Instalando o Ubuntu 6.06 com ATI Radeons
Após vários problemas para fazer o Ubuntu funcionar na minha radeon X800GTO eu finalmente consegui resolver todos os problemas
*Esses passos vão servir para todas as radeons X200 X300 X500 X550 X600 X700 X800 X850 series ou mesmo as mais novas X1300 X1600 X1800 X1900 series, e também outras placas de vídeo que não conseguirem iniciar o ambiente gráfico
Se você ao bootar o cd do ubuntu chegou nessa tela:
que eu chamo de:
"Ubuntu Xserver Screen of Death"
Isso aconteçe por incompatilidade de drives, para resolver esse problema é relativamente simples:
1) digite: sudo nano /etc/X11/xorg.conf (lembre-se que o linux é case sensitive)
2) Onde está driver "ati" mude para "vesa" e aperte Ctrl+x, dê enter para sobrescrever o arquivo
agora você vai conseguir carregar o "X", para isto basta digitar: startx
3) Se vc estiver usando o cd do ubuntu 6.06 no desktop vai ter um ícone chamado install, a partir desse ícone vocÊ pode dar inicio a intalação do linux no seu hd. *Como o GDM não terminou de carregar corretamente ao clicar para reiniciar o sistema após a instalação você vai voltar para o terminal, basta digitar sudo shutdown -r "now" o sistema vai re-iniciar e depois vc nao vai mais ter esse problema
Instalando os novos drives fglx para as placas ati e corrigindo o problema com o refresh rate
Se você é o "feliz" proprietário de uma ATI nesse momento seu vídeo está configurado para "vesa" que é mais ou menos o mesmo padrão gráfico dos primeiros computadores 386, não precisa nem falar nada ... seu refresh rate vai estar travado em 60hz
para instalar os drives próprios e atualizados da ati faça os seguintes passos:
1. Abra o synaptic
2. Procure por fglrx
3. Marque xorg-driver-fglrx e fglrx-control
4. Aplique as mudancas (ira baixar os pacotes e instalar)
5. Abra um terminal
6. sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup (fazer um backup por seguranca)
7. sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
8. Na secao "device" troque driver = "vesa" ou "ATI" para driver = "fglrx"
9. Salve
10. ctrl+alt+backspace (reiniciar o X)
depois disso rodei o dpkg-reconfigure xserver-xorg e setei as resolucoes corretas
*
dica encontrada no forum pt-br*É imprescindivel fazer um backup do xorg.conf, no meu caso eu tive que restaurar os valores do keybord pois depois de rodar o dpkg-reconfigure xserver-xorg meu teclado abtn2 deixou de funcionar a "/" e ai foi só restaurar os valores e deu tudo certo
Agora aqui está rodando tudo redondinho com os drives fglrx e 1024x768 @85HZ
**Creio que o próximo passo agora que você conseguiu instalar o linux é instalar o
Automatix que vai instalar ABSOLUTAMENTE TUDO o que você vai precisar em apenas alguns cliques
Click here for see this topic in English