proc/version falado anteriormente.

OBS: se for preciso deixe o cd de instalação no driver de CD que pode ser que ele precise do mesmo na hora da instalação, pois não tenho certeza se todos os arquivos já estão no seu HD, mas ainda não instalados ou se estão somente no CD. No caso do Ubuntu 5.10 já estavam no HD, embora ainda não instalados.

Depois de instalar estes pacotes iniciais necessários a compilação, procure na internet via outro sistema operacional por este pacote aqui:



libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386



Em:
http://debian.linux.org.tw/ubuntu/pool/main/g/gnutls11/libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb

e instale via terminal como root (comando sudo su) assim:



dpkg -i –force-all libgnutls11_1.0.16-13.1ubuntu1.1_i386.deb





Agora pegue o pacote que fiz chamado de pctel-arquivos.tar.gz em:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/pctel-arquivos.tar.gz?download

e depois de pegá-lo abra um terminal entre na pasta onde ele foi colocado e digite:

tar -zxvf pctel-arquivos.tar.gz

depois entre na pasta criada:

cd pctel-arquivos

agora vire root (comando sudo su) e digite:



dpkg -i gnome-ppp_0.3.21-1_i386.deb libasound2_1.0.10-2_i386.deb libasound2-dev_1.0.10-2_i386.deb softmodems-pctel.deb




OBS: Como já disse anteriormente perdi todos os meus arquivos devido a um curto circuito do meu PC, então não lembro direito se o nome do pacote que possui o driver para o seu tipo de modem que tá no meu pacote é realmente chamado de softmodems-pctel.deb, por favor verifique isso. Atenção também que não é para usar o script de instalação chamado de install-modem.sh pq vc só vai instalar alguns dos pacotes e não todos (por exemplo os pacotes gcc-3.4-base... , cpp-3.4_3.4.... e etc não vão ser instalados)

Agora é só responder ao que for perguntado para vc e acho que agora vai dar certo.

O que eu quis dizer era que vc não deveria usar o pacote que fiz, pois ele só funciona para o Ubuntu 5.10 (alguns arquivos) e sim adaptá-lo para o seu novo Ubuntu trocando alguns arquivos do meu pacote e corrigindo o script de instalação, pois como disse alguns pacotes foram atualizados mudando de versão e o compilador também mudou acho que da versão gcc-3.4 para a versão gcc-4.0 não sei ao certo.

Observe qualquer erro se for o caso.


Espero ter ajudado, mais é que fica difícil ajudar sem ter o sistema operacional linux aqui, ou melhor, sem ter sequer o computador.

Por fim, caso falhe a instalação, veja se o driver PCTel para o modem pode ser usado com o kernel versão 2.6.15.x do Ubuntu, pois não me lembro direito e o que sei é que até o kernel 2.6.14.x ele funciona, mas já com kernel superior só lendo o Readme do driver. O driver que está embutido no meu pacote softmodems-pctel.deb pode ser baixado em:

http://linmodems.technion.ac.il/pctel-linux/pctel-0.9.7-9-rht-6.tar.gz

e aí vc pode descompactá-lo ( comando tar -zxvf pctel-0.9.7-9-rht-6.tar.gz) para consultar o README do driver e ver até que kernel ele poderá ser usado ok.

Até mais,

Ronaldo

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2006, 18:46 »
Agradeço muito pela atenção...mas sinto dizer, que estes passos poderiam ser um pouco complicados para um iniciante...já que eu indicaria o "instalador de programas" para a aquisição dos pacotes...outra coisa..o comando uname -a também mostraria tanto a versão do kernel, quanto a versão do seu compilador...outra coisa mais...após o download do driver, o mais prático a fazer é ir, via terminal, até a pasta já descompactada e simplesmente rodar o comando ./setup ... que iniciaria os processos de compilação, instalação e ativação do modem...como o carregamento dos módulos....

