Autor Tópico: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~12.10 - 1.0  (Lida 418450 vezes)

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/11.04
« Resposta #315 Online: 23 de Maio de 2011, 02:24 »
ATENÇÃO!

Nova versão do driver de vídeo nVidia disponível!
Link para download atualizados no Guia.

Versão atual: 270.41.19
Data de lançamento: 20/05/2011
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline BilaRC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #316 Online: 26 de Maio de 2011, 14:01 »
Eu instalei no 11.04 às cegas. Ao instalar, a imagem da tela ficou totalmente bugada (branca e com visibilidade dos caracteres quase a zero). Mesmo assim, fui até o fim e instalou.

Depois eu reiniciei e pronto. O Unity funfou.

Valeu... vou tentar aqui e qualquer novidade volto a postar.
Grato.

Cyber MSX

Antes de iniciar o tutorial tentei acessar o modo texto do Ubuntu (Ctrl+Alt+F1) e a tela ficou toda preta... voltei ao modo gráfico (Ctrl+Alt+F7), abri um terminal e comecei o tutorial... já no "service gdm stop" a tela ficou toda preta novamente... sem moto texto e sem modo gráfico...

Aí tentei fazer da mesma forma que vc (as cegas) mas a minha tela ficou tão ruim que não conseguia ler nada... ai tentei logar usando o modo de recuperação e a tela ficou do mesmo jeito... o modo texto fica impossível de se ler qualquer coisa (fundo branco, caracteres pretos, espelhados e cortados ao meio - alguns nem aparecem)... nunca vi nada assim.

Iniciei a máquina pelo LiveCD e pra minha surpresa o modo texto estava perfeito!!!

Será que alguém teria uma sugestão para contornar esse problema do modo texto do Ubuntu 11.04 que já está instalado no meu computador (Athlon X2 64bits / 4 GB RAM / Nvidia 7300GS)???

Grato pela ajuda.

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/11.04
« Resposta #317 Online: 29 de Maio de 2011, 12:38 »
Tentei instalar o novo driver  NVIDIA-Linux-x86-270.41.06.run tanto baixando o driver como pelo vmanager2.1.2r2-RC1 e não deu certo, tive de voltar ao driver anterior NVIDIA-Linux-x86-260.19.36.run.  Só inicializava com a imagem da desktop e mais nada, tudo travado.
Pelo vmanager ao tentar instalar o driver Nvidia dizia que não era root e abortava e eu já tinha dado permisão de execução ao script.
Que será que aconteceu?
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/11.04
« Resposta #318 Online: 29 de Maio de 2011, 18:31 »
Estou usando o kernel 2.6.38, do natty, no Lineduc (Ubuntu 10.04 LTS), e não consegui instalar o driver da nvidia pelo jockey. Baixei, então, o driver no site oficial e instalei daquela maneira tradicional, pelo terminal, saindo do GDM, mas toda vez que ativo o compiz, o Gnome trava.
Resolvi fazer um backport do driver do natty, compilei, gerei os debs, mas mesmo assim o Gnome continua travando. Alguém sabe como resolver isso?

Aproveitando, sabem se é possível criar pacotes .deb a partir do driver da NVidia, baixado no site?
O da ATI é fácil. Basta colocar o parâmetro --buildpkg. E o da NVidia?

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/11.04
« Resposta #319 Online: 12 de Junho de 2011, 11:07 »
Instalei o driver NVIDIA-Linux-x86-270.41.06.run  pelo vmanager2.1.2r2-RC1.
Minha placa é GeForce 7300le.
Ao reiniciar não entram os efeitos normal, extra e personalizados.
Meu Compiz está ok.
Em preferências de aplicativos de sessão, Configurações nVidia*,
comando:nvidia-settings --load-config-only

Compiz: usr/bin/compiz --replace as a startup application

Meu arquivo xorg.conf:

# nvidia-settings: X configuration file generated by nvidia-settings
# nvidia-settings:  version 270.41.06  (buildmeister@swio-display-x86-rhel47-07.nvidia.com)  Mon Apr 18 15:15:00 PDT 2011

# nvidia-xconfig: X configuration file generated by nvidia-xconfig
# nvidia-xconfig:  version 270.41.06  (buildmeister@swio-display-x86-rhel47-07.nvidia.com)  Mon Apr 18 15:15:12 PDT 2011

Section "ServerLayout"
    Identifier     "Layout0"
    Screen      0  "Screen0" 0 0
    InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
    InputDevice    "Mouse0" "CorePointer"
    Option         "Xinerama" "0"
EndSection

Section "Files"
EndSection

Section "InputDevice"

    # generated from default
    Identifier     "Mouse0"
    Driver         "mouse"
    Option         "Protocol" "auto"
    Option         "Device" "/dev/psaux"
    Option         "Emulate3Buttons" "no"
    Option         "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection

Section "InputDevice"

