Olá Mundano e Ubuntistas!! Boa noite!
Muito bem lembrado, essa questão da licença sem dúvida é determinante para que desenvolvedores optem pelo ambiente Gnome em detrimento do KDE. Não sei como havia me esquecido deste "pequeno", mas intere$$ante, detalhe!
Eu acredito muito que esta possibilidade de optar pelo ambiente, desde que os programas sejam compatíveis entre si, é fantástica! É mais um elemento que vem a contribuir com o conceito e a filosofia de desenvolvimento do GNU/Linux.
É ótimo ter a opção. Optar pela distribuição, pelo software, pela interface... Isso só se consegue com o projeto GNU/Linux, e é por isso que adoro este sistema operacional e torço para que continue crescendo. É importante para nós, usuários, para os desenvolvedores, para o mercado, que haja um software tão bem disseminado quanto o Windows, pois reduz a chance de uma dominação do mercado. Há também, uma questão chave: o fato de ser código aberto, possibilita que o desenvolvedor não comece do zero a criação de uma nova aplicação, tornando o trabalho mais rápido, eficaz e menos árduo. Pode-se evoluir de forma segura, inteligente e sobretudo, cooperativa. O mundo se beneficia mutualmente sobre uma nova idéia, que passa a ser propriedade de todos!
Concluindo, acredito que a filosofia que está por detrás do GNU/Linux, desde sua concepção inicial, será difícil de ser esquecida ou abandonada, pois é ela que alicerça a grandeza de tudo o que experimentamos e vivemos, dia-a-dia, com a utilização do sistema operacional. O GNU/Linux pode se tornar o sistema operacional mais comercial do mercado, mas sempre haverá um note associado a sua filosofia de código aberto e de cooperação.