Mas...são só sugestões...já que acho que este espaço também serve para isso...mas reafirmo meus agradecimentos pela atenção...e espero poder ajudar, e ser ajudado mais vezes...valeu!

Gostaria de esclarecer que não possuo este tipo de modem e fiz um pacote e mais este tópico aqui para ajudar aos usuários que tinham este tipo de modem e que por engano tentavam ativá-los usando outro driver que é o que eu usava para o meu caso. Com a ajuda de alguns deles que me davam um retorno do que eu pedia que eles respondesse, criei este tópico explicando como fazer de forma manual para ativar este tipo de modem no Ubuntu, mas percebendo ainda uma confusão com comandos e etc, resolvi fazer um pacote que fizesse tudo (ou quase tudo) de uma forma automática.

Isto foi feito para o Ubuntu 5.10 e me parece que foi satisfatório, pelo menos não foi relatado aqui algum tipo de erro para o Ubuntu 5.10, mas gostaria de comentar algumas coisas que foram faladas aqui:

1) No linux, se vc não sabe, existem várias formas de se fazer a mesma coisa graças a diversidade de comandos do bash e etc, então acho que é perca de tempo e foge ao foco ficar comentando ou falando sobre como se deveria ter dito para se saber tal informação, se assim ou assado, pq usamos o que estamos mais acostumados a fazer ou que lembramos no momento que escrevemos um texto dando dicas e o que interessa mesmo é o resultado positivo da ação e não o meio usado para isso.

2) Não fiz um novo pacote de instalação já adaptado para o linux pq o PC que eu tinha e que rodava redondinho o Linux pifou e  então recebi um e-mail do usuário rrtoledo solicitando minha ajuda para o caso do uso no Ubuntu 6.06, então o que fiz foi escrever um texto rapidamente indicando a ele o que poderia ser aproveitado do pacote antigo e o que teria de ser baixado para usar com ele e que pelo que ele relatou foi o suficiente para fazer o seu modem funcionar.

3) É verdade que poderia se ter usado o modo automático de instalação do driver (./setup), mas como disse eu fiz este pacote com base do que os usuários que tinham um destes tipos de modems iam me relatando e o modo de detecção automática não se mostrou muito eficiente em alguns casos, segundo me foi relatado, chegando a fazer a identificação errada do modelo de modem instalado no PC em questão. Resolvi, então fazer com que esta parte fosse perguntada para não ocorrer erros.

4) Não disse para usar o driver do modem simplesmente  pq o pacote que fiz anteriormente chamado de softmodems-pctel.deb  já vem com o driver mais recente e também vem com um script que faz um conjunto de perguntas e que irá configurar o gnome-ppp conforme os usuários respondam a estas perguntas e que funciona para 90% dos casos não sendo necessário mais nada, ou seja vai além da simples instalação do driver ( compila o driver, cria os script de ativação do modem no boot e configura o gnome-ppp).

Tudo foi feito para ser o mais simples possível só que às vezes não atingimos este objetivo, pois o que parece simples pra mim pode não ser para outras pessoas e vice-versa.

Não farei outro pacote pq com este meu novo PC estou encontrando dificuldades de instalar o Ubuntu 6.06, pois o LiveCD trava no boot. Por enquanto estarei "fora do ar" para o mundo linux até resolver este problema.

Offline Chino Ventura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2006, 04:39 »
:-X Como não tive a intenção de criticar teu trabalho..a unica coisa que posso fazer..é te pedir desculpas...
« Última modificação: 31 de Julho de 2006, 04:41 por Chino Ventura »
"Dai graça ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre"

israelus

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2006, 13:49 »
fala meu caro Alacorn, sou novat por aqui. é o seguinte: jah venho seguindo seus tutoriais a quase uma semana. bem instalei o ubuntu 5.10 no meu pc numa partição e gostaria demaisde acessar a internet pelo mesmo. eu uso internet discada. bem à principio segui o tuto para instalar o drive para modem smartlink, ate entaum era o unico q tinah visto, mas agora encontrei esse pra instalar o driver pctel, desta pag. Entaum, eu jah tinha feito o do smartlink, certo! mas mesmo assim não consegui conectar com a internet.
Agora fiz todo o procedimento do primeiro tutorial desta pag do pctel. meu modem é um HSP56 MR, e segundo vi pelo windows, estah conectado na porta COM3.
Porém dpois de todo o processo feito e sem erros fui tentar conectar com o gnome ppp e não consegui, tento pelo terminal : "sudo pon" e não acontece nada.

