Autor Tópico: Som intermitente no Lucid Lynx [Resolvido, com ressalvas]  (Lida 3594 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx [Não, não está resolvido]
« Resposta #15 Online: 04 de Julho de 2010, 12:51 »
Vou compilar os drivers alsa, imaginando que isso vai "ensinar" ao sistema qual é o meu dispositivo de som e resolver o problema. É minha última tentativa, se não adeus Ubuntu.  :(

Alguém pode me ajudar com isso? Fui ler a documentação de instalação do pacote alsa-driver-1.0.23 disponível do site oficial (ftp://ftp.alsa-project.org/pub/driver/alsa-driver-1.0.23.tar.bz2) e fiquei com umas dúvidas. O simples "./configure" possivelmente não funcionaria porque o kernel é 2.6, e pra isso tem uma história de indicar o "caminho de construção" (se é essa a tradução), que eu não faço a menor ideia de qual seja. Segue o trecho:

Citar
* Kernel Source Tree
   On 2.4/2.6 kernels, the location of the kernel source tree is
   parsed automatilly from the running kernel.
   If it's not in the standard place, specify the path via
   --with-kernel=<kernel_directory>.
   On 2.6 kernels, the build directory has to be given via
   --with-build=<kernel_build_dir> option additionally, too.

Tem outras recomendações lá, mas são comandos dados em que não se precisa investigar nada. Vou tentando aqui. Cara, eu não quero sair do Ubuntu!  :-\

Valeu por qualquer ajuda.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx [Resolvido?]
« Resposta #16 Online: 05 de Julho de 2010, 12:15 »
A interrogação é óbvia: não vou cantar vitória antes do tempo.

Não sei ao certo o que fez a coisa aparentemente funcionar. Segui uma recomendação padrão do documento de instalação e instalei o alsa. Correu tudo bem. Reiniciei o pc, mas não deu em nada.

Então decidi reinstalar o pulse (mais uns pacotes extras), pensando que a instalação recém feita do alsa resolvesse o aparente problema de comunicação entre os dois. Lá no Synaptic, decidi rever o plugin flash. O da Adobe estava instalado, mas eu descobri um pacote chamado flashplugin-nonfree-extrasound que procura primeiro pelo esound. Achei que seria uma boa maneira de fugir do pulse e resolvi tentar. Claro que o flash da Adobe teve que ser substituído pelo nonfree e o esound teve que ser instalado.

Reiniciei, agora com o pulse reinstalado, e me decepcionei um pouco porque o som de entrada do Ubuntu continuava confuso (isso já estava acontecendo desde que tinha desinstalado o pulse com o comando autoremove pulse). Achei que voltaria à mesma porcaria: som funcionando em tudo, mas pela metade, parando toda hora. Parece que me enganei.

Fui testar os vídeos em flash e está tudo na boa. Mas não me empolguei porque atribuí isso ao pacote flashplugin-nonfree-extrasound de que falei antes. Então fui testar o frets on fire. Joguei cinco músicas completas (raramente eu terminava uma sem o som falhar). Não digo que o som não falhou: vez em quando dava um engasgo, e achei o jogo um pouco mais lento. Mas funcionou.

Vou deixar um tempo assim, e ver em que dá. Só pra constar, depois do pulse reinstalado, reconfigurei para pulse lá no seletor multimídia (o teste com alsa não saía som).

Espero que volte aqui só para retirar a interrogação do título, nada mais.

Muito obrigado a todos que me ajudaram, de uma forma ou de outra.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx [Resolvido, com ressalvas]
« Resposta #17 Online: 06 de Julho de 2010, 14:56 »
Bom, acho que agora já posso dizer que o problema está resolvido. Contudo, há eventualmente pequenas falhas, pequenos "engasgos" que não chegam a comprometer muita coisa. Infelizmente, isso só fica meio chato em Frets on Fire, porque vez em quando faz você errar a nota... Mas dou por resolvido de qualquer forma.