Edit: Deu certo! Não entendi esse negoço de "energização de portas USB", eu poderia simplesmente não entender, já que deu certo, mas a curiosidade não me permite. Mas muito obrigado por resolver o problema.
Maravilha que funcionou.
O Ioca100 já deu uma luz com propriedade à sua curiosidade.
Para agregar:
Quando espeta um dispositivo usb ele usa os 5 Volts / 500 mA da porta USB. quando se desliga ou reboota a maquina, as portas USB deveriam ser "desligadas", mas hoje em dia algumas placas mãe mantém uma corrente residual, para por exemplo "acordar" com o mouse a máquina, ou permitir que um teclado USB acesse a BIOS ( placas antigas não permitiam isto ).
Nas placas de rede, ficam gravados os IP's, e outros dados necessários ao funcionamento do dispositivo. Se a energia não é interrompida, ele guarda estas configurações até ser "desligado da tomada".
Desta forma então, ao rebootar sua maquina, a USB ainda mantém sua placa com as configurações e ao acessar o Windows este encontra uma placa "em uso", e não conecta por ela.
Não é defeito das placas, do Windows ou do Ubuntu, e sim, um problema de arquitetura.
Tem tanta tranqueira USB por aí, que a ASUS por exemplo no meu netbook, mantém a energia das portas USB mesmo com a maquina desligada completamente, para ser usada como fonte de energia para dispositivos moveis, celulares por ex. Desta forma eu não preciso ter que levar carregador, só o netbook e o cabo USB.
[],s