quando tento pelo gnome ppp aparece o erro:

--> WvDial: Internet dialer version 1.54.0
--> Cannot open /dev/ttyS_PCTEL0: No such device or address
--> Cannot open /dev/ttyS_PCTEL0: No such device or address
--> Cannot open /dev/ttyS_PCTEL0: No such device or address

obs.: como jah tinha feito a instaçao do smartlink o modem, pelo menos eu entendi assim, estava conectado no diretorio /dev/ttySL0. será q tem alguma coisa haver com isso?? pq, por outra tentativa, instalei o discador do UOL (antes de instalar o pctel deste tutorial)......................... FORAM MUITOS DIAS E DIVERSAS TENTATIVAS.. :o.... :(...... e consegui me "conectar" com a pag de assinatura da UOL, mas foi a unica pag tbm pq não iria assinar nennhum plano da uol, entretanto, so consegui isso colocando como endereço do modem o /dev/ttySL0 e não dava certo com o /dev/modem............ pq isso?  pergunto isso pq quando tento entrar pelo gnome ppp com o /dev/modem ele não é encontrado........... nos dois casos parece o /dev/modem some, é isso mesmo??

bom ....são tantas coisas, mas espero que vc ou alguem possa me ajudar a me conectar com a internet  pelo ubuntu........ficarei muito feliz quando consegui !!!!! ;D  :D

obrigado desde jah e se precisarem de alguma informação sobre meu pc é só perguntar!!

israelus

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2006, 17:44 »
ah! e outra coisa............ como faço pra saber se realmente o modem está instalado??
jah fiz tanta coisa q nem sai mais onde procurar!!!  :'(  :-\
e quero saber se, se um dia eu consegui conectar enfim à internet,  ??? eu vou poder usar o servidor da Oi INternet, pois é o que eu uso no win? ou se posso usar o ibest, que tbm tenho loguin. Em falar nisso, em que servidor agente se conecta, QUANDO EU CONSEGUIR ME CONECTAR, quando utilizamos o gnome-ppp ??

desde jah agradeço!  ;)

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2006, 14:14 »
fala meu caro Alacorn, sou novat por aqui. é o seguinte: jah venho seguindo seus tutoriais a quase uma semana. bem instalei o ubuntu 5.10 no meu pc numa partição e gostaria demaisde acessar a internet pelo mesmo. eu uso internet discada. bem à principio segui o tuto para instalar o drive para modem smartlink, ate entaum era o unico q tinah visto, mas agora encontrei esse pra instalar o driver pctel, desta pag. Entaum, eu jah tinha feito o do smartlink, certo! mas mesmo assim não consegui conectar com a internet.
Agora fiz todo o procedimento do primeiro tutorial desta pag do pctel. meu modem é um HSP56 MR, e segundo vi pelo windows, estah conectado na porta COM3.
Porém dpois de todo o processo feito e sem erros fui tentar conectar com o gnome ppp e não consegui, tento pelo terminal : "sudo pon" e não acontece nada.

quando tento pelo gnome ppp aparece o erro:

