Autor Tópico: Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10  (Lida 143402 vezes)

Offline marcelosaboia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
erro ao instalar o ubuntu... help me please!
« Resposta #165 Online: 07 de Junho de 2007, 17:34 »
por favor, quando vou instalar o ubuntu ele trava na hora de iniciar o particionador de HD e nao sai mais da tela...fica tudo travado...! meu HD é parcionador C: e D:, agora nao sei pq o particionador do cd ubuntu trava na hora de identificar meu HD!

por favor me ajudem...

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10
« Resposta #166 Online: 07 de Junho de 2007, 18:02 »
Se você está usando o CD do ubuntu 6.10, veja esta citação na mensagem no. 1 deste tópico:
Código: [Selecionar]
Quanto a versão 6.10, o procedimento de instalação é parecido.
No entanto, temos tido  alguns problemas de reconhecimento da partição "/" no inicio da instalação.
Esta situação pode ser contornada, quando se tenta apagar a partição problema e a recria na hora da instalação.
Caso continue com  dificuldades  usando o CD Desktop 6.10, recomendamos a troca pelo CD Alternate 6.10.
Quanto a instalação do CD Alternate, o Ubuntu usa basicamente o instalador do Debian.
Veja aqui: http://cdd.debian-br.org/doc/manual-instalacao/html/
Veja se é seu caso e pode até trocar pelo CD do Ubuntu 7.04.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline marcelosaboia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10
« Resposta #167 Online: 11 de Junho de 2007, 19:54 »
cara, será que é o meu sistema ?  recebi sabado o cd 7.04 do ubuntu... e pense num cd lento pra rodar e para instalar, num foi de jeito nenhum, ja o 6.04 ele rodava rápido aparecia tudo rapidez, mas sempre na ultima parte, na quinta fase da instalação, quando vai pro gparted para particionar o HD ele dava pau... travava e nao saia mais do lugar !

Offline thiagohulk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10
« Resposta #168 Online: 14 de Junho de 2007, 16:33 »
Meu PC é bem antigo (1998) ele foi atualizado um pouco (2003-2004) mas estou com receio de instalar e dar pau no meu PC
o processador é x86 Fmaily 6 model 7 stepping 3 at/at compatible
64 e 256 de RAM
placa mãe P2B98-XV
placa de vídeo NVIDIA RIVA TNT2 Model 64/Model 64 PRO
um HD de 6.03 e outro de 20 Gb
ele tá um pouco ultrapassado mas estava querendo passar a usar o UBUNTU 6.06 que um amigo me deu.
Não tenho certeza se a BIOS está atualizada e eu não entendo muito de Computador

Alguém poderia me ajudar, desde já agradeço!! ::) ;D
« Última modificação: 14 de Junho de 2007, 16:36 por thiagohulk »

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10
« Resposta #169 Online: 24 de Junho de 2007, 11:14 »
Muitas modificações foram feitas na primeira mensagem deste tópico.
São adequações a dúvidas postadas em mensagens sobre o assunto.
abraços
RC2006
« Última modificação: 24 de Junho de 2007, 11:18 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline gugaszdiniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10
« Resposta #170 Online: 03 de Julho de 2007, 12:03 »
Desculpem amigos mas sou totalmente leigo no que se refere a linux, vai uma série de dúvidas,que se puderem me atender ficarei grato, coloquei o cd do ubuntu como live Cd até ai tudo bem, Particionei o HD usando o Gparted. Ai mando o ubuntu instalar, só que sempre travo na parte de fortmatação de particões,não consigo sair dali e confirmar a instalação, o HD1 está com o XP, HD2 como FAT32,HD3 como Resseifers para o ubuntu,e HD4 como SWAP.
E agora qual o procedimento a seguir?

