Autor Tópico: Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06  (Lida 10783 vezes)

Offline Serafim Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Online: 05 de Junho de 2006, 21:15 »
Sou candidato a iniciciante de Linux, com um inicio cheio de dificuldades:

    Fiz download  e gravei o CD, ao iniciar a instalação Ubuntu 6.06 Desktop, após escolher o idioma, não consigo fazer avançar a instalação. Reparando no blog do joel.zamboni percebi que deveria existir no final da página de escolha do idioma um botão para avançar, que no meu não existia. Baixei outro download, gravei outro CD, e o problema persiste. Existe como avançar sem o referido botão?  O que fazer?

Offline saobasios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • http://www.saobasios.wordpress.com
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2006, 04:25 »
Caro Serafim: isso acontece porque o Dapper-Desktop é relativamente pesado, exigindo uma boa dose de memória ram!

Pra o caso de um usuário querer instalar em um micro com menos de 512 MB de Ram é recomendável a versão alternate:

http://barraroumi.wordpress.com/2006/06/02/desktop-cd-x-alternate-install-cd/

Mas em todo o caso existe um maçete pra instalar em micro que não tem tanta ram assim - que é habilitando a memória swap antes - manualmente durante a live sessão:

Os passos:

Depois que o Dapper-desktop der boot e carregar todinho, não clique em instalar ainda. Vá no terminal - em Aplicações, Acessórios, Terminal e digite sudo cfdisk, observe se lá já tem alguma área swap, se não tiver veja se tem espaço livre sobrando no hd, - havendo espaço no hd crie uma partição com 400 MB, primária, tipo swap (82), salve e saia.

Depois no terminal outra vez:

sudo swapon /dev/hdax (sendo x o numero da particao que foi definida como swap)!

Feito isto as coisas melhorarão muito e será muito mais fácil de instalar o Dapper no seu PC!

Qualquer dúvida tô lá no irc.freenode.net, canal #ubuntu-br, nick SaoBasios

Um abraço!

Offline edurm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2006, 10:27 »
Citar
Pra o caso de um usuário querer instalar em um micro com menos de 512 MB de Ram é recomendável a versão alternate:


acho que não, aqui eu estou usando a versão Desktop em uma máquina com 256mb de ram, XP2400+, plc de vídeo sis e está super rápido, e até já instalei o automatix

Offline tiagotux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2006, 10:50 »
Pow, qr dize que se eu quiser instalar na minha de 128 mb não vai rodar ? C ta de brincadeira neh .?

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2006, 10:53 »
essa versao do ubuntu 6.06 ja vem em portugues? e configura a internet automático?

Offline saobasios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • http://www.saobasios.wordpress.com
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2006, 11:54 »
Sim já tá muito traduzida, porém você tem baixar alguns pacotes para sua linguagem!

Configura rede automaticamente se você tiver por DHCP, senão basta colocar lá na configuração manual de rede o seu ip, roteador, máscare de rede, dns e pronto!

É meus caros:

O Dapper roda sim em máquinas cm 128 MB de ram, até porque por isso tem a memória swap pra dar uma forçinha!

O problema é a instalação que exige muito memória, não confundam as coisas:

A versão ubuntu-desktop - é uma versão híbrida, que tanto é live-cd quanto install - essa sim tá razoalvelmente pesada pra instalar e apresentando problemas de compatibilidade, etc.

A versão alternate - não tem nenhum desmérito não, só que ela é uma boa opção para instalar o Ubuntu em micros com pouca ram e para usuários avançados que queiram instalar com algumas modificações.


E é isso!

Offline saobasios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • http://www.saobasios.wordpress.com
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2006, 11:56 »
Citação de: "edurm"
Citar
Pra o caso de um usuário querer instalar em um micro com menos de 512 MB de Ram é recomendável a versão alternate:


acho que não, aqui eu estou usando a versão Desktop em uma máquina com 256mb de ram, XP2400+, plc de vídeo sis e está super rápido, e até já instalei o automatix



Pois é aqui eu também tenho só 256 MB e rodo numa boa! A observação que fiz foi quanto a Instalação do Ubuntu 6.06 LTS - Dapper Drake e não a "execução do mesmo depois de instalado"

Acontece que muitas vezes o usuário não tem uma swap pré-configurada o que causa a lentidão, pois eu citei apenas um método de contornar o problema!

Offline edurm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2006, 12:23 »
Aqui eu uso um partição com 256mb de swap. Pelo que eu entendi esse ubuntu 6.06 só funciona com uma partição de swap, o 5.04 e o 5.10 funcionavam sem necessidade de se criar a partição de swap

Offline edurm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2006, 14:17 »
Acho que eu sei o que pode estar acontecendo. Quando você escolhe o idioma "portugues brasil" ele vai baixar o pacote de idiomas on-line. Nesse caso seu computador tem que estar conectado com a internet. Faz o seguinte; instala em inglês mesmo e depois que você configurar e fazer a internet funcionar você instala o idioma pt-br

Offline krilenko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2006, 20:39 »
Amigos,

Vou pegar uma carona no tópico do colega Serafim Melo para não abrir outro.

