O Daimonin parece ótimo, Led, valeu a dica. Acontece que estou procurando mesmo é por um RPG bem linear. Até poderia ser algo no estilo Diablo, mas é preciso que haja vários NPCs (personagens não-controlados pelo jogador), o que já "desqualifica" os MMORPG - essa sigla é um horror, é assim mesmo que se escreve? Pode ter ação e tudo, não precisa ser paradão, entupido de diálogos, mas é importante ter...
...acho que vou explicar melhor a minha idéia, quem sabe se vocês não me ajudam e daí sai um projeto GPL bem interessante, envolvendo Linux, jogos e ensino de línguas? Bom, quem tiver saco, por favor, acompanhe o meu raciocínio.
Sou professor de inglês e tradutor Inglês-Português - na verdade, um novato na segunda área. Antes que perguntem, sim, estou louco para me unir ao time de tradução do Ubuntu, e pretendo fazê-lo muito em breve - espero contribuir bastante para o Edgy. No fim do mês vou enfim estar formado em Letras pela UFRJ, depois de quatro longos anos... bom, chega da emocionante história da minha vida, vamos aos fatos.
GAMENGLISH - O ConceitoEstou há algum tempo com um projeto na cabeça: desenvolver um trabalho de
ensino de línguas baseado em jogos de RPG para videogames. Estou preparando um teste de lição baseado nas sequências iniciais de Suikoden I, para Playstation, e posso adiantar um pouco para vocês de como funciona. But beware! É só um esboço no momento.
Antes de começar a jogar, o aprendiz recebe uma ficha que corresponderia à primeira lição. Nela, um resumo da ambientação do jogo: Suikoden está inserido num contexto medieval, que deve ser bastante familiar para o aprendiz, geralmente acostumado a histórias de castelos e cavaleiros.
Antes de acionar o jogo, já se começa um trabalho com as expectativas do aprendiz: que palavras ele conhece, em português mesmo, relacionadas a temas medievais? Pede-se que ele liste algumas, e certamente surgirão cavaleiro, castelo, espada, rei, entre outras. Pode até ser incluído um breve texto retratando uma cena medieval, em português mesmo, para o aluno ter uma idéia do tipo de vocabulário que vai encontrar. De modo geral, o aprendiz já espera um rei ao qual se fala com grande reverência e coisas do gênero.
Com isso, o aprendiz já entra no jogo sabendo que deve encontrar essas palavras, ainda que numa língua que desconhece. Isso já vai facilitar bastante na hora de deduzir o significado delas. Em contexto, tudo fica mais fácil.
A idéia principal é lidar com a inteligência dedutiva do aprendiz, e não fazê-lo recorrer ao dicionário a cada palavra que encontra. Quantos de nós já não aprenderam inglês assim?
Na primeira lição, um resumo de operações, tipo: o herói Joãozinho recebe uma importante missão do rei. Essa lição termina quando ele deixa a cidade. Aí teríamos um série de perguntas para o aprendiz responder: quem é Teo? (R: pai do herói). Como ele se refere ao rei? (R: Your highness). O quê você achou de Gremio (amigo do herói. Ele é simpático? Parece amistoso?). Com isso, enfocamos não só o vocabulário, mas a compreensão da idéia geral do que está sendo dito.
O mais importante é o aprendiz entender o que está acontecendo, e não memorizar palavra por palavra, sacaram?A EMBALAGEMLogo esbarrei em um problema: não posso sair distribuindo Suikoden de graça. Nem qualquer outro RPG nesses moldes que eu conheça. Nem todos os aprendizes tem Playstation, ou um PC que rode um emulador decentemente. Além disso, distribuir isos e roms é ilegal também. Aí pensei em fazer uma embalagem GPL completa para o aprendiz, que qualquer um poderia usar, independente do sistema operacional que usa. A idéia é essa:
* Live-CD Linux customizado: Ainda não pesquisei isso a fundo, mas acho que pode ser até o Ubuntu mesmo. É de graça, posso distribuir como quiser.
* Dicionário StarDict: Programa GPL com dicionários Português/Inglês instalados. Talvez eu mesmo crie um dicionário inglês/português para o StarDict, obviamente direcionado especificamente ao jogo em questão, já que fazer um dicionário com milhares de verbetes sozinho não parece nem muito prático nem muito divertido... :-) Visitem o site do
StarDict.* Um RPG que possa ser distribuído sem neuras de copyright: Não precisa ser necessariamente um RPG, mas tem que ter castelos, reis e afins; bastante diálogo; pessoas falando sobre suas cidades; bom, acho que isso é um RPG :roll: Não precisa ser necessariamente medieval, mas é preciso ter ambientação para que se possam trabalhar as expectativas do aluno com relação aquele tipo de texto. Espero não estar sendo muito técnico, ponham a culpa nos meus professores de Linguística Aplicada...
O CD acompanharia ainda o material de estudo.
Bom, no momento o problema é: onde acho o maldito RPG GPL? Confesso que não testei nenhum dos MMORPGs disponíveis para Linux, talvez esteja enganado e eles tenham bastante diálogo. Gostaria mutíssimo da ajuda de vocês, não só para escolher o jogo, como para desenvolver o projeto. Será que teríamos algum interessado por aqui? Quem tiver interesse no projeto também pode entrar em contato pelo meu email, robertobech em gmail.com.
Abraços, e saudações ubuntistas a todos!