Autor Tópico: O Ubuntu ficou bichado [Resolvido]  (Lida 2812 vezes)

Offline RedWizard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
O Ubuntu ficou bichado [Resolvido]
« Online: 13 de Julho de 2010, 14:54 »
Olá.

Faz 2 dias que meu Ubuntu 10.04 começou a dar problemas. Os conteúdos das janelas não estão aparecendo e agora eu nem consigo logar porque está com algum problema no vídeo.

Não quero consertar esse problema, mas preciso saber como posso restaurar minha cópia do Ubuntu.

Tenho o .ISO e um DVD com ele.

Agradeço toda e qualquer atenção sobre o assunto.
« Última modificação: 14 de Julho de 2010, 15:28 por RedWizard »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu ficou bichado
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2010, 14:58 »
Movido para Sistema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: O Ubuntu ficou bichado
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2010, 20:20 »
Existem milhares de formas de se recuperar a sua instalação sem perder os dados.
A pior delas é a reinstalação, em todo caso, se você tiver instalado sua /home em uma partição separada, pode reinstalar e formatar a / sem medo de perder os dados.
Caso contrário eu recomendo usar o LiveCD(do Ubuntu mesmo) e redimensionar a / para ocupar 20% do HD e logo depois criar uma partição com 79% do espaço(- 1% do SWAP) e pronto :P

Mas isso não salvará sua instalação, tente ligar o PC e depois do Ubuntu iniciar(com ou sem falhas) aperte CTRL+ALT+F1 e veja se o console aparece, caso apareça, logue-se com o seu usuário e apague as pastas /home/usuario/.gnome* e algumas outras que achar necessário(com muito cuidado, esse passo não tem volta), altere o driver de vídeo do /etc/X11/xorg.conf(caso você tenha um) para vesa, digite:
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm restart
ou
Código: [Selecionar]
sudo service gdm restart
E é só alegria. ;D
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline RedWizard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu ficou bichado
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2010, 23:16 »
Olá.

Existem milhares de formas de se recuperar a sua instalação sem perder os dados.
A pior delas é a reinstalação, em todo caso, se você tiver instalado sua /home em uma partição separada, pode reinstalar e formatar a / sem medo de perder os dados.
Caso contrário eu recomendo usar o LiveCD(do Ubuntu mesmo) e redimensionar a / para ocupar 20% do HD e logo depois criar uma partição com 79% do espaço(- 1% do SWAP) e pronto :P

Mas isso não salvará sua instalação, tente ligar o PC e depois do Ubuntu iniciar(com ou sem falhas) aperte CTRL+ALT+F1 e veja se o console aparece, caso apareça, logue-se com o seu usuário e apague as pastas /home/usuario/.gnome* e algumas outras que achar necessário(com muito cuidado, esse passo não tem volta), altere o driver de vídeo do /etc/X11/xorg.conf(caso você tenha um) para vesa, digite:

Primeiramente, gostaria de agradecer o usuário sistematico pela valiosa contribuição para o meu problema. Amigo, assim que possível, eu tentarei fazer do seu jeito.

Mas por hora, gostaria de trazer mais dados sobre meu problema. Anotei as mensagens de erro que foram aparecendo aqui quando tentei dar boot pelo Ubuntu:

Primeiramente, antes da tela de login aparecer, em modo gráfico, aparece esta mensagem:

Código: [Selecionar]
Could not update ICEautority file
/var/lib/gdm/.ICEautority

Assim que clico para sair dessa mensagem, aparece esta:

Código: [Selecionar]
Há um defeito com o servidor de configuração
(/usr/lib/libgconfig2-4/gconfig-sanity-check-2 saiu com o status 256)

Depois de eu clicar para sair dessa mensagem, aparece a tela de login, sem o tema que estou usando. No canto superior direito da tela surge a seguinte mensagem:

Código: [Selecionar]
Problema na instalação!
Os padrões de configuração para o gerenciador de energia do GNOME não foram instalados corretamente. Por favor, entre em contato com o administrador do computador.

Offline ewt.melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu ficou bichado
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2010, 12:05 »
Eu tive um problema parecido a um tempo atras, mais era com o Fedora...

Reinstala o Servidor X e o gdm que pode solucionar esse problema...

Offline breu35

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu ficou bichado
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2010, 13:40 »
Eu tive um problema parecido a um tempo atras, mais era com o Fedora...

Reinstala o Servidor X e o gdm que pode solucionar esse problema...

como faco para reinstalar o servidor X

Offline RedWizard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu ficou bichado
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2010, 15:12 »
Olá.

Agradeço imensamente toda a ajuda desprendida para o meu problema. Mas meu chefe acabou resolvendo o problema.

O que aconteceu é que eu instalei o Ubuntu em uma partição FAT32. Além disso, eu, por curiosidade, executei o desinstalador do Ubuntu pelo Windows (Eu havia instalado o Ubuntu pelo OS da Microsoft).

O remédio foi reinstalar o Ubuntu usando um Live CD, o que me fez perder todos os aplicativos que eu havia instalado anteriormente. O problema é que agora não consigo dar boot pelo Windows (Necessário para algumas funções no meu serviço). A partição FAT32 fora apagada e 2 outras foram criadas (1 'raiser' (Não recordo o nome correto) e 1 SWAP).

O problema está resolvido, mas seria interessante haver um tutorial para resolver esse problema, pois se aconteceu comigo, pode aconteceu com qualquer outro usuário.

Obrigado a todos pela ajuda.

libonati

  • Visitante
Re: O Ubuntu ficou bichado
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2010, 15:17 »
Coloque por gentileza no primeiro tópico "Resolvido" para que os usuários vejam que verdadeiramente não foi o ubuntu que lhe trouxe o problema.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: O Ubuntu ficou bichado
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2010, 16:23 »
Olá.

Agradeço imensamente toda a ajuda desprendida para o meu problema. Mas meu chefe acabou resolvendo o problema.

O que aconteceu é que eu instalei o Ubuntu em uma partição FAT32. Além disso, eu, por curiosidade, executei o desinstalador do Ubuntu pelo Windows (Eu havia instalado o Ubuntu pelo OS da Microsoft).

O remédio foi reinstalar o Ubuntu usando um Live CD, o que me fez perder todos os aplicativos que eu havia instalado anteriormente. O problema é que agora não consigo dar boot pelo Windows (Necessário para algumas funções no meu serviço). A partição FAT32 fora apagada e 2 outras foram criadas (1 'raiser' (Não recordo o nome correto) e 1 SWAP).

O problema está resolvido, mas seria interessante haver um tutorial para resolver esse problema, pois se aconteceu comigo, pode aconteceu com qualquer outro usuário.

Obrigado a todos pela ajuda.
Quando você inicia o pc, aparece uma tela em que você pode selecionar o sistema, uma lista.
quando instalei o Debian Squeeze aqui, por algum motivo eu não podia dar boot pelo Lenny e pelo Ubuntu.
Resolvi assim:
Dei boot pelo squeeze e usei o comando update-grub no terminal logado como root.
Pro Ubuntu fica assim o comando:
sudo update-grub

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.