--> WvDial: Internet dialer version 1.54.0
--> Cannot open /dev/ttyS_PCTEL0: No such device or address
--> Cannot open /dev/ttyS_PCTEL0: No such device or address
--> Cannot open /dev/ttyS_PCTEL0: No such device or address

obs.: como jah tinha feito a instaçao do smartlink o modem, pelo menos eu entendi assim, estava conectado no diretorio /dev/ttySL0. será q tem alguma coisa haver com isso?? pq, por outra tentativa, instalei o discador do UOL (antes de instalar o pctel deste tutorial)......................... FORAM MUITOS DIAS E DIVERSAS TENTATIVAS.. :o.... :(...... e consegui me "conectar" com a pag de assinatura da UOL, mas foi a unica pag tbm pq não iria assinar nennhum plano da uol, entretanto, so consegui isso colocando como endereço do modem o /dev/ttySL0 e não dava certo com o /dev/modem............ pq isso?  pergunto isso pq quando tento entrar pelo gnome ppp com o /dev/modem ele não é encontrado........... nos dois casos parece o /dev/modem some, é isso mesmo??

bom ....são tantas coisas, mas espero que vc ou alguem possa me ajudar a me conectar com a internet  pelo ubuntu........ficarei muito feliz quando consegui !!!!! ;D  :D

obrigado desde jah e se precisarem de alguma informação sobre meu pc é só perguntar!!

Caro usuário, antes de tudo quero explicar que o modem HSP56 MR é diferente do modem HSP56 Micromodem e portanto cada um usa um driver diferente para usar no linux, ou seja, o modem HSP56 MR usa o driver da Smartlink para funcionar e o modem HSP56 Micromodem usa o driver da PCTel. Portanto vc está usando o driver errado (driver PCTel) para ativar o seu modem, pois como vc falou aqui o seu é um HSP56 MR.

Veja direitinho o nome do seu modem pelo windows, pois gostaria de saber se seu HSP56 MR é VIA ou SiS.

Use o tópico para o driver Smartlink que escrevi, utilizando a maneira de instalação automática (a versão mais recente, modem-arquvivos-v4.tar.gz), mas antes reinstale o seu Ubuntu 5.10 antes de tentar o pacote que fiz e depois de usá-lo lembre-se de reiniciar o sistema para que as alterações tenham efeito e que este pacote foi feito para o Ubuntu 5.10 e não para o Ubuntu 6.06 Ok.

Caso mesmo assim seu modem não funcione, então abra um terminal e dê os seguintes comando, um por vez, anote o resultado e post aqui:

lsmod

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd


Anote também qualquer saída de erro do gnome-ppp quando da tentativa de conexão

israelus

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2006, 19:51 »
caro Alarcon,
só para esclarecer e para vc me tirar qqer dúvida consequente desta informação meu modem é um HSP56 MR (sis). e  obrigado pela dica.
vo fazer o q vc me recomendou e dpois retorno aqui!

israelus

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2006, 19:59 »
ah! e por favor vc pode me indicar onde se encontra esse seu pacote mais recente modem-arquvivos-v4.tar.gz pois só encontrei , e foi oq eu jah havia utilizado, modem-arquvivos-v2.tar.gz ??

grato

israelus

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #13 Online: 05 de Agosto de 2006, 23:56 »
 :o  :D  ;)  ;D  ::)  :o  ;D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D

CARAAAAAAAAMMMMBBBBAAAA!!!!!!!!!!!

enfim consegui conectar pelo linux: ubuntu 5.10!!!!!

pow ALARCON vc foi decisivo e d+ na felicitação de propiciação de instalação do meu modem , diga-se que é um HSP56 MR (SIS),  POW CARA .....VALEU MESMO........ ;D  ;D  ;D  :D  :D  :D  :D :o  :o  8) 8) 8)

TO FELIIIISSSSSSÍÍÍÍÍÍÍÍMO !!!!!!!!!!!!

poxa foram 6 dias tentando.... ???  :'(...e só hj vim consegui.......obrigado por tudo Alarcon!!!

entretanto aprendi varias coisas pesquisando, errando e consertando jah sobre o linux..pensando por esse lado .....ESSE LADO FOI BOM!!!  ;D