Detalhe tinha o Kurumin instalado eu fiz algo de errado, e não abre mais nenhum SO a tela fica escura e cheia de 999999.
Foi aí que um amigo me deu a idéia de reparar pelo ubuntu que foi a distro que logo de cara reconheceu meus drives sem´problema se eu tiver errado em alguma coisa ou tiver postado em lugar errado me perdoem, pois já estou desesperado.
Gustavo Souza Z. Diniz

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10
« Resposta #171 Online: 16 de Julho de 2007, 11:02 »
Desculpem amigos mas sou totalmente leigo no que se refere a linux, vai uma série de dúvidas,que se puderem me atender ficarei grato, coloquei o cd do ubuntu como live Cd até ai tudo bem, Particionei o HD usando o Gparted. Ai mando o ubuntu instalar, só que sempre travo na parte de fortmatação de particões,não consigo sair dali e confirmar a instalação, o HD1 está com o XP, HD2 como FAT32,HD3 como Resseifers para o ubuntu,e HD4 como SWAP.
E agora qual o procedimento a seguir?
O CD Live do ubuntu 6.10 costuma, em alguns micros, travar . Fato descrito na primeira mensagem deste tópico.
Pelo que narra, vc perdeu a MBR e o procedimento descrito para recuperação do SO instalado (também descrito no tópico) é valido para o Grub. Acho que o Kurumin ainda usa Lillo.
Caso queira instalar o Ubuntu na partiçao deste, prefira a versão 7.04 que é mais nova e mais fácil.

HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline emc2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10
« Resposta #172 Online: 17 de Agosto de 2007, 00:07 »
Alguem pode me ajudar, pois estou tentado usar o live-Cd em meu pc, e quando dou boot e faço a inicialização ele trava no momento em que está escrevendo
"mounting root file system", já usei o Cd em outros pcs e ele funcionou normalmente

Offline Marcao_wireless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10
« Resposta #173 Online: 23 de Janeiro de 2008, 14:12 »
Resolvi instalar o ubuntun no meu pc. Mas ainda nao consegui. Fiz toda a partiçao que recomenda. Optei pelo modo de instalaçao que possibita ter os dois sistemas ao mesmo (windows e ubuntun) até ai tudo bem. O que não estou compreendendo é que meu sistema nao conclui a instalaçao do linux. dai não sei o que esta ocorrendo. Peço por favor que se possivel orientem  para que eu possa instalar no eu sistema. Em tempo ....Pretendo também instalar nos pcs dos clientes que possuo no meu provedor (cerca de dois mil usuários) e para isso, necessito ter um bom conhecimento do sistema. atualmente uso o sistema do windows server 2003 no meu provedor mas quero migrar para linux. e consequentemente também estimular meus clientes e entrarem nesse sistema enovador dos sistemas operacionais.



Este é um roteiro básico para instalação do K/Ubuntu 6.06-1 / 6.10 Desktop (live CD).
Requer mais memória RAM  do que a instalação não gráfica aquela que vem no CD Alternate
Ideal para computadores com mais de 256MB.

Atualizar ou Instalar

Atualização do breezy para o dapper não é a melhor opção, nem a mais segura.
A instalação recomendada seria a chamada limpa, como a descrita aqui, isto é, partindo do zero.
Problemas tem sido relatados aqui no fórum e o principal seria com relação a video.
Instalar o 5.10 e atualiza-lo é uma coisa, mas passar para uma outra versão (6.06), o risco aumenta.
São mais de 500mb só de atualização e, a probabilidade de alguma coisa não dar certo, é grande.
Um tipo de instalação que seria adequada para no futuro fazermos uma re-instalação mantendo algumas
configurações e arquivos, é a colocação do /home em uma partição separada.

Quanto a versão 6.10, o procedimento de instalação é parecido.
No entanto, temos tido  alguns problemas de reconhecimento da partição "/" no inicio da instalação.
Esta situação pode ser contornada, quando se tenta apagar a partição problema e a recria na hora da instalação.
Caso continue com  dificuldades  usando o CD Desktop 6.10, recomendamos a troca pelo CD Alternate 6.10.
Quanto a instalação do CD Alternate, o Ubuntu usa basicamente o instalador do Debian.
Veja aqui: http://cdd.debian-br.org/doc/manual-instalacao/html/

Arquivo.ISO

O Ubuntu é baixado em formato .iso, que nada mais é doque a imagem do CD que vamos usar para instalação.
Para gravar esta imagem num CD, você pode usar , entre outros, o Nero (windows) ou o k3b(linux).
Nero -> Backup -> Burn Image to disc -> procurar a imagem.iso -> Burn
K3B -> tools (ferramentas) -> Burn CD Image -> procurar imagem.iso -> Burn
 
