Autor Tópico: alterar pasta Documentos  (Lida 6173 vezes)

Offline Mister_r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
alterar pasta Documentos
« Online: 26 de Junho de 2010, 06:26 »
Sou novo no ubuntu.
Tenho uma maquina com dual boot, ubuntu e Windows7.
é possível no ubuntu alterar a localização da pasta /home/user?
Esta pasta tem outras pastas (documentos, musica, etc).
Eu quero alterar esta pasta para um disco externo que tenho montado em /dados. isto é possível?
Como?

Offline ALP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: alterar pasta Documentos
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2010, 01:37 »
Caro usuário novo do Ubuntu.

Minha sugestão é: não faça isso!

O Linux é seguro por muitos motivos, dentre eles a sua organização. Alterar estruturas de diretórios é como que uma violação do sistema. Poderia ficar aqui escrevendo parágrafos e mais parágrafos do porque disso, mas não quero aborrecê-lo, principalmente porque você é novo usuário... Deste modo, te digo somente o seguinte. Entre no Ubuntu, com sua conta normal que fica em /home/fulano mas então salve e edite todos os seus arquivos no tal disco externo... e deixe o diretório /home/fulano do jeito que ele te foi apresentado desde a primeira vez que você logou no sistema.

Finalmente, seja bem vindo ao Ubuntu!

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: alterar pasta Documentos
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2010, 08:59 »
bom, você pode editar os marcadores do Nautilus (navegador de arquivos do ubuntu).

por padrão, o Nautilus define 5 marcadores, um para cada pasta abaixo:

/home/$NOMEUSUÁRIO/Documentos
/home/$NOMEUSUÁRIO/Música
/home/$NOMEUSUÁRIO/Imagens
/home/$NOMEUSUÁRIO/Vídeos
/home/$NOMEUSUÁRIO/Download

mas dependendo do nome do usuário e do idioma que você instalar o Ubuntu na sua máquina, isso pode variar.

você pode abrir o nautilus indo em "Locais / Pasta Pessoal". em seguida, na janela que surgir, você pode editar o caminho dos marcadores acima indo em "Marcadores / Editar marcadores".

ou, se preferir fazê-lo pelo terminal, é só editar o arquivo "/home/$NOMEUSUÁRIO/.gtk-bookmarks". todo o conteúdo referente aos marcadores está lá, e qualquer alteração feita nele é refletida em tempo real na maioria das vezes.

mas isso pode afetar alguns programas do Ubuntu. o Firefox, por exemplo, não consegue salvar os seus downloads na pasta "Download" existente no marcador, assim passando a salvar os arquivos baixados na pasta raíz do usuário. você precisará alterar essa configuração diretamente no Firefox. e também precisará fazer o mesmo em outros programas que tenham esse mesmo problema.

Offline ReLiver

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Seja livre... Use Linux!
    • Ver perfil
    • Ubuntismo
Re: alterar pasta Documentos
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2010, 12:52 »
Realmente mudar o sistemas de arquivos do Ubuntu (e qualquer outro sistema Linux) não é nada recomendável!
...
Gostei dessa dica de marcadores!!! Seria como "um atalho" ou "um link", certo?
...
No meu caso, tomando gancho no tópico do Mister_r se assim ele permitir, eu tenho uma partição NTFS montada em /home/renan/servidor
Onde "renan" é meu nome de usuário e "servidor" uma pasta que criei para montar a unidade.
Se eu adicionar um /home/$NOMEUSUÁRIO/servidor, ele criará no menu este marcador?
Entendi certo?
...
Abraços e valeu pela dica!
Herrar é umano... Saber escrever é divino!

Offline ReLiver

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
  • Seja livre... Use Linux!
    • Ver perfil
    • Ubuntismo
Re: alterar pasta Documentos
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2010, 12:59 »
Realmente mudar o sistemas de arquivos do Ubuntu (e qualquer outro sistema Linux) não é nada recomendável!
...
Gostei dessa dica de marcadores!!! Seria como "um atalho" ou "um link", certo?
...
No meu caso, tomando gancho no tópico do Mister_r se assim ele permitir, eu tenho uma partição NTFS montada em /home/renan/servidor
Onde "renan" é meu nome de usuário e "servidor" uma pasta que criei para montar a unidade.
Se eu adicionar um /home/renan/servidor, ele criará no menu este marcador?
Entendi certo?
...
Abraços e valeu pela dica!

Não aguentei esperar e já fui testando, rs!!!
...
Abri o "/home/$NOMEUSUÁRIO/.gtk-bookmarks" com o Gedit e encontrei o seguinte:
file:///home/renan/Documentos
file:///home/renan/M%C3%BAsica
file:///home/renan/Imagens
file:///home/renan/V%C3%ADdeos
file:///home/renan/Download


Adicionei no final do arquivo um "file:///home/renan/servidor" e adicionou um "Servidor" no menu "Locais" logo abaixo de "Download"!
Nem precisei reiniciar... Show de bola!!!
...
Abraços e valeu mais uma vez pela dica!
Herrar é umano... Saber escrever é divino!

Offline ghuto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: alterar pasta Documentos
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2011, 00:35 »
Ola Pessoal,

Estou tentando usar esse comando...../home/usuario/.gtk-bookmarks pelo terminal, e a mensagem que aparece é Acesso Negado.

O que mais preciso fazer?

Obrigado.
Abs.

Gustavo.