SO mais uma coisa: à principio a conexão com a internet começou bem lenta.lenta lenta........onde vejo a quantos Kbps está minha conexão???? como posso melhorar, pq vi uns postes por aqi dizendo q a conexão tava bem rapida no linux, "ate mais q no winxp"!!!! e pq, se é q tem resposta para isso, fica caindo  a conexão mais ou menos a cada 20 minutos???? é normal isso ou naum??  ???

obrigado mais uma vez!! e boa sorte aos outros que estão tentando e/ou que virão por aih!!!
E PARABÉNS PELO SEU ESFORÇO E PELA SUA DISPONIBILIDADE AOS QUE POR QUI PASSAM ALARCON!! VC É UM CARA MTO GENTE FINA.................. DEUS T ABENÇOE E FIQUE COM DEUS!!!

se der..........responda minhas questoes aqui de cima.
grato

ISRAEL



alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 Micromodem e C-Media CM8738 Driver PCTel
« Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2006, 10:50 »
:o  :D  ;)  ;D  ::)  :o  ;D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D

CARAAAAAAAAMMMMBBBBAAAA!!!!!!!!!!!

enfim consegui conectar pelo linux: ubuntu 5.10!!!!!

pow ALARCON vc foi decisivo e d+ na felicitação de propiciação de instalação do meu modem , diga-se que é um HSP56 MR (SIS),  POW CARA .....VALEU MESMO........ ;D  ;D  ;D  :D  :D  :D  :D :o  :o  8) 8) 8)

TO FELIIIISSSSSSÍÍÍÍÍÍÍÍMO !!!!!!!!!!!!

poxa foram 6 dias tentando.... ???  :'(...e só hj vim consegui.......obrigado por tudo Alarcon!!!

entretanto aprendi varias coisas pesquisando, errando e consertando jah sobre o linux..pensando por esse lado .....ESSE LADO FOI BOM!!!  ;D

SO mais uma coisa: à principio a conexão com a internet começou bem lenta.lenta lenta........onde vejo a quantos Kbps está minha conexão???? como posso melhorar, pq vi uns postes por aqi dizendo q a conexão tava bem rapida no linux, "ate mais q no winxp"!!!! e pq, se é q tem resposta para isso, fica caindo  a conexão mais ou menos a cada 20 minutos???? é normal isso ou naum??  ???

obrigado mais uma vez!! e boa sorte aos outros que estão tentando e/ou que virão por aih!!!
E PARABÉNS PELO SEU ESFORÇO E PELA SUA DISPONIBILIDADE AOS QUE POR QUI PASSAM ALARCON!! VC É UM CARA MTO GENTE FINA.................. DEUS T ABENÇOE E FIQUE COM DEUS!!!

se der..........responda minhas questoes aqui de cima.
grato

ISRAEL




bom para ver a que velocidade vc se conectou clique (uma vez somente e não um clique duplo) no icone de tráfego que fica no canto superior esquerdo do seu monitor, bem ao lado do relógio, e veja que lá ele mostra a velocidade de conexão.

Com relação a cair a conexão de 20 em 20 minutos isso não é normal, pq eu  ficava conectado na net por 8h seguida ou mais sem perda de conexão, agora isso é muito relativo, pode ser que  a conexão que vc estabeleceu naquela hora ou dia não estava boa, instável, e aí ficou caindo. Lembre-se que dependendo da hora ou dia, as conexões ficam difíceis, principalmente se for de provedor gratuito.

Veja se o seu provedor tem algum tipo de restrição para tempo ocioso de navegação, pode ser que se vc ficar sem tráfego por algum tempo a conexão pode cair para que outro entre, mas acho isso mais difícil de ocorrer. Pergunto a vc se quando sua conexão caia vc tava com a navegação ociosa ou não.

Tente por outro provedor de acesso e verifique isso por mais alguns dias para ver se isso continua ocorrendo, pq se continuar sua conexão não tá legal mesmo. No meu caso eu tinha um modem HSP56 MR (VIA) e funcionava muito bem e sem cair a conexão. Usava mais o provedor Ibest e Click21.