Conferindo MD5

Antes de instalar o K/Ubuntu, confira se foi bem gravado.
Confira o MD5, que é é usado para verificar a integridade de arquivos.
Mais detalhes em
http://wiki.ubuntubrasil.org/ConferindoMd5

Abaixo citaremos o md5 de algumas versões

Da versão 6.06-1
50e3912c555f98f7bca56b2a0200b205  ubuntu-6.06.1-desktop-amd64.iso
fb3af44c21f1f68cc25fda7edb8c1bd3  ubuntu-6.06.1-desktop-i386.iso 
5bad812063cd880a1755f1e2431ee3e4  kubuntu-6.06.1-desktop-amd64.iso
4a8f2c56388fadf7f1df5dc88a95a06c  kubuntu-6.06.1-desktop-i386.iso
 
Da versão 6.10
549ef19097b10ac9237c08f6dc6084c6  ubuntu-6.10-alternate-i386.iso
b950a4d7cf3151e5f213843e2ad77fe3  ubuntu-6.10-desktop-i386.iso
23347e2e519f0f638cf0161ae65f17f8  kubuntu-6.10-alternate-i386.iso
1f9baed847eff89b03c754fcaea8070e  kubuntu-6.10-desktop-i386.iso

Espaço mínimo

O espaço mínimo para instalação do Ubuntu seria de 4 GB. Pode-se instalar com menos espaço, mas, após sucessivas atualizações e instalações de novos programas, este espaço ficaria insuficiente.


Ligando o computador

Ligue o micro fazendo o boot pelo CDROM com o live CD Dapper colocado.

Ao iniciar, deverá aparecer um quadro de opções e abaixo outras com as teclas de função.
F2 -> escolha o idioma. - Fazendo a escolha nesta etapa, toda instalação será feita na língua escolhida.
F4 -> resolução do video (default VGA) - Tem uma grande quantidade de combinações. Quem sabe numa destas seu micro rodará melhor.

Caso sua placa de vídeo seja ATI, veja  aqui

Entre as opções de instalação, a melhor seria a primeira:

Iniciar Ubuntu ou Kubuntu

Vai instalar o SO no seu micro sem usar o HD, na ocasião, você pode verificar se tudo está funcionando bem.

Início da instalação gráfica

Procure o ícone Install para iniciar a instação

São mostrados 6 passos:

1.Escolha do idioma
2.Fuso horário - O horário mostrado, geralmente é diferente do nosso, mas não modifique.
3.Layout de teclado
4.Quem é você? - ponha seu nome completo, nome de login e senha.
5.Selecione um disco (se tiver mais de um).

Escolha o tipo de particionamento:

Para quem quer instalar seu K/Ubuntu com outro sistema operacional, a opção abaixo é a indicada

 
  • Editar manualmente a tabela de partições


O tipo de partição usada no Windows (NTFS/FAT32) é diferente da usada pelo Linux, geralmente EXT3/ReiserFS.
É recomendável, fazer o particionamento antes da instalação do Dapper.
Existe no Windows um programa chamado Partition Magic, cuja função é redimensionar seu HD.
Ele divide,cria, formata em vários tipos incluindo a criação de partição swap.
Caso você não possua este programa, pode usar o particionador do Ubuntu (Gparted).
Se você pretende criar uma nova partição a partir de uma em que esteja utilizando o  Windows ou  seus arquivos, rode antes o desfragmentador de disco deste para que todo o contéudo vá para os primeiros setores, evitando assim perda de dados numa divisão.
Este programa mostra um gráfico de ocupação e aí pode-se ter uma ideia aproximada de quanto a ser tirado para a formação da nova partição.
Azul= espaço ocupado
Branco= Espaço livre
No caso de mudança na formatação de uma das partes, escolha a segunda  (branco) que  seria o local onde não teria dados guardados.

  Escolha a partição para seu Ubuntu. Enquanto no Windows as partições são reconhecidas como C:, D:, etc... no linux elas são reconhecidas como hda1...hda5,hda6,etc para o primeiro HD e hdb1...hdb5,etc para o segundo. Alguns são reconhecidos como sda(SATA).

