Autor Tópico: Como instalar atualizações do Ubuntu sem precisar baixa-las  (Lida 9486 vezes)

Offline Wii

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Como instalar atualizações do Ubuntu sem precisar baixa-las
« Online: 19 de Junho de 2010, 16:11 »

Instalando Atualizações no Ubuntu sem precisar baixa-las

Sistema Operacional Utilizado: Linux, Ubuntu 10.04

Siglas:
"PC" = Computador, máquina.
"Obs.:" = Observação.
"Ex.:" = Exemplo.

Este é um procedimento simples e rápido para atualizar o Ubuntu sem a internet, seja ele de qualquer versão.

Digamos que você já tenha o Ubuntu 10.04 instalado em um PC e tenha feito todas as atualizações (Ex.: codecs, plugins, programas, repositórios) deixando-o atualizado.

Agora se por algum motivo você necessita reinstala-lo, ou quer dispoinibilizar a outro PC ou ainda a um amigo que tenha a mesma versão do Ubuntu, basta seguir os seguintes processos abaixo:

Obs.: Lembrando que isso só funciona se as versões forem idênticas, ou seja,
se você tem instalado a versão do Ubuntu 10.04, essas atualizações só funcionaram para a mesma versão 10.04.

NOTA: Quando o Ubuntu faz o Download das atualizações, as mesmas são direcionadas para uma pasta específica chamada "archives", dentro do Sistema de Arquivos do Ubuntu.
Sendo assim, só precisamos ir até esta pasta e copia-la para um Pen Drive ou se desejar, copie para outro local, certificando que o espaço de destino seja suficiente para armazenar todo o conteúdo da pasta copiada.

Abaixo segue como ir até a pasta:

1 - Então click no menu "Locais" que fica no Painel (barra de tarefas) do Ubuntu, depois em "Meu Computador" e em "Sistema de Arquivos".

1.1 - Vá abrindo as pastas nesta sequência:

/var/cache/apt/archives

1.2 - Se quiser optar por uma forma mais rápida para chegar até a pasta "archives", digite no terminal:

>$ nautilus /var/cache/apt/archives

Obs.: não digite no terminal os símbolos ">$", digite apenas, nautilus /var/cache/apt/archives
Isso abrirá diretamente a pasta.

2 - Quando abrir a pasta, "archives", copie todos os arquivos que estiverem dentro desta pasta, inclusive a pasta "partial"(nela ficam os arquivos que ainda não foram baixados totalmente).

2.1 - Crie uma pasta dentro do Pen Drive e cole os arquivos copiados.

2.1.1 - Provavelmente irá dar um erro ao copiar um arquivo chamado "Lock", que é apenas uma variável do sistema para o controle de atualizações. Nesse caso, clique no botão "pular".

2.2 - Após isso, está tudo pronto.

Obs.: Agora que todo o conteúdo da pasta "archives" está salva, você já pode transferir para outro PC com a mesma versão do Ubuntu instalada.

3 - Para Transferir, você terá que entrar como administrador, para isso faça o seguinte:

3.1 - Abra o terminal e digite:

>$ sudo nautilus /var/cache/apt/archives

3.2 - Nessa janela que abriu, faça a combinação de teclas CTRL+T, para abrir uma nova aba.
3.2.1 - Na nova aba, navegue até seu pendrive, copie o conteúdo da pasta que você criou.
3.2.2 - Depois selecione a outra aba, onde está a pasta "archives" aberta, e cole tudo ali dentro.
3.2.3 - Se questionado quanto a substituições de arquivos ou da pasta "partial" clique em "sim" e pronto.

4 - Depois de ter os novos dados instalados no PC, abra o Gerenciador de atualizações (Sistema → Administração → Gerenciador de atualizações).
4.1 - Clique em "Verificar".
4.2 - Veja que, se houver algum download a ser feito, deve ser de poucos pacotes, pois aqueles disponibilizados anteriormente já estão armazenados no PC.

5 - E, faça bom uso do Sistema Operacional atualizado.

Wii Bozello
Estamos na nuvem, vamos nos ajudar!

Offline aniquilator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Como instalar atualizações do Ubuntu sem precisar baixa-las
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2010, 11:11 »
Ja ouviu falar no APTonCd?

Offline irtigor

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2010, 11:18 »
Ja ouviu falar no APTonCd?
Do jeito que está eu não vi muita utilidade, mas é uma ótima ideia usar o cache do apt como um "mirror" em rede. É uma opção muito inteligente para economizar banda.