    # generated from default
    Identifier     "Keyboard0"
    Driver         "kbd"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier     "Monitor0"
    VendorName     "Unknown"
    ModelName      "Samsung SyncMaster"
    HorizSync       30.0 - 71.0
    VertRefresh     50.0 - 160.0
    Option         "DPMS"
EndSection

Section "Device"
    Identifier     "Device0"
    Driver         "nvidia"
    VendorName     "NVIDIA Corporation"
    BoardName      "GeForce 7300 LE"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier     "Screen0"
    Device         "Device0"
    Monitor        "Monitor0"
    DefaultDepth    24
    Option         "TwinView" "0"
    Option         "TwinViewXineramaInfoOrder" "CRT-0"
    Option         "metamodes" "1152x864 +0+0; nvidia-auto-select +0+0"
    SubSection     "Display"
        Depth       24
    EndSubSection
EndSection

Uso Ubuntu 10.10.

Que será que aconteceu, será que vou ter de voltar ao driver mais baixo de novo?
Será que alguém poderia me responder desta vez?
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/11.04
« Resposta #320 Online: 12 de Junho de 2011, 11:39 »
Ola isabelgobbo

Só para entender, quando cita que seu compiz está ok, voce se refere ao compiz-config-settings-manager estar instalado?

pois parece que tudo está ok com o video.

Eu tenho instalado o Fusion Icon, mas mesmo quando configuro alguns efeitos no compiz, aparecem alguns efeitos que eu não gosto depois de reiniciar. Prefiro ficar com efeitos normais do que com os extras ou personalizados.

Desclpe se citou anteriormente o ccsm mas num topico com 22 paginas eu posso não ter visto.

[]'s

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/11.04
« Resposta #321 Online: 12 de Junho de 2011, 17:06 »
Estava usando efeitos personalizados atualmente.
O problema parece ser com o driver mais novo.
Mesmo com o driver anterior ao iniciar o ubuntu 10.10 sempre voltava para "nenhum" em efeitos especiais e no menu administração, drivers adicionais não tem nenhum agora.
Tentei usar o Compiz e travou tudo.
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/11.04
« Resposta #322 Online: 17 de Junho de 2011, 14:34 »
Para quem está tendo este erro no Kubuntu, mesmo com o nouveau na blacklist:
Citar
The Nouveau kernel driver is currently in use by your system. This driver is incompatible with the NVIDIA driver, and must be disabled before proceeding. Please consult the NVIDIA driver README and your Linux distribution's documentation for details on how to correctly disable the Nouveau kernel driver.

A solução é:
Código: [Selecionar]
echo options nouveau noaccel=1 | sudo tee -a /etc/modprobe.d/nouveau-kms.conf
sudo update-initramfs -u
Fonte: https://wiki.kubuntu.org/X/Troubleshooting/Nouveau

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/11.04
« Resposta #323 Online: 18 de Junho de 2011, 17:54 »
Em Sistema> Preferências> Aplicativos de sessão> Configurações Nvidia*, o que eu escrevo se for editar para iniciar o Ubuntu com efeitos personalizados?

Atualmente está em comando: nvidia-settings --load-config

Será que é aí o meu problema  que sempre inicia sem nenhum efeito em vez de efeitos extra personalizados?

Voltei para o driver NVIDIA-Linux-x86-260.19.44.run, pois os drivers mais novos travavam o sistema, mas ainda não consigo inicializar o Ubuntu com os efeitos personalizados.

O que tenho de configurar?
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, 19:16 por isabelgobbo »
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10/11.04
« Resposta #324 Online: 23 de Junho de 2011, 13:18 »
Nova versão do nVidia Driver e nVidia CUDA disponíveis!
Recomendo atualizarem, nova versão essencial para quem utilizar Unity ou Gnome 3.

Informações do novo nVidia Driver
Versão atual: 275.09.07
Release date: 14/06/2011
Changelog:
Código: [Selecionar]
Fixed a bug that caused desktop corruption in GNOME 3 after a VT-switch or suspend/resume cycle.
Added support for the following GPUs:
GeForce GTX 560
GeForce GT 545
GeForce GTX 560M
GeForce 410M
GeForce 320M
GeForce 315M
Quadro 5010M
Quadro 3000M
Quadro 4000M
Fixed a bug that caused freezes and crashes when resizing windows in KDE 4 with desktop effects enabled using X.Org X server version 1.10 or later.
Modified the X driver to request that hardware inform the audio driver whenever a display is disabled. This will allow the audio driver to generate the appropriate jack unplug events to applications.
Added support for the GL_EXT_x11_sync_object extension. See the extension specification in the OpenGL registry here:
http://www.opengl.org/registry/specs/EXT/x11_sync_object.txt for more details.
Improved performance of window resize operations in KDE 4 on systems with slow CPUs.
Added support for hardware button based pairing to NVIDIA 3D Vision Pro. Single click button on the hub to enter into a pairing mode which pairs one pair of glasses at a time. Double click the same button on the hub to enter into a pairing mode which pairs multiple pairs of glasses at a time.
Added unofficial GLX protocol support (i.e., for GLX indirect rendering) for the following OpenGL extensions:
GL_NV_framebuffer_multisample_coverage
GL_NV_texture_barrier
Added GLX protocol support (i.e., for GLX indirect rendering) for the following OpenGL extension:
GL_NV_register_combiners2
Fixed a bug that caused the pop-out and external DVI displays to go blank on Lenovo ThinkPad W701 laptops.
Fixed a bug that caused corruption on the menus in OpenOffice.org when the screen is rotated.
Improved performance of certain memory allocations.
Fixed a bug that caused Java2D widgets to disappear when Java is configured to render using FBOs.
Fixed a bug that caused nvidia-settings to crash while saving the X configuration file on some Linux distributions.
Added a new X configuration option "BaseMosaic" which can be used to extend a single X screen transparently across all of the available display outputs on each GPU. See "Appendix B. X Config Options" in the README for more information.