Preparar pontos de montagem

Se você ainda não estiver bem seguro quanto ao particionamento
veja aqui

No meu caso, tenho 3 sistemas operacionais instalados no micro e estou instalando o quarto.


 

Note que a esquerda você tem a opção de formatar ou não as partições que serão utilizadas nesta instalação.

As seguintes partições serão formatadas:
partição #7 de dev/hda como ext3
partição #8 de dev/hda como ext3
partição #9 de dev/hda como swap

Conforme acima, escolhi o seguinte:

hda7 = /   - Partição onde vai ficar instalado o ubuntu dapper.
hda8 = /home - Partição para guardar meus documentos e configurações. Pode ser comum a outras distribuições Linux.
hda9 = swap - Também pode ser a mesma para as outras distribuições.

Outros sistemas:

hda1 = windows xp
hda5 = kurumin 6
hda6 = kubuntu dapper
hdb1 = Formatado em FAT32 para arquivos comuns entre Windows e as três distros Linux. Veja que o uso da letra b depois do hd  corresponde a um segundo HD.
Reparem que só duas partições são primárias, a primeira do 1o. HD (Windows) e a primeira do 2o.
HD (FAT32). Todas as partições do Linux, incluindo home e swap são secundárias ou logical.


6.Instalação - leva vários minutos variando conforme a potência do seu micro.

-> Reboot

Dual boot com o Windows
 
Tanto o XP como o Vista se instalados após o Linux, vão limpar a MBR. No entanto, se vc tiver gravado o boot do Ubuntu também em disquete, a sua recuperação fica fácil e a retomada da MBR também. Estou usando esta opção sem nenhum problema.

Para fazer um disquete de boot, entre outras opçoes do fórum, eu recomendaria:
 
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8323.0
 
E para quem não tem drive de floppy no micro, uma boa maneira de restaurar o Grub.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8696.0

Na instalação do Edgy você pode optar fazer o boot por disquete

Um detalhe interessante é que agora durante a instalação pelo CD Desktop 6.10 você pode fazer a opção do boot pelo disquete.
Quando aparecer a página - Pronto para Instalar - descrevendo os locais e dados escolhidos para instalação, tem uma linha:
Grub will be installed to (hd0)
É só substituir (hd0) correspondente a instalação boot pelo MBR por (fd0)
Ficando assim:
Grub will be installed to (fd0)
Não se esqueça de por um disquete previamente formatado no drive.

O mesmo também pode ser feito usando o CD Alternate

Instalar o carregador de inicialização Grub no registro principal?
Responda Não
A seguir, na próxima página, especifique o dispositivo, digite:
(fd0) ou /dev/fd0
tendo um disquete previamente formatado no drive.

FAQ

Existe no Fórum um tópico sobre dúvidas (perguntas e respostas), o qual pode ser de grande ajuda para aqueles que desejam mais esclarecimento sobre determinado assunto.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,22138.0.html
 
Modificando o Sources.list

Seu K/Ubuntu está funcionando, porém alguns programas e codecs não podem ser instalados porque
não aparecem na lista do Synaptic. É hora de modificar o sources.list.

 Dapper
 Edgy

Pacote de tradução

Caso, por algum motivo, o seu K/Ubuntu continue apresentando alguns menus em inglês o pacote de tradução não foi devidamente instalado. Faça o seguinte:

Verifique se estes pacotes já estão instalados.
language-pack-kde-pt
language-pack-kde-pt-base
kde-i18n-ptbr

No Ubuntu
Sistema -> Administração -> Suporte a Idiomas -> Portuguese (Brazil) ->Instalar

Obs: Este mini tutorial foi feito para iniciantes como resposta das muitas dúvidas durante a instalação.
Re-edições periódicas devem ocorrer.

Offline MTF ELETRONICA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 6.06 /6.10
« Resposta #174 Online: 21 de Novembro de 2012, 20:34 »
Ola estou com uma maquina Sun Fire™ V480 Server completa com todos os prossessadores (parece ser 8 )possso instalar esta compilaçao e vai reconhecer todas as CPU's?
obrigado.