Autor Tópico: Rede Doméstica  (Lida 3978 vezes)

Offline eduhgonzaga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Rede Doméstica
« Online: 30 de Julho de 2010, 22:03 »
Utilizo uma rede doméstica no escritório, com 3 computadores. Pelo XP, era só configurar o workgroup e compartilhas as pastas necessárias.

Com o ubuntu, como configuro meu workgroup? Dessa forma poderei compartilhas minhas pastas e acessar pastas dos outros usuários?

Ah, eu utilizo um router tp-link, e acesso com ubuntu através de um note com wireless.

Falando sobre internet, eu percebo que a minha velocidade as vezes fica lenta. Mas o sinal da trasmissão sempre 100%, como solucionar isso?

Se ajudar, segue infos da conexão atual:

Interface: 802.11 WiFi (wlan0)
Velocidade: 11mpbs (creio que deve haver como manter 54 mpbs, não?)
Segurança: WEP


Obrigado.
« Última modificação: 30 de Julho de 2010, 22:06 por eduhgonzaga »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Doméstica
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2010, 04:01 »
Citar
Com o ubuntu, como configuro meu workgroup? Dessa forma poderei compartilhas minhas pastas e acessar pastas dos outros usuários?
Edite o arquivo "/etc/samba/smb.conf", procure pela linha "workgroup = WORKGROUP" e altere conforme sua necessidade.

Ou instale o pacote "swat" e faça a configuração do Samba por ele.

Pra compartilhar suas pastas, vc precisa instalar o Samba completo. Pra acessar pastas dos outros, a parte que vem preinstalada já é suficiente.

Citar
Ah, eu utilizo um router tp-link, e acesso com ubuntu através de um note com wireless.
Isso é irrelevante pro seu problema.

Citar
Falando sobre internet, eu percebo que a minha velocidade as vezes fica lenta. Mas o sinal da trasmissão sempre 100%, como solucionar isso?
Diminuindo a interferência, ou pegando um canal mais livre. Configure o roteador pra usar o canal 1 ou 11, se estiver usando o canal 6.

Citar
Velocidade: 11mpbs (creio que deve haver como manter 54 mpbs, não?)
Só melhorando o sinal.

Citar
Segurança: WEP
Meus pêsames.

Citar
Interface: 802.11 WiFi (wlan0)
802.11 é Wifi. wlan0 é wireless, e wireless é wifi, já que wifi é 802.11. Em suma: essa informação é irrelevante pra resolver seu problema. O certo seria você ver qual é o chipset do seu adaptador wireless, já que alguns têm problemas com drivers lentos ou instáveis.

O comando abaixo deve dar informações melhores.

nm-tool
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline eduhgonzaga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Rede Doméstica
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2010, 13:15 »
Citar
Com o ubuntu, como configuro meu workgroup? Dessa forma poderei compartilhas minhas pastas e acessar pastas dos outros usuários?
Edite o arquivo "/etc/samba/smb.conf", procure pela linha "workgroup = WORKGROUP" e altere conforme sua necessidade.

Ou instale o pacote "swat" e faça a configuração do Samba por ele.

Pra compartilhar suas pastas, vc precisa instalar o Samba completo. Pra acessar pastas dos outros, a parte que vem preinstalada já é
suficiente.

Excelente, acessei o arquivo pelo gksudo nautilus, e alterei o workgroup e wins = no, coloquei yes, e funcionou tudo! Obrigado Só uma pergunta, se eu quisesse acessar pelo terminal o arquivo, o que eu teria que digitar?

Citar
Ah, eu utilizo um router tp-link, e acesso com ubuntu através de um note com wireless.
Isso é irrelevante pro seu problema.

Citar
Citar
Falando sobre internet, eu percebo que a minha velocidade as vezes fica lenta. Mas o sinal da trasmissão sempre 100%, como solucionar isso?
Diminuindo a interferência, ou pegando um canal mais livre. Configure o roteador pra usar o canal 1 ou 11, se estiver usando o canal 6.

Duas perguntas noobs =D, Como eu altero este canal do roteador? Ou como eu diminuo a interferência? Alterar o canal, não prejudicará outros computadores que pegam o sinal por WiFi?

Citar
Citar
Segurança: WEP
Meus pêsames.

