Autor Tópico: A instalação... muitas duvidas  (Lida 5982 vezes)

Offline malheirotrostky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
A instalação... muitas duvidas
« Online: 03 de Junho de 2006, 15:08 »
existe alguma diferença na instalãçao da versão anterior para a nova? eu tenho uma partiçao no meu disco com 28gb, se eu pedir para instalar ai o ubuntu ira alterar a minha outra partiçao? o menu inicial para escolher entre o xp e o ubuntu e criado automaticamente durante a instalaçção? eu ja experimentei o novo ubuntu, e adorei, detectou tudo excepto a ligaçao a internet que e uma adls, mas sem fio, sera muito dificil configurar esta ligação? desculpem tantas perguntas, mas sou mesmo um novato nestas andanças, sem alguem poder ajudar eu agradeço, e espero vir a poder ajudar outros como eu.

e outra coisa que ja me esquecia, ao iniciar o livecd eu tentei pela primeira opçao, mas ficava com o ecra negro e nada funcionava, apenas conseguia lançar o cd atraves da segunda opçao, que e qualquer coisa como iniciar em modo grafico de segurança... acham que posso instalar a vontade?

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Vamos por partes
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2006, 13:33 »
Lhe dou uma sugestão, membro: trate cada assunto em uma secção diferente. Aqui, nós podemos falar apenas sobre o processo de instalação da nova versão do Ubuntu, o Dapper Drake. Acho que esta é a melhor forma de resolver todos os seus problemas, por partes.

Ainda não fiz a instalação do Dapper, mas obtive algumas informações no fórum sobre alguns aspectos do processo. Você precisa aprender a particionar seu disco rígido, siga a dica do Morimoto em: Guia do Ubuntu.

Há uma série de materias publicados pela internet que podem lhe ajudar na elaboração de um esquema de particionamento inteligente. Faça uma pesquisa na ferramenta Google.

Recentemente, eu criei um tópico no Fórum sobre isso: Racionalização em particionamento.

O membro migraineboy do Fórum nos alertou para outro aspecto da instalação que considerei relevante, durante alguma etapa da instalação do Dapper você deve apertar o botão ESC do seu teclado para criar seu nome de usuário.

Acho que para início de conversa é bastante.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
A instalação... muitas duvidas
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2006, 14:52 »
Citar
Aqui, nós podemos falar apenas sobre o processo de instalação da nova versão do Ubuntu, o Dapper Drake.


Aqui tratamos da instalação do Ubuntu, não importa qual versão
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Não há equivócos
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2006, 15:02 »
É verdade, n3t0, nós podemos tratar de dúvidas sobre instalação neste tópico independente da versão do Ubuntu, mas repare que minha resposta ao membro malheirotrostky corresponde às dúvidas deste em específico.

Offline malheirotrostky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
A instalação... muitas duvidas
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2006, 18:43 »
mesmo tendo o disco ja com uma partiçao que veio de origem tenho de o particionar na mesma?
esta e uma etapa fundamental e eu tenho medo de estragar isto tudo... lol, sou mesmo "nabo"...

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Calma, eu quero lhe ajudar.
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2006, 20:23 »
Cara, preste atenção: o particionamento quem deve fazer é você conforme suas necessidades, a idéia é obter melhor performance do sistema operacional. Mas se você entender que não há necessidade ou experiência ainda pra fazer isto, estude um pouco mais sobre o assunto aqui, no Fórum ou em outros sítios de internet.

Explique-me com boa pontuação e de forma organizada, estabelecendo parágrafos em seu texto quais são as configurações atuais da sua máquina, quantos HD's você possue, o tamanho deles e os sistemas operacionais instalados.

E tenha calma, pois, eu quero lhe ajudar. Percebo que você criou um tópico com muita pressa e ansiedade, razão para não ter lhe dado uma resposta mais objetiva e satisfatória.

Offline rafaeldp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
A instalação... muitas duvidas
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2006, 20:39 »
Com esse topico vcs retiraram minha duvidas ehehe brigado!!!
AMD 64 2.8ghz
GeForce FX 5500 256mb XFX
Placa Mãe ASUS K8N chipset nforce 3 250gb
Memoria Kingston 512mb
HD Samsung 40gb IDE e 80gb SATA

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Vamos por partes
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2006, 02:26 »
Citação de: arsolto
O membro migraineboy do Fórum nos alertou para outro aspecto da instalação que considerei relevante, durante alguma etapa da instalação do Dapper você deve apertar o botão ESC do seu teclado para criar seu nome de usuário.

Já instalei o Dapper duas vezes (versão 64 bits e 32 bits), e não há essa etapa, não. A instalação é muito tranqüila e simples. A primeira dica que dou é que, na tela inicial, aperte F2 e escolha português do Brasil. Aí, fica mais fácil entender tudo o mais.

A etapa que pode gerar dúvidas nos mais novos em Linux é quando pede o ponto de montagem. É simples: escolha / na partição em que você vai instalar.  :wink:

Os veteranos já sabem disso tudo...
« Última modificação: 06 de Julho de 2006, 01:57 por FaBMak »
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline malheirotrostky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
com calma agora...
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2006, 20:10 »
tenho um portátil, um ASUS A6Va, tenho apenas um disco de 80 GB, mas tem duas partiçoes, a C: que tem 70 GB e a D: que tem 30 GB, so tenho um sistema operativo, o windows xp... tenho 1gb de ram e penso que o resto nao sera importante...
agora eu vou tentar o que eu pensava fazer, mas nao sei se e possivel de fazer, eu queria instalar o ubuntu na partiçao D: e ter um menu ao ligar o computador que me permitisse escolher com qual dos sistemas eu queria iniciar o computador. muito obrigado pela paciencia.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
A instalação... muitas duvidas
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2006, 23:19 »
Só relembrando, a partição deixada para o linux é diferente da formatação para windows, enquanto o windows usa ntfs/fat32 o linux usa ext3 ou reiserfs. Normalmente cria-se uma outra menor (500mb) como partição swap.
A maneira de escolher a instalação do ubuntu é usar esta partição como /
A instalação é facil, só este momento que oferece maior dúvida e cuidado.
Leia um pouco mais antes de instalar...
http://www.ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=168
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 22:58 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline malheirotrostky

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
A instalação... muitas duvidas
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2006, 06:00 »
eu ja fui nesses sites... pelo que eu percebo so tenho de pedir para realizar a instalaçao na partiçao que eu ja tenho, a d:, ai peço pra montar o sistema em / e essa partiçao sera formatada, a minha duvida e se e so essa, ou se havera alteraçao da outra onde tenho o outro sistema operativo instalado... o melhor talvez seja mesmo eu pedir ajuda a algum colega de faculdade que esteja a usar o Linux...