Offline Wii

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2010, 16:56 »
Ok!

Também temos esta utilidade. Muito bem lembrado!

Assim outros PC's buscarão as atualizações necessárias no PC que as contém, ao invez de terem que buscar na Internet congestionando a rede.

Dicas e críticas construtivas serão bem vindas.

Valeu
Wii Bozello
Estamos na nuvem, vamos nos ajudar!

Offline JOELSILVADEARAUJO

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2010, 20:01 »

Valeu

Certo, entendí, mas eu não tenho como me conectar no ubuntu! Uso Ruindow$, baixo os pacotes .deb, .tar.bz2, etc, mas na hora de atualizar (com o sinaptic) sempre falta algo! O instal (modo linha de comando) tambem falha! Como resolvo isso! desculpe se isso é mais desabafo  que crítica.
Joe ;-)

Offline dtomadon

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
« Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2010, 09:18 »

Valeu

Certo, entendí, mas eu não tenho como me conectar no ubuntu! Uso Ruindow$, baixo os pacotes .deb, .tar.bz2, etc, mas na hora de atualizar (com o sinaptic) sempre falta algo! O instal (modo linha de comando) tambem falha! Como resolvo isso! desculpe se isso é mais desabafo  que crítica.

Se vc se conecta na net pelo rwindows , não dá pra jogar essa conexão pro linux e fazer as atualizações e depois seguir os passos recomendados

pelo autor do tópico e pelo aniquilator ????????

Só mais uma dúvida se vc se conecta pelo rwindows ,como sempre falta  algo ! O install ( linha de comando ) também falha , falha por causa da net que vc diz que não está conseguindo conectar ( se possível explica melhor essa situação , tá muito confuso seu problema ) ?????

Aliás recomendo criar um tópico só pro seu problema !!!!!
« Última modificação: 27 de Julho de 2010, 09:24 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline JOELSILVADEARAUJO

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2010, 13:03 »
dtomadon, consegui resolver, devia ser erro meu, na hora de escrever os códigos.
como resolví: achei os arquivos de configuração do modem no site

http://samuel.ramon.blog.br/configurando-o-modem-onda-msa405hs-3g-da-tim-no-ubuntu-10-04-lucid-lynx/

o link dos arquivos é:

http://samuel.ramon.blog.br/wp-content/uploads/2010/06/driver_tim_onda.tar.gz

que contém osarquivos: tim-web, 10-onda-msa420hs.fdi e 45-onda-msa405hs.rules , que eu mesmo já havia escrito (copiado do forum), mas devia ter errado em algo. Aí foi só seguir o tuto:

Descompactei o arquivo baixado (dois clikes ou botão esquerdo->descompactar aqui). Criou-se a pasta (diretório) driver_tim_onda
pela linha de comando (terminal) entrei na pasta acima==> cd nome_do_caminho (descobri o nome_do_caminho presionando ctrl+L quando estava na pasta usando o gerenciador de pasta (tipo meu computador) do linux
Moví o arquivo tim-web para o diretório /sbin/   digitando no terminal
sudo mv tim-web /sbin/
depois tem que permitir o arquivo executar, digitando no terminal
sudo chmod a+x /sbin/tim-web
Moví o arquivo 10-onda-msa420hs.fdi para o diretório usr/share/hal/fdi/preprobe/20thirdparty/
digitando no terminal
sudo mv 10-onda-msa420hs.fdi /usr/share/hal/fdi/preprobe/20thirdparty/
Moví o arquivo 45-onda-msa405hs.rules para o diretório /etc/udev/rules.d/
digitando no terminal
sudo mv 45-onda-msa405hs.rules /etc/udev/rules.d/
quanto ao erro ao instalar, via sinaptc sempre dá (ocorreu novamente) dependencia não satisfeita (eu acho), o que me parece que pede um arquivo faltando, voltei ao ruindo$ e baixei a árvore de dependencias, não lembro o site, mas ele informava os arquivos dependentes, então baixei e instalei todos (.deb) no caso do usb_modeswitch  o mesmo procedimento, instalei via sinaptic, com erro e tudo mais, mas ao reiniciar pude configurar a conta em :
 Sistema -> Preferências -> Conexões de rede
 aí ficou legal.

brigadão pela paciencia e desculpe a minha falta de conhecimento, mas a web, vcs do fórum, o todo o pessoal que se inspira na filosofia livre é que me faz ter vontade de estar nessa comunidade, na construcção de um mundo mais democrático...obrigado mesmo.

Joe ;-)

Offline sistematico

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org