O comando abaixo deve dar informações melhores.

nm-tool
NetworkManager Tool

State: connected

- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            sis190
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        00:03:0D:98:1F:28

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           10 Mb/s

  Wired Properties
    Carrier:         off


- Device: wlan0  [Auto Eduardo] ------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            rtl8187
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:16:44:E0:1F:58

  Capabilities:
    Speed:           11 Mb/s

  Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

  Wireless Access Points (* = current AP)
    *Eduardo:        Infra, 00:1D:0F:C9:D1:2A, Freq 2462 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 100 WEP

  IPv4 Settings:
    Address:         192.168.1.101
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         192.168.1.1

    DNS:             189.4.0.129
    DNS:             189.4.0.131




Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Doméstica
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2010, 19:19 »
Excelente, acessei o arquivo pelo gksudo nautilus, e alterei o workgroup e wins = no, coloquei yes, e funcionou tudo! Obrigado Só uma pergunta, se eu quisesse acessar pelo terminal o arquivo, o que eu teria que digitar?

Volte pra "wins server = no", sua máquina não deve ser wins server de sua rede, a menos que seja realmente isso que você planeja.

Citar
Duas perguntas noobs =D, Como eu altero este canal do roteador? Ou como eu diminuo a interferência? Alterar o canal, não prejudicará outros computadores que pegam o sinal por WiFi?
A configuração do canal fica junto da configuração de wireless do roteador, ou seja, na própria página de configuração do roteador.

Alterar o canal vai afetar toda a rede, mas não necessariamente prejudicar. O mais provável é que as outras máquinas da rede vão encontrar automaticamente o novo canal.

Eliminar interferências não é fácil, e às vezes é impossível. O que dá pra fazer: afastar fontes de interferência, como telefones sem-fio, fornos de micro-ondas, e outros roteadores.

Citar
nm-tool

NetworkManager Tool

State: connected

- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            sis190
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        00:03:0D:98:1F:28

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           10 Mb/s

  Wired Properties
    Carrier:         off


- Device: wlan0  [Auto Eduardo] ------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            rtl8187
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:16:44:E0:1F:58

  Capabilities:
    Speed:           11 Mb/s

  Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

  Wireless Access Points (* = current AP)
    *Eduardo:        Infra, 00:1D:0F:C9:D1:2A, Freq 2462 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 100 WEP

  IPv4 Settings:
    Address:         192.168.1.101
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         192.168.1.1

    DNS:             189.4.0.129
    DNS:             189.4.0.131


Interessante. A que distância você está do roteador???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline eduhgonzaga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Rede Doméstica
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2010, 19:35 »
Citação de: eduhgonzaga em Hoje às 13:15
Excelente, acessei o arquivo pelo gksudo nautilus, e alterei o workgroup e wins = no, coloquei yes, e funcionou tudo! Obrigado Só uma pergunta, se eu quisesse acessar pelo terminal o arquivo, o que eu teria que digitar?

Volte pra "wins server = no", sua máquina não deve ser wins server de sua rede, a menos que seja realmente isso que você planeja.

Ok, eu não serei wins server, vou por no.

Em relação ao canal, consegui alterar, testei todos os canais, de 1 a 13, e todos quando passaram de 5, chegaram somente a 11mpbs, mas não chegaram a 54 mpbs.

Porém, uma coisa, quando a 11mpbs, eu testo a velocidade da minha internet (5 mega), e está tudo ok. E hoje o dia inteiro, a antena manteve no 11mpbs. Somente ao ligar o pc ela inicia em 1mpbs, vai para 5 mpbs, e estabiliza nos 11, mas coisa de segundos para mudar para 11 mpbs.

Interessante. A que distância você está do roteador???

Cara, tanto em casa, quanto no escritório (que a situação é a mesma, em relação aos equipamentos.) Eu estou 3 a 4 metros da antena, e há paredes que interfiram. E no percurso do sinal, não há microondas, e sem tel sem fio.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Doméstica
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2010, 19:49 »
Citar
Cara, tanto em casa, quanto no escritório (que a situação é a mesma, em relação aos equipamentos.) Eu estou 3 a 4 metros da antena, e há paredes que interfiram. E no percurso do sinal, não há microondas, e sem tel sem fio.
Perguntei pq vc usa uma placa wireless (ou pelo menos o mesmo driver) sobre o qual muita gente reclama que perde sinal muito rápido, quando se afasta do roteador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline eduhgonzaga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Rede Doméstica
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2010, 20:49 »
Citar
Cara, tanto em casa, quanto no escritório (que a situação é a mesma, em relação aos equipamentos.) Eu estou 3 a 4 metros da antena, e há paredes que interfiram. E no percurso do sinal, não há microondas, e sem tel sem fio.
Perguntei pq vc usa uma placa wireless (ou pelo menos o mesmo driver) sobre o qual muita gente reclama que perde sinal muito rápido, quando se afasta do roteador.

Eu li sobre isso, em outros topicos mesmo. Mas não fiz nada de mais. e o sinal dele sempre está 100%. Não tive problemas até o momento... em relação ao sinal.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Doméstica
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2010, 22:56 »
Você deve ter um adaptador diferente... talvez um RTL8187SE, já vi que outro colega também tem um desses e também funciona bem.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D