Autor Tópico: Como ler DVD de câmera?  (Lida 2467 vezes)

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Como ler DVD de câmera?
« Online: 25 de Junho de 2010, 13:11 »
Eu tenho uma samsung dx200, que grava em DVD. Quando eu usava windows, consguia lê-los utilizando o sony vegas. Existe alguma maneira, com qualquer programa ou comando de terminal para eu conseguir lê-los e editá-los no ubuntu? Uso o karmic coala (9.10).

Offline asghan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Como ler DVD de câmera?
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2010, 13:41 »
Vc pode tentar o Pitivi ou openShot
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2010, 13:44 »
Tentei o pitivi, mas não consegui ler o dvd com ele; Vou procurar este OpenShot.

libonati

• Visitante
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2010, 17:50 »
Eu tenho uma samsung dx200, que grava em DVD. Quando eu usava windows, consguia lê-los utilizando o sony vegas. Existe alguma maneira, com qualquer programa ou comando de terminal para eu conseguir lê-los e editá-los no ubuntu? Uso o karmic coala (9.10).

Existe programas excelentes como o Kino e cinecutie que tem efeitos de edição profissional. O Kino está nos repositórios do ubuntu. O cinecutie você encontra na página do Akirad Project.

http://akiradproject.net/repository

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2010, 17:57 »
Nenhum dos programas conseguiu abrir o DVD da câmera. O sistema simplesmente não reconhece o dvd (que a propósito no windows é reconhecido como "Samsung DVD Recorder Volume"). Não estou procurando um substituto pro sony vegas, só quero algum programa qualquer que consiga ler um dvd de câmera.

Offline asghan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2010, 11:20 »
Imagino q vc tenha finalizado o DVD na câmera, ai tente colocar ele no driver do seu pc

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2010, 13:05 »
Imagino q vc tenha finalizado o DVD na câmera, ai tente colocar ele no driver do seu pc
Isso é óbvio =P, eu finalizei, claro. E se eu não estivesse tentando colocar ele no drive eu seria muito idiota =P

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2010, 13:46 »
Ola

Geralmente estes inconvenientes geram irritação mesmo...

Mas vamos com calma, ok?

O que você não citou desde o inicio do tópico, foi se a câmera foi reconhecida pelo sistema.

Então, que tal voltar ao inicio? Como postou na Sessão Inciantes do fórum, vamos colocar tudo bem "mastigado" para você.

Vamos lá:

Veja no manual dela se existem formas de saída de informação, ou seja algum formato para conexão ao computador, pois em alguns dispositivos isto deve ser feito para o sinal ser direcionado a porta USB e a sua, pelo site do fabricante indica modo web e mobile, o que não sei o que se refere ( só lendo o manual mesmo).

Conecte a câmera, na USB, assumindo que seja USB, pois se for firewire o modo de identificação é diferente, mas como você também não deu esta informação eu vou pela USB mesmo.

Entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo lsusb
Isto irá listar os dispositivos USB conectados ao sistema.

Verifique se a câmera foi identificada. ( verifique com ela sempre conectada na USB, ligada e desligada a energia para comparar )

Se não foi,

releia o manual ou procure na net pelo ID: gerado pelo lsusb, pois todo dispositivo conetado ao sistema gera uma ID particular para aquele dispositivo, com isto, facilitando a pesquisa.

Por exemplo:
Bus 001 Device 003: ID 093a:2700 Pixart Imaging, Inc.

Este "ID 093a:2700" se colocado na pesquisa do google vai resultar em "web cam Pixart Imaging" que é a web cam do meu netbook.

Se foi, digite em terminal ainda com a cam conectada:

sudo dmesg

Isto irá listar todos os componentes conectados ao sistema, e como foram instalados no sistema.

Procure sua câmera e veja como ela foi reconhecida.

Então se sua câmera aparecer como Video1 por exemplo, ela estará no modo de filmagem ( como uma web cam ), se aparecer como cdrom1 ela estará emulando uma unidade de cdrom, etc.

A partir do momento em que não houverem dúvidas de que sua câmera foi "digerida" e como o foi, pelo GNU/Linux, aí sim deve-se procurar um pacote para gerenciar os vídeos contidos nela.

Como pelo site, verifiquei que ela se baseia no protocolo  H.264, um dos pacotes que manipulam este protocolo é o Kino como o libonati já bem citou aqui.

Então, com tudo configurado, seria o caso de se baixar pelo gerenciador de pacotes synaptic o pacote kino e experimentar se tudo funciona, configurando o pacote Kino para o dispositivo apontado na saída do comando dmesg ( video1, cdrom0, etc )

Agora, sim, o fórum pode continuar daqui no seu auxilio. Qualquer dúvida, poste a saída dos comandos acima citados para o fórum analisar, são muito importantes pelo fato de que, informar tudo o que acontece, ajuda ao forum na resolução do problema e evita desgastes.

Algumas câmeras usam um formato proprietário de formatação do disco, e nestes casos, você teria que pedir auxilio ao fabricante.

[],s
« Última modificação: 26 de Junho de 2010, 14:12 por Tota »

Offline asghan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2010, 16:39 »
Amigo, achei q vc estava tentando capturar o vídeo pela câmera.

Offline Adriano R.N.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2010, 18:52 »
Camarada, minha irmã tem uma câmera do mesmo fabricante (não lembro o modelo), eu espeto na porta usb e o sistema a reconhece como um pendrive, recorto os vídeos para o notbook e os edito com o openshot, tem vídeo aula dele no youtube.
Como o equipamento não é meu, não fiz nenhum teste a mais, apenas retirei os vídeos. 
Boa sorte e Muito AXÉ!!!