É o seguinte: baixei a versão AMD64 do Ubuntu 6.06 mas não estou conseguindo instalar.
Fiz tudo certinho, mas quando chega em 83% da instalação (na parte em que diz "Configurando os locales do sistema...) ele simplesmente trava, não sai dali nem com reza braba. Aliás, alguém pode me dizer o porque do "locales"? Configurei para instalar em português.
Já me foi dito (em outro fórum) que a ISO baixada pudesse estar com problemas e/ou a mídia problemática, e sugerido para que baixasse via bittorrent e usar uma mídia decente.
Então eu baixei via torrent e gravei em 4 mídias diferentes, dois CDs e dois DVDs, todos de marcas diferentes, mas mesmo assim a coisa não foi.
Testei os CDs/DVDs antes (logo que se dá o boot pelo CD) para ver se havia algum problema, mas os checksums não encontraram nada de errado.
Cheguei a pensar que um dos HDs (tenho dois) estivesse com problema, mas quando fui instalar no outro, mesma coisa, trava tudo em 83%.

Podes me dar uma luz do que estou fazendo de errado?

Agradeço antecipadamente.

Um abraço.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2006, 22:05 »
Já que você fez várias tentativas poderia tentar mais uma.
Embora tendo uma versão 64, tente instalar uma para 32bits.

Aproveitando a oportunidade, comunicamos que foi colocado hoje um tópico sobre instalação do dapper.
http://www.ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 21:46 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline krilenko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2006, 12:02 »
RC2006 e demais colegas,

Consegui instalar a versão 64bits sem problemas hoje. :D
Os problemas não eram relativos às mídias utilizadas e nem as ISOs baixadas, mas sim o overclock que eu estava usando (2.0GHz@2.4GHz).
Tirei o OC e tudo transcorreu sem problemas usando a ISO e mídia utilizada na primeira tentativa frustrada.
Fica aí o aviso para quem for instalar, tirar o OC antes da instalação, se bem que também pode ter sido um caso isolado.
Parece que esta versão não se dá muito bem com OC, pelo menos durante a instalação.
Bom, para finalizar, agradeço a ajuda e atenção de todos. :mrgreen:

Um abraço.

Offline saobasios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • http://www.saobasios.wordpress.com
Dificuldade de instalação Ubuntu 6.06
« Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2006, 17:35 »
Para acessar o segundo hd:

sudo cfdisk /dev/hdb

Se for querer preservar seu windows, desfragmente o windows antes desse procedimento.

Se tiver espaço fazio no hdb, não particionado, tudo bem.

Thalles Waichert

  • Visitante
tenho ram, mas naum instala
« Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2006, 21:02 »
li os arigos postados no forum em q a maioria relaciona dificuldade de instalaçao do ubuntu 6.06 com pouca memoria ram. Mas eu tenho um outro problema e preciso de ajuda: tenho 640 de memoria ram, mas qdo vou instalar naum consigo. Ocorre o seguinte: ele abre aquela tela inicial para q eu escolha o idioma, resoluçao e tals... dai depois ele carrega o live para instalaçao, mas na hora de exibir o desktop para q eu possa instalar simplesmente naum aparece nada! o pc pára! sequer consigo abrir o drive de cd, a única coisa q funciona é reiniciar... eu já deixei ele 30 minutos esperando e naum deu em nada... alguem pode me ajudar?

Offline rafaelmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
    • http://www.emack.com.br
Opa
« Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2006, 14:37 »
Bem galera, eu sou novato no ubuntu, já usava o kurumin, mas tive uns problemas no dual boot e configuração que me deixaram um pouco desanimado, como andei lendo pela net resolvi usar o ubuntu por ele ser mais fácil e também pq me pareceu super leve.
Ai encarei o donwload e rodei o live, lento muito lento na minha máquina (intel, 256 MB RAM, HD20 GB), fui em um forum de linux e me disseram que era pq estava usando de forma live, tomei coragem e instalei, não vi grandes melhorias na inicialização mas blz, ainda acho que ele esta devagar para acessar as coisas.
Agora vamos as perguntas:
1- tem como fazer o open office abrir mais rápidinho ? Pq ele tá parecendo  o primo rico dele o word, nessa máquina
2 - quais programas básico são interessantes de instalar uma vez que meu ubuntu ainda esta virgem, andei olhando na net e vi uma tal de gdesktlet uma barra tipo a do Mac Os.
3- existe a possíbilidade de transformar o Gnome em fullbox ? Já me disseram que ele é bem mais rápido. Tudo bem eu sou fã de KDE e Mac Os, por ai você podem tirar uma idéia de que eu já estou triste com velocidade e beleza. Mas preso mais pela velocidade do que pela beleza, se conseguir abrir os programas super hiper mega rápido incluindo o próprio gnome é o ideal para mim, o resto as perfumarias tiro de letra.

Obrigaod
Rafael
-------
A cada dia tentando fazer o melhor.