Informações do novo nVidia CUDA SDK e CUDA Toolkit
Versão atual: 4.0.17
Release date: 05/2011

Em breve, atualizações disponíveis no Video Manager 2.1.2r2-RC1.
Em breve, iniciarei o desenvolvimento da nova release do Video Manager, 2.1.2r2-RC2.
Projeto de redesenvolvimento do Video Manager para plataforma Java não foi cancelado.
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Brodovisk

  • Visitante
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10/11.04
« Resposta #325 Online: 24 de Junho de 2011, 11:32 »
Me digam uma coisa,alguém tentou usar o cabo composto(rca) depois do drive instalado?(estou usando uma 8800GT,2 saidas dvi e uma rca)
Tipo eu uso um monitor de 19 inch aqui no pc e assisto os filmes que baixo na tv através de uma só saida enviando somente o video pelo composto a tv de 32 inch . (Não envio o som pq uso subwolfer no pc , um cabo comum dvi não alcançaria por ter uns 8 metros entre pc e tv),então uso só o envio de imagem sem som.
Desde já agradeço

Offline igormaneschy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10/11.04
« Resposta #326 Online: 03 de Julho de 2011, 14:32 »
Galera tenho um Dell Vostro 3500 com a placa Nvidia 310m , bom tentei tudo que está aqui neste post , e a placa nvidia até instala mas o sistema não usa, fiz de tudo e não consegui , o que funciona no meu not é o driver  que vem junto com o sistema , que pro básico ele funciona , mas não consigo por exemplo usar a saída hdmi no not, quando ligo ele na minha tv  , ele não responde.

Vou continuar procurando uma solução pra isso , se alguém tiver alguma coisa , por favor compartilhe , pois estou vendo que várias pessoas com o mesmo not estão com o mesmo problema.

Valeu .

abçs
« Última modificação: 04 de Julho de 2011, 11:20 por igormaneschy »

Brodovisk

  • Visitante
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10/11.04
« Resposta #327 Online: 06 de Julho de 2011, 06:47 »
Bom pelo que vi em uma das ss o slot pci-e está rodando x8 (pci comum da placa mãe)em uma placa de video pci-ex16 , se não tiver usando o slot pci-e da placa mãe concordo que esteja rodando x8 , agora se estiver rodando no pci-e x16 da placa mãe tem algo errado aí!Cuidado não queimar algo,se o clock estiver como o padrão normal dela creio que não dê gaio , porém ele marca x8....
Não tentei instalar aqui para saber se funciona o dual link da minha dvi e nem cabo composto , mais pelo que vi no xorg de alguns ele não reconhece...Como ninguém responde se tentou ou não fica dificil de saber...
Amigo acima,se o drive não carregou errou algo aí na config do xorg ,imagino que vc não tenha desistalado o drive padrão dela talvez...

Offline igormaneschy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10/11.04
« Resposta #328 Online: 06 de Julho de 2011, 10:41 »
Cara fiz todos os passos descritos para instalação do driver, e o xorg.conf não funcionava, tinha que pagar ele pra subir o X  , mas agora fiquei com uma dúvida , posso fazer a instalação do driver pelo  o Video Manager?  ou executo ele depois de instalar?  porque acabei de perceber que não usei ele.

Abraço

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10/11.04
« Resposta #329 Online: 06 de Julho de 2011, 10:57 »
Cara fiz todos os passos descritos para instalação do driver, e o xorg.conf não funcionava, tinha que pagar ele pra subir o X  , mas agora fiquei com uma dúvida , posso fazer a instalação do driver pelo  o Video Manager?  ou executo ele depois de instalar?  porque acabei de perceber que não usei ele.

Abraço

Você sabia que todos esses pacotes já estão disponível na Central de Programas do Ubuntu e também no Gerenciador de pacotes synaptc do Ubuntu 11.04, caso esteja usando essa versão?

É só escrever na lupa " nvidia " e que ele procura automaticamente e clicar em instalar.

Caso queira desinstalar, é só clicar em remover.

Espero ter te ajudado.


Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 10:59 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.