Depois de várias tentativas consegui avançar um pouco. Lendo nos tutoriais english do winehq.org, percebi uma referência interessante: As teclas F6, F7 e F8 nesse jogo servem para mudar a resolução da tela. Então, na tela preta com som, pressionando uma delas consegue-se ajustar para uma suportada. Pelo que entendi, no wine o jogo não grava as resoluções usadas e assim ao chamá-lo ele executa a resolução nativa. Como praticamente ninguém usa 640x480, a tela fica preta porque o jogo rodando no wine não parece suportar mais que isso.
No entanto, isso apenas mudou o problema. Na primeira tentativa que fiz, usei a versão wine recomendada pelo repositório 10.04, que é a 1.1.42. Nessa versão, depois de ajustar a resolução, ao iniciar o jogo o sistema apresentou um erro fatal e teve que ser fechado.
Numa segunda tentativa, usei o playonlinux para instalar e o programa baixou e instalou uma versão paralela, 1.1.29, que apresentou o mesmo problema (acho, pois não sei se ao chamar o jogo ele rodava com a versão nativa ou a 1.1.29, pois não descobri como chamar o jogo pelo palyonlinux). Em algumas vezes o erro forçou o sistema a reiniciar a seção.
Numa terceira tentativa, pesquisei no winehq, removi o playonlinux e o wine e instalei a versão indicada por eles para o jogo, que seria a 1.1.19. No meu sistema ela aparecia como obsoleta, mas instalei mesmo assim. Ao chamar o jogo para instalação ele nem conseguiu rodar o setup.exe.
Por fim, atualizei o repositório com ppa:wine-ubuntu/ppa e instalei a última versão wine rc, que já é 1.2. Com essa versão na primeira tentativa, sem usar o comando metacity --replace , o jogo travou na abertura. Mas, como o comando eu consegui chegar a tela de jogo e joguei por uns 10 minutos, até que o sistema congelasse. Tentei de novo, e depois de um tempo o sistema congelou. Aparentemente isso tem ocorrido quando o jogo faz o auto-save (As vezes o auto-save funcionava sem problemas)
Acredito que deva ser alguma dll, mas o sistema não indica qual. Talvez se eu chamar o jogo pelo terminal e deixá-lo aberto, ao travar e ter que sair do jogo, a janela do terminal não feche e mostre os erros que